quinta-feira, 22 de julho de 2010

Agradicimento

Obrigada e todos que deixão Comentários neste meu "nosso" blog, pode deixar vossas esperiêcias que ue publico mais uma vez obrigada .

Logo que possa vou visitar os vossos sites ou blogs.

domingo, 11 de julho de 2010

Wilde Luz

Olá a todos deixo aqui este video vejam com atenção.
Wilder Luz.... ele está com esse vídeo concorrendo no quadro Garagem do Faustão, se for o vídeo mais visto ele será escolhido.



http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1291186-7822-WILDER+LUZ+HOJE+SO+LEMBRANCAS,00.html

sábado, 10 de julho de 2010

O Mundo dos Rins


Aqui deixo este video que ensina de a precever os Rins, vejam com muita Atenção Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=m6NfXG5fI0s&fe.ure=related

Processo de Hemodiálise


Esquema representativo do circuito de hemodiálise. O sangue é retirado do paciente por um acesso venoso e impulsionado por uma bomba até o filtro, sendo então devolvido ao paciente.Introdução
Basicamente a separação por diálise é um processo lento que depende das diferenças entre o tamanho das partículas e entre os índices de difusão dos componentes coloidais e cristaloidais. Quando uma mistura é posta num recipiente de colódio, pergaminho, ou celofane e submersa em água, os íons e pequenas moléculas atravessam a membrana, deixando as partículas coloidais no interior do recipiente.


Máquina de hemodiáliseNa hemodiálise, o sangue é obtido por um acesso vascular, unindo uma veia e uma artéria superficial do braço (cateter venoso central ou fístula artério-venosa) e impulsionado por uma bomba até o filtro de diálise, também conhecido como dialisador. No dialisador, o sangue é exposto à solução de diálise (também conhecida como dialisato) através de uma membrana semipermeável, permitindo assim, as trocas de substâncias entre o sangue e o dialisato. Após ser retirado do paciente e filtrado pelo dialisador, o sangue é então devolvido ao paciente pelo acesso vascular.

As máquinas de hemodiálise possuem vários sensores que tornam o procedimento seguro e eficaz. Os principais dispositivos presentes nas máquinas de diálise são: monitor de pressão, temperatura, condutividade do dialisato, volume de ultrafiltração, detector de ar, etc.

Uma sessão convencional de hemodiálise tem, em média, a duração de 4 horas e freqüência de 3 vezes por semana. Entretanto, de acordo com as necessidades de cada paciente, a sessão de hemodiálise pode durar 3 horas e meia ou até mesmo 5 horas, e a freqüência pode variar de 2 vezes por semana até hemodiálise diária em casos selecionados.

[editar] Mecanismos de transferência de massas
Difusão : Solutos urêmicos e potássio, difundem-se do sangue do paciente para a solução de diálise, obedecendo a um gradiente de concentração.
Ultrafiltração: Uma pressão hidrostática maior no compartimento do sangue e menor no compartimento do dialisato favorece a passagem de líquido do sangue para o dialisato, permitindo a retirada de volume do paciente.
Convecção: A diferença de pressão entre o compartimento do sangue e o dialisato favorece a saída de líquidos do sangue, arrastando consigo solutos de baixo peso molecular. Esse arraste de solutos é conhecido como convecção.
Adsorção: É a impregnação de substâncias nas paredes da membrana semipermeável.
[editar] Dialisador
O filtro é constituído por dois compartimentos: um por onde circula o sangue e outro por onde passa o dialisato. Esses compartimentos são separados por uma membrana semipermeável e o fluxo de sangue e dialisato são contrários, permitindo maximizar a diferença de concentração dos solutos em toda a extensão do filtro.

As membranas são compostas por diferentes substâncias: celulose, celulose modificada (celulose acrescida de acetato) e substâncias sintéticas (polissulfona, etc). Existem diferentes tipos de filtros, cada um com características próprias como por exemplo, clearance de uréia e maior ou menor área de superfície. Assim, podemos escolher um determinado filtro de acordo com as condições clínicas e necessidades de cada paciente. A escolha do dialisador é dada pelo peso do paciente, pela tolerância à retirada de volume e pela dose de diálise necessária.

Atualmente os dialisadores passam por uma prática segura de reprocessamento, que limpa, analisa a performance e esteriliza o mesmo. Os dialisadores são reutilizados sempre pelo mesmo paciente. A fim de evitar riscos de contaminação, doentes com sorologia HIV+ não são enquadrados na prática de reutilização do dialisador.

[editar] Dialisato
A solução de diálise contém solutos (Na, K, bicarbonato, Ca, Mg, Cl, acetato, glicose, pCO2) que entram em equilíbrio com o sangue durante o processo dialítico, mantendo assim a concentração sérica desses solutos dentro dos limites normais.

É importante ressaltar que a água usada durante a diálise deve ser tratada e sua qualidade monitorada regularmente. A presença de compostos orgânicos (bactérias) e inorgânicos (Al, Flúor, Cloramina, etc.) podem causar sintomas durante a hemodiálise ou induzir alterações metabólicas importantes.

A máquina de hemodiálise mantém controle total sobre o dialisato, como nível de condutividade e temperatura da solução, a fim de evitar possíveis complicações durante o tratamento.

[editar] Anticoagulação
A anticoagulação deve ser feita para evitar a coagulação do sangue no circuito de diálise. Pode-se usar heparina não fracionada ou de baixo peso molecular, com infusão em bolus ou mesmo de maneira contínua. A diálise sem heparina deve ser usada sempre em pacientes com alto risco para sangramento. Para isso utiliza-se alto fluxo de sangue e lavagem do circuito com soro fisiológico a cada 30 minutos. Os fatores que favorecem a coagulação do sistema são: baixo fluxo de sangue, hematócrito alto, catéter endovenoso, alta taxa de ultrafiltração e transfusões intradialíticas.

O paciente não recebe anticoagulação quando a pressão arterial diastólica estiver acima de 110mmHg, exemplo: 190x120mmHg; uma vez que tal situação aumenta o risco para a ocorrência de um acidente vascular encefálico hemorrágico.

[editar] Conceitos
Hemodiálise: a solução de diálise passa pelo filtro, ocorrendo trocas de solutos com o sangue por difusão, ultrafiltração e convecção. Nesse processo, a quantidade de líquido removida é de 3 a 6 litros, levando de três a cinco horas em terapia convencional.
Hemofiltração: não se usa a solução de diálise, ocorrendo somente a ultrafiltração e convecção. Nesse caso, é utilizado dialisador de alto fluxo, ou seja, bastante permeável à água. Sendo assim, o volume de líquido retirado do paciente é de 30 a 50 litros por dia. Por esse motivo é infundida uma solução de reposição a fim de compensar a variação de volume.
Hemodiafiltração: é a combinação da hemodiálise e hemofiltração. Usa-se solução de diálise e filtro de alto fluxo permitindo uma ultrafiltração de 30 a 50 litros por dia, com a necessidade de se utilizar solução de reposição.


Sei que posso estár a ser repetitivamas estas informações são importantes.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Hemodi%C3%A1lise

sexta-feira, 9 de julho de 2010

O que é o AVC ?


Deixo aqui o video para que possam preceber melhor o que é um AVC.
fonte: www.youtube.com

AVC » Como evitar. Sintomas. O que fazer.


Há sintomas que não devem passar despercebidos. “À menor suspeita do aparecimento de um acidente vascular cerebral (AVC) chame de imediato o 112”. Quem adverte é o presidente da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), Prof. Dr. Castro Lopes, em entrevista ao Jornal do Centro de Saúde.

Mas afinal que sintomas são estes? “A diminuição da força do membro superior de um lado, o desvio da parte inferior da face e a dificuldade em dizer as palavras certas, ou nem as conseguir dizer, ao pretender falar” são alguns dos avisos de que poderá estar a sofrer um (AVC).

Caso esteja próximo de alguma pessoa com algum destes sintomas, não os ignore! Portugal continua na cauda da Europa no que respeita ao número de mortes por AVC. No entanto, esta doença pode ser prevenida e tem tratamento. Siga os conselhos do presidente da SPAVC.



Qual a razão dos constantes alertas sobre o AVC?

A SPAVC tem vindo, desde a sua oficialização em Março de 2005, a chamar a atenção para o lugar que ocupa o AVC num contínuo que é a doença vascular cerebral que, partindo duma fase assintomática, pode conduzir à denominada demência vascular – grande ameaça para o envelhecimento populacional que se prevê, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.

A doença vascular cerebral integra-se no grande grupo das doenças do sistema vascular que contribui para a nutrição dos diversos órgãos do corpo humano, a par com as doenças vasculares cardíacas e periféricas, como compartimentos mais significativos.

O AVC passou assim a ter uma visibilidade maior e é necessário deixar duas mensagens essenciais: a doença pode prevenir-se e tem tratamento.



Quais os factores de risco que conduzem ao AVC?

A primeira mensagem implica o conhecimento da existência de factores de risco, que, devidamente tratados podem diminuir francamente a probabilidade do aparecimento de um AVC. De destacar: a tensão arterial aumentada, o uso do tabaco, a diabetes, certas doenças do coração, o aumento do teor em gordura do sangue (colesterol), o excesso de peso e a vida sedentária.

Devo salientar que é muito frequente uma pessoa ter mais do que um factor de risco. Por exemplo, ter tensão arterial elevada, ser obesa e levar uma vida sedentária. Deve ser dada atenção à sabedoria popular quando diz “mais vale prevenir que remediar”, pois tem aqui oportuna aplicação.

Conhecer estes factores de risco, exigir o seu controlo e observar os cuidados a ter é o grande passo na direcção da prevenção.



Como reconhecer que determinada pessoa pode estar prestes a ter um ataque de AVC?

A SPAVC insiste no alerta à população para os seguintes sintomas: diminuição da força do membro superior de um lado, desvio da parte inferior da face, dificuldade em dizer as palavras certas, ou nem as conseguir dizer, ao pretender falar. Estes sintomas devem ser considerados como presença de um AVC.

À menor suspeita do aparecimento de um AVC, este deve ser considerado uma urgência. Sem perda de tempo, deve chamar o 112 e solicitar-lhe que, através da via verde para o AVC, o doente seja conduzido a um hospital possuidor de “Unidade de AVC”. Há hoje possibilidade de tratamento que, se administrado nas primeiras três horas após o seu aparecimento, diminui em percentagem considerável as consequências referidas anteriormente.

A recuperação funcional precoce, iniciada de preferência de imediato, e a observação das medidas terapêuticas (medicamentos e adequado estilo de vida) constituem o caminho para retirar Portugal da situação em que se encontra.



De que forma a SPAVC vai comemorar o Dia Nacional do Doente com AVC?

A institucionalização de um dia dedicado a uma doença, seja a nível mundial seja a nível nacional, deve ser essencialmente uma oportunidade para levar ao conhecimento da população geral, o que acaba de ser referido.

Este ano a SPAVC desenvolverá, com o apoio da Farmalux (Grupo Tecnifar), acções que decorrerão entre as 09h00 e as 18h00 nas seguintes localidades: Barlavento Algarvio, Braga, Bragança/Macedo de Cavaleiros, Coimbra, Estoril, Lisboa, Santarém e Valongo.



Para mais informações, contacte:
SPAVC
Rua Afonso Baldaia, 57
4150-017 Porto
Telf. 226 168 681/2
Fax. 226 168 683
www.spavc.org
E-mail geral: info@spavc.org

Fonte:
http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/action/2/cnt_id/1529/

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Informações Sobre Diálise e Hemodiálise

Os rins saudáveis limpam o sangue e removem os líquidos em excesso que são lançados para o exterior do organismo na urina. Eles também produzem várias substâncias que contribuem para manter a bom funcionamento do organismo. A Diálise substitui algumas dessas funções quando os rins deixam de funcionar. Existem dois tipos diferentes de Diálise – hemodiálise e diálise peritoneal. Este texto é dedicado à hemodiálise.



Quando é que a Diálise é necessária?

A Diálise é necessária se os rins já não são capazes de remover do organismo as toxinas e outras substâncias prejudiciais, nem os líquidos em excesso, o que condiciona alterações do organismo que são prejudicais para a saúde. Isto geralmente ocorre quando a função renal fica reduzida a somente 10 a 15% da função renal normal. Podem então surgir sintomas tais com náuseas, vómitos, edemas e fadiga. Contudo, mesmo quando ainda não existem estes sintomas, pode já haver nível excessivo de toxinas no sangue que prejudicam o organismo. Será o médico que deverá indicar o tempo certo para iniciar a Diálise.



Como é que funciona a hemodiálise?

Na hemodiálise, a máquina de hemodiálise e um filtro especial chamado dialisador, são utilizados para limpar o sangue. Para que o sangue chegue até ao dialisador, o médico necessita de construir um acesso vascular (fístula). Isto é geralmente realizado por um cirurgião vascular e normalmente é uma pequena cirurgia no braço, realizada em regime ambulatório com anestesia local. Algumas vezes será necessário fazer a colocação de um cateter para iniciar a Diálise, enquanto se aguarda a construção e desenvolvimento da fístula.



Como é que funciona o dialisador?

O dialisador, tem dois compartimentos, um para o sangue e outro para um fluido de tratamento chamado dialisado. Uma membrana muito fina separa estes dois compartimentos. As células do sangue, proteínas e outros componentes importantes mantêm-se no sangue porque são suficientemente grandes para atravessar a membrana. As toxinas do sangue, que têm dimensão menor, como por exemplo a ureia, creatinina, potássio e fluidos em excesso passam através da membrana e são eliminados para o esgoto da máquina de diálise.



Aonde é realizada a hemodiálise?

A hemodiálise pode ser realizada no hospital ou em clínicas especializadas fora do hospital. Em Portugal a maior parte dos doentes faz hemodiálise em clínicas de hemodiálise próximas da sua residência. Em alguns casos poderá ser possível realizar este tratamento em casa. O doente e o médico decidirão qual a melhor solução, tendo em atenção a vontade do doente e as condições clínicas.



Quanto tempo dura cada tratamento de hemodiálise?

A hemodiálise geralmente dura quatro horas e é realizada três vezes por semana.
O médico nefrologista vai prescrever o tipo de hemodiálise que melhor se adapta a cada doente e vai combinar os pormenores desse tratamento. Muitos estudos científicos demonstraram que a hemodiálise adequada (duração do tratamento, tipo de dialisador, dialisado, entre outros aspectos da prescrição) contribuem decisivamente para a qualidade de vida e estado de saúde geral do doente renal, sendo essenciais para evitar intercorrências clínicas que exigem internamento hospitalar e melhoram a sobrevida. A equipa da clínica de diálise vai monitorizar o tratamento com testes (análises) mensais para garantir que o doente está a receber a terapêutica mais apropriada para cada caso. Esses dados serão regularmente comunicados ao doente durante as consultas médicas de rotina.



A hemodiálise pode curar a doença renal?

Em alguns casos de insuficiência renal aguda, a diálise poderá ser necessária apenas durante um curto período de tempo até que os rins recuperem a função normal. Contudo, quando o doente sofre de doença renal crónica que progrediu até à insuficiência renal terminal, é pouco provável que os rins recuperem a função e geralmente será necessário que o doente continue a necessitar de fazer diálise para sempre a não ser que seja possível fazer um transplante renal.



A hemodiálise vai provocar grande desconforto?

Quando a hemodiálise é iniciada, as agulhas inseridas na fístula podem produzir algum desconforto nas primeiras vezes que são utilizadas. A maior parte dos doentes adaptam-se a este desconforto após algumas sessões de tratamento. A equipe da Clínica de Hemodiálise irá fazer todas as diligências necessárias para que o doente faça os tratamentos da forma mais confortável possível. Sintomas algumas vezes provocados pelo tratamento como caímbras, dores de cabeça, náuseas ou tonturas, que não são muito frequente hoje em dia, poderão ser aliviadas pela intervenção da equipe da Clínica responsável pelo tratamento:

— Reduzindo a taxa de remoção de fluidos durante o tratamento;

— Alternado a composição do dialisado;

— Alterando a medicação utilizada para tratar a HTA;

— Ajustando o valor do chamado “Peso Seco”;

— Utilizando medicação que alivie alguns dos sintomas descritos,

— Outras medidas seleccionadas pela equipe, de acordo com as circunstâncias.

O próprio doente deverá colaborar decisivamente na prevenção de alguns deste problemas, cumprindo as regras previstas para a dieta e restrição de ingestão de líquidos. A necessidade de remover grande volume de fluidos durante a hemodiálise é uma das causas mais importantes dos problemas que acabamos de descrever.



O doente terão que pagar os tratamentos de hemodiálise?

A hemodiálise é um tratamento pago pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), que igualmente suporta os custos com medicamentos, análises e exames auxiliares de diagnóstico que sejam necessários para complementar o tratamento e avaliação periódica dos doentes.



Os doentes em hemodiálise podem viajar?

Sim. Existem Unidades de Hemodiálise por todo o Pais e também no estrangeiro, que têm acordo com o SNS. Será necessário que prepare as viagens marcando previamente os tratamentos que tiver que realizar noutras Unidades. A Secretaria e o seu Médico da Unidade poderão ajudar nesta tarefa.



Os doentes em hemodiálise podem continuar a trabalhar?

Sim. Muitos doentes continuam a trabalhar ou voltam a trabalhar após terem iniciado o tratamento dialítico. Se o seu trabalho envolve uma componente de esforço físico muito importante, poderá ser necessário algum ajustamento das funções para que seja possível continuar a trabalhar. Pode solicitar apoio ao Técnico do Serviço Social da Unidade.



Se precisar de mais informações, não hesite em nos

http://www.dialiseporto.pt/index.php?cat=2&subcat=13

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Espectáculo em Abrantes

Vai decorrer do proximo dia 17 deste mês, um espectáculo no cine-teatro S.Pedro em Abrantes; pelas 21h30h de seu nome "mozinho", com obejctivo de agarriar fundos para ajudar uma cidadã que recentemente sofreu de um AVC que lhe retirou a possivilidade de voltar a trabalhar na sua área que é a Dança sendo que há uma hipótese de cura em Cuba,está cidadã não está a pedir nada de graça pois os seus amigos,familia e entre outro, pelo que pode preceber do seu blog vam ajudar no espectáculo,quero dizer em meu nome que no meu ententer esta cidadã não está a pedir nada de graça mas sim oferecer um espectáculo que a vai ajudar se Deus quiser a poder angariar fundos a sua recoteração.
Deixo aqui o blog desta cidadã de seu nome Rita, quero também deixar bem claro que está mensagem foi escrita por minha iniciativa não tendo está cidadã conhecimento da mesma.
Desde já agradeço em meu nome a quem apareça neste espectáculo
. http://blogdaritapinheiro.blogspot.com/

Exclarimento da Doação de Sangue

A Doação de Sangue e muito importante num doente renal, pois devido a muitos doentes terem que fazer Homodialise ou Dialese podem ver a precisar de uma Doação de Sangue, um Doente Ranal não pode Doar Sangue, mas pode ter que o receber por isso pesso a todos que vires estas duas Campanhas de Doação de Sangue e que possam doar que o façam por vocês pelos vossos filhos ou pelos vosso familiares, vou tentar saber que requesitos tem que ter um doador de Sague e logo que tenha essa informação actualizo está mensaguem.

Doação de Colheita de Sangue


ESTA É A ALTURA DE ARREGAÇAR AS MANGAS. SANGUE: DAR É SALVAR!

A Mundicenter, em parceria com os Centros Regionais de Sangue do IPS,IP, promove a 9.ª edição da Campanha de Colheita de Sangue, de 5 a 10 de Julho, nos seus shoppings – Amoreiras, Arena Shopping, Braga Parque, Odivelas Parque, Oeiras Parque e Spacio Shopping.

A iniciativa decorre sob o lema “Esta é a altura de arregaçar as mangas. Sangue: dar é salvar” e tem como Embaixadores os actores Daniela Ruah e João Reis, que contribuirão para angariar dadores, fidelizar os já existentes e ajudar a repor as reservas de sangue, normalmente mais escassas durante o período de férias de Verão.


LOCAIS E HORÁRIOS DAS COLHEITAS DE SANGUE

Amoreiras, Arena Shopping, Odivelas Parque, Oeiras Parque, Spacio Shopping
• De 5 a 10 de Julho, das 10H00 às 20H00

Braga Parque
• De 5 a 9 de Julho, das 10H00 às 19H00
• Dia 10 de Julho, das 10H00 às 13H00

Como vos prometi aqui está uma Campanha de Colheita de Sangue em Portugal, Para mais informações consultem o site abaixo indicado.

Fonte:
http://www.ipsangue.org/maxcontent-documento-317.html

Campanha Nacional de Doação de Sangue















Está a decorrer uma Campanha Nacional de Doação de Sangue,no Brasil é muito importante ajudar nesta Doação, o Brail é um País muito grande quem precisa de Doadores de Sague com urgencia para poder ajudar todas as pessoas que recorrem ao sistema de Saúde Brasileiro ajude, ao ajudar pode estár a salvar uma vida. Lembre-se que um dia também pode precisar.

( Campanhas para Doação de sague tembém decorrem por Portugal quase o ano todo,vou-me me informar sobre os locais e datas e em breve dou noticias não se esqueção que para doarem Sague em Portugal basta dirigi-se ao hospital mais proximo da sua área de residencia, Atenção os selo que vam acima nesta mensagem pretessem a Campanha do Nacional Brasileira não dá para possiveis Doadores que residam em Portugal )

sábado, 3 de julho de 2010

Diagnóstico Pré-Natal

O diagnóstico pré-natal é fundamental para a detecção precoce de determinados problemas.
Para tal, existem actualmente meios disponíveis – os testes de rastreio pré-natal, que são é um conjunto de análises e/ou dados ecográficos que permitem calcular o risco de ter um bebé afectado com uma determinada anomalia.


O conhecimento desse risco pode ajudar a futura mãe a decidir se quer ou não fazer testes de diagnóstico específicos para obtenção de uma resposta “definitiva” sobre a existência ou não de um determinado problema.


O papel dos rins no desenvolvimento fetal
Durante as primeiras 14 semanas de gestação, o líquido flui desde o sistema circulatório da mãe para o saco amniótico.

No início do segundo trimestre de gravidez, o bebé começa a engolir o líquido, enviando-o para os rins e excretando-o sob a forma de urina, e voltando a engoli-la novamente, reciclando todo o volume de líquido amniótico em algumas horas. No entanto, esta urina não é a urina que é produzida depois do nascimento.

Fonte:
http://www.criancaerim.org/

O QUE É A HEMODIÁLISE


O tratamento de Hemodiálise é doloroso?

Nos primeiros tratamentos de hemodiálise, as agulhas colocadas na fístula podem ser desconfortáveis. No entanto a grande maioria dos doentes toleram bem estas picadelas e em pouco tempo habituam-se a estas funções sem problema, claro que a perícia de quem pica é fundamental!
Sintomas como caimbras, dores de cabeça ou enjoos, podem, cada vez com menos frequência ocorrer durante o tratamento de hemodiális, mas quando aparecem são facilmente resolvidos.
É importante que os doentes sigam os conselhos que enfermeiros, médicos e dietistas lhes dão quanto á ingestão de líquidos e ao cumprimento de certas regras diateticas.

Com uma boa equipa de saúde, com bons produtos: filtros, monitores, água de diálise, etc... e com doentes que estejam bem esclarecidos sobre a sua doença e sobre os meios de melhor a tratar.

A hemodiálise dos nossos dias, é uma técnica terapêutica perfeitamente aceitável, permitindo assim uma boa qualidade de vida aos doentes.

O que dantes era sofrimento desconforto pode hoje ser perfeitamente ultrapassado.

Doentes esclarecidos, recursos humanos e técnicas de qualidade são como em tudo, na saúde, a chave da resolução de problemas.


A diálise pode curar a insuficiência renal?

Em certos casos de insuficiência renal aguda, a diálise pode ser necessária apenas por um curto periodo de tempo, enquanto os rins não retomam o seu funcionamento normal.
No caso da insuficiencia renal crónica os rins deixam de funcionar para sempre pelo que a diálise é definitiva (algumas raras excepções apenas confirmam a regra).

Os doentes em hemodiálise podem Viajar?

Claro. Existem vários centros de diálise em todo país e em praticamente todo o mundo. É necessário marcar com a devida antecedência as suas deslocações.
Toda a informação clínica é facilmente trocada entre o seu centro e aquele para onde se desloca.
Na grande maioria das situações de deslocações não há encargos financeiros para o doente, motivados pelos tratamentos.


Os doentes em hemodiálise podem continuar a trabalhar?

Claro. Muitos doentes em hemodiálise continuam a sua actividade profissional ou retomam essa actividade assim que estiverem adaptados ao tratamento. Se o seu trabalho exige muito esforço físico, pode pedir uma alteração das suas funções, através da apresentação de um relatório médico à sua entidade patronal.

A diálise pode alterar o seu estilo de vida?

Altera, mas não de forma a impedir de manter um ritmo de vida pessoal, familiar e social próximo da sua realidade.
A própria melhoria que o tratamento lhe vai dar ajudá-lo-á a que o seu ritmo de vida se normalize progressivamente.




Que cuidados a ter com a Fístula?



Evitar dormir sobre o braço da fístula.
Evitar o uso de roupa apertada no braço da fístula.
Evitar usar relógio no punho da fístula.
Evitar traumatismos no braço e zona da fístula.
Verificar o frémito na zona da fístula. Se deixar de sentir o frémito da fístula, contacte imediatamente o seu centro.
Contactar o seu centro no caso de surgirem sinais inflamatórios na zona da fístula: rubor, calor e dor.
Lavar o membro da fístula antes de entrar para a sala de diálise, com betadine® espuma (ou similar)

Fonte
:http://www.uninefro.com/guia_hemo7.htm

QUAL O MELHOR DOADOR?

O melhor doador é aquele que, além da compatibilidade do tipo de sangue, tem os antígenos de histocompatibilidade mais semelhantes ao receptor. Esses antígenos são determinados através de um exame de sangue que se chama tipagem HLA.

Assim, o melhor doador são os irmãos gêmeos univitelinos. Porém é pouco freqüente encontrar pacientes com este tipo de doador.

Em segundo lugar, vem os irmãos e/ou irmãs com antígenos de histocompatibilidades idênticos.

Depois vem os irmãos que possuem 50% dos antígenos de histocompatibilidade iguais ao receptor, e os pais.

Em seguida vem o doador cadáver.

Se você tiver um membro da família que gostaria ser um doador, a equipe também o avalia para assegurar se é um bom candidato para a doação.

Para receber um transplante de cadáver, você é tipado para o sangue e tipo de rim. Novamente, a equipe de transplante procurará um tipo de rim que seja similar a sua estrutura genética, quando possível, e olhará o resultado da prova cruzada ( ver página da Central de Transplantes de São Paulo www.saudesp.gov.br )
Deixo esta mensagem pois acho muito improtanta para esclarescer algunas duvidas.

Fonte:http://www.unifesp.br/assoc/atx/dossie.htm#9

Orgulho no blog ver Comentário

È com muito orgulho que vos mostro um comentário que deixaram ontem no meu "nosso" blog, este comentário deu-me força para continuar com meu "nosso" blog, valeu apena todas as vezes que escrevia uma informação, ou deixava um video, cada pesquisa que faço na internet, entre outras coisas, queria pedir-vos para visitarem a mensagem sobre a hipertensão que está neste blog e ver o comentário que lá nos deixaram, nunca se esqueção este blog e de todos.
Obrigada pela visita.

Por motivo de muitas pessoas não ter conseguido ver o comentário anexo aqui, por ser muito improtante não só por quem o deixou mas o mais improtante os dados que o comentários contém Obrigada pela compreenção.



Olá blogueiro!
O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download.
Caso se interesse, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Obrigado!
Ministério da Saúde

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Poema deixado por um Visitam-te

Agradeço a Deus a cada momento que passo com você.
Agradeço a Deus por ter conhecido a melhor pessoa do mundo.
Agradeço a Deus por amar e sonhar a cada momento que passamos
juntos, a cada momento que parece ser eterno; pois estou contigo.
Agradeço a Deus por ser a pessoa mais feliz do mundo, pois tenho
você ao meu lado... Mas por que agradecer somente a Deus?
Se a pessoa a quem me refiro é você? Por isso agradeço muito mais
a você, meu amor, que está comigo sempre que eu preciso...
Te amo e te agradeço por não me abandonar!
pois assiom eu pasei por aqui para le mostrare como é k se gainha um grande amigo te deseijo uma linda tarde e uma maravilhosa semana cheia de carinho e amor pra boce e pra todas as suas amigas k tenham o mesmo problema alem diço todos nós temos problemas