quarta-feira, 20 de março de 2019

ÚTERO

O útero é um importante órgão do sistema reprodutor feminino e está relacionado com o desenvolvimento do feto no corpo da mulher.

O útero é um órgão encontrado no corpo da mulher e que faz parte do sistema genital feminino. Ele está localizado na região inferior do abdome, na frente do reto e acima da bexiga. Esse órgão é bastante móvel, entretanto, possui vários ligamentos que garantem a sua fixação.

Anatomia do útero

O útero é um órgão que apresenta um formato que lembra uma pera e possui cerca de 7,5 cm de comprimento, 5 cm de largura e 2 cm de colo. Na mulher que nunca teve filhos, o útero pode apresentar cerca de 40 a 60 gramas; já na mulher que já teve bebês, ele pode apresentar entre 60 e 80 gramas.

→ Partes do útero

A parte superior desse órgão é mais dilatada e recebe o nome de fundo. Já a porção mais estreita é chamada de colo uterino ou cérvix. É essa parte mais estreita que se comunica com a vagina. Na porção mais inferior do colo do útero, é observado o óstio uterino, o qual continua com o canal vaginal e forma o chamado canal do parto.
Observe as principais partes do útero.
Observe as principais partes do útero.
Na porção superior do útero, penetram as chamadas tubas uterinas, anteriormente chamadas de trompas de Falópio, que são os locais onde geralmente ocorre o processo de fecundação. O fundo fica, portanto, localizado entre as duas tubas uterinas. Cada tuba penetra por aberturas chamadas de óstios tubários.

→ Camadas do útero

Quando analisamos a parede do útero, podemos verificar três camadas:
  • Revestimento externo: camada responsável por revestir o órgão e é constituída por tecido epitelial.
  • Miométrio: camada mais espessa do útero que é caracterizada por possuir grandes feixes de fibras musculares do tipo liso separadas por tecido conjuntivo. O miométrio é subdividido em camadas musculares, que estão entrelaçadas e são difíceis de serem definidas.
  • Endométrio: camada mais interna do útero e destaca-se por ser muito vascularizada e rica em glândulas. É o endométrio que é perdido durante a menstruação. Durante o ciclo menstrual, vemos a destruição endometrial e a posterior reconstrução dessa camada. A reconstrução é necessária, pois é nesse local que o embrião ficará.
Durante a gravidez, o útero aumenta consideravelmente de tamanho.
Durante a gravidez, o útero aumenta consideravelmente de tamanho.
Durante a gravidez, várias modificações acontecem no útero. Uma dessas modificações é o aumento considerável do órgão, que, aos poucos, distende-se para alojar o feto em crescimento. Durante esse período, verifica-se que o miométrio tem um aumento marcante de espessura. Vale destacar que, após a gestação, o útero diminui significativamente de tamanho, porém não retorna ao tamanho original de uma mulher que nunca teve filhos.

Função do útero

O útero é o local ideal para o desenvolvimento do feto.
O útero é o local ideal para o desenvolvimento do feto.
O útero é um importante órgão feminino relacionado com a nossa reprodução. As principais funções do útero são:
  • Garantir o alojamento do óvulo fecundado;
  • Fornecer as condições necessárias para que o bebê seja desenvolvido.

Ciclo menstrual

O ciclo menstrual tem início na puberdade e continua até a menopausa (finalização das menstruações). No primeiro dia de menstruação, temos o início do ciclo, o qual termina no último dia que antecede a próxima menstruação. Geralmente, o ciclo menstrual da mulher apresenta 28 dias, entretanto, em algumas mulheres, o ciclo pode ser mais curto ou mais longo.
Podemos dividir o ciclo menstrual em três fases:
  • Menstrual: fase caracterizada pela menstruação, na qual há a desintegração do endométrio e sua eliminação juntamente com sangue.
  • Proliferativa: caracterizada pelo aumento da espessura do endométrio. Nessa fase, hormônios estão estimulando o útero para que ele seja preparado para receber o embrião. É nessa fase, também, que ocorre o processo de ovulação, ou seja, o gameta feminino é liberado, e a mulher pode ficar grávida.
  • Secretora: fase em que os hormônios femininos estimulam a manutenção do endométrio. Nessa camada do útero, observam-se o alargamento das artérias e o crescimento de glândulas que secretam um líquido nutriente que garante a sobrevivência do embrião, antes de sua fixação. Se a implantação não acontecer, tem início uma nova fase menstrual.

Dor no útero

A dor no útero pode sinalizar diferentes problemas, sendo necessária ajuda médica para realizar um diagnóstico correto do problema. Geralmente, trata-se de problemas simples, como inflamações, entretanto, podem ser sinais de problemas mais sérios, como a endometriose, condição em que o endométrio é desenvolvido fora da cavidade uterina.
Dessa forma, ao perceber essas dores e outras alterações, como sangramento, corrimento, coceira na região íntima e vontade constante de urinar, é essencial procurar um ginecologista.

Câncer do colo do útero

O câncer do colo do útero é causado pela infecção por alguns tipos de HPV (Papilomavírus Humano), os quais são transmitidos, principalmente, por via sexual. Esse tipo de câncer, que geralmente não provoca sintomas em seus estágios iniciais, pode ser descoberto ao realizar exames preventivos, também chamados de papanicolau. Se descoberto precocemente, apresenta grande chance de cura.
Fonte:https://escolakids.uol.com.br/ciencias/Utero.htm

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Paratireoides – Função, Localização e Importância – Para que serve a Glândula?

Nesse artigo você saberá tudo sobre as paratireoides. O cálcio, apesar de contido em maior quantidade nos ossos dos vertebrados, é também fundamental para a contração dos músculos, a condução nervosa, a permeabilidade das membranas celulares e outras atividades Já para os animais terrestres o fornecimento de cálcio é bem mais limitado. Eles dependem basicamente do cálcio contido nos alimentos.

Paralelamente, os rins se encarregam, em grande pane, de regular a eliminação de cálcio em função da quantidade ingerida. As complexas reações químicas celulares de que o cálcio participa exigem controle rigoroso em sua distribuição aos tecidos. Para controlar especificamente a quantidade de cálcio nos vários setores do organismo, existem as paratireoides.
São minúsculas glândulas endócrinas encontradas somente nos anfíbios, répteis, pássaros e mamíferos, enquanto a glândula tireoide existe em forma primitiva até nos invertebrados. Essas glândulas produzem um hormônio especial – o paratormônio – com uma única função: regular o nível de cálcio e fosfatos presente no sangue e, portanto, em todo o organismo.






 Fontehttps://www.anatomiadocorpo.com/sistema-endocrino/glandulas-paratireoides/Paratireoide

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Olá a todos que seguem o meu blog.
Venhos vos pedir desculpas por não vir muitas vezes ao blog mas é que estou sem pc e maior parte das vezes que tento entrer pelo celular/telemóvel não dá ou demora muito para conseguir terminar sessão vou ver se consigo vir mais vezes.
não me esqueço de vocês fique bem e mais desculpem

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Vamos ajudar o Claudio,ajudem pois um dia podem ser vocês a precisar


Vamos Ajudar O Claudio


Ola , sou a namorada do Claudio, o
 Claudio esta internado no hospital dos capuchos em lisboa , tem uma leucemia na qual ira precisar de um transplante de medula ossea, queria pedir vos desde ja para se inscreverem no banco para dadores de sangue, quando mais dadores mais hipoteses o Claudio terá. Nao desistao dele, ajudem me a salvar o Claudio ....
 Ele é um menino maravilhoso, amigo do seu amigo, lutador , um guerreiro , nao merece estar a passar por isto ,ajudem me a ajuda lo, nao se esqueçam hoje é ele, amanha poderão ser voces....

domingo, 30 de julho de 2017

Estes sintomas surgem quando o seu fígado está sobrecarregado de toxinas

Sabia que o seu fígado pode enviar sinais de que está sobrecarregado através da pele? Se apresentar irritação ou casos de acne recorrentes, verifique como está sua saúde hepática.

O fígado é o órgão mais importante do nosso corpo e suas funções são essenciais para ter uma boa qualidade de vida.
É o encarregado de filtrar o sangue para remover os resíduos de que o organismo não precisa e, por sua vez, participa das funções metabólicas e da libertação de algumas hormonas.
Também desempenha um papel principal na síntese dos carboidratos e lipídos e no armazenamento de várias vitaminas essenciais para a saúde.
Porém, assim como outros órgãos, está exposto a uma ampla variedade de factores que podem interferir em seu funcionamento.
Apesar de trabalhar o tempo todo para se manter limpo, a sobrecarga de toxinas pode impedir que desempenhe seus processos de forma óptima.
Por essa razão, é importante ficar alerta diante de qualquer anomalia, atendendo o quanto antes aos sintomas que indicam que algo não está bem.
Hoje, aqui em nosso espaço, queremos destacar os 8 principais para que os nossos leitores não deixem de tomar medidas a respeito quando os identificarem. Confira!

1. Alterações na urina e nas fezes

As alterações na cor e odor da urina e das fezes podem estar alertar sobre um mau funcionamento do fígado.
Apesar de também poderem ocorrer por um problema digestivo ou urinário,um grande número de casos têm a ver com problemas hepáticos.
  • A urina de uma pessoa saudável tem uma cor amarela pálida, enquanto a de um paciente com icterícia apresenta uma cor escura.
  • Da mesma maneira, as fezes cuja cor é muito escura ou muito pálida também podem indicar que algo está mal.

2. Abdómen inflamado

Ainda que a inflamação do abdómen esteja relacionada com muitas condições de saúde, não podemos descartar que tenha a ver com algum problema do fígado.
  • As cólicas persistentes, a acumulação de gases e a sensação de estômago pesado são comuns entre aqueles cujo fígado está sobrecarregado de toxinas.

3. Problemas na pele

O excesso de toxinas que se acumula no fígado costuma causar consequências negativas e notórias sobre a saúde da pele.
  • A irritação inexplicável, a pele seca e o acne são sinais de alerta dos problemas que este órgão sofre por excesso de rejeites.
  • Ainda que alguns tratamentos de uso tópico possam aliviar ou disfarçar, é necessário desintoxicar o fígado para aliviá-las por completo.

4. Acidez e refluxo gastroesofágico

A acidez estomacal e o refluxo gastroesofágico são sintomas comuns entre aqueles que costumam consumir pratos pesados e irritantes.
Apesar disso, em alguns casos é necessário analisar qual é sua verdadeira origem, visto que se manifestam como reacção da retenção de toxinas no fígado.

5. Cansaço físico e mental

O cansaço físico e mental pode ser o resultado dos esforços físicos do dia a dia ou da prática de hábitos pouco saudáveis.
Porém, quando se apresenta de forma recorrente e sem razão aparente, há a probabilidade de que seja um alerta de problemas no fígado.
  • A letargia, as dificuldades de concentração e o enfraquecimento físico podem se originar pelas dificuldades que as toxinas causam na circulação do sangue.

6. Retenção de líquidos

O excesso de inflamação nos tecidos pode resultar da retenção de líquidos que ocorre por um mau funcionamento do sistema hepático.
  • Ainda que este sintoma seja bastante comum entre os pacientes com patologias renais, também pode aparecer devido ao excesso de toxinas no fígado.
  • A maior parte dos casos se manifesta com o inchaço notório das extremidades e do abdómen.

7. Pele amarela

A pele amarela é um transtorno conhecido como icterícia e sua origem é a acumulação de bilirrubina.
Este pigmento produzido pela bílis, que desempenha um papel muito importante no processo digestivo, pode se reter pela dificuldade do fígado para filtrar o sangue.

8. Diminuição ou perda do apetite

A perda de apetite é um sintoma que pode aparecer por muitas doenças ou circunstâncias emocionais.
Porém, é conveniente prestar muita atenção, já que em alguns casos pode indicar uma doença hepática.
O mais preocupante é que pode gerar complicações graves, já que conduz ao desenvolvimento de deficiências nutricionais.
Se sofre de vários dos sintomas mencionados? Se este for o caso, adopte um plano de alimentação para desintoxicar o corpo e aumente o consumo de água e de bebidas depurativas.
Se os incómodos persistirem, o médico deverá ser consultado.Fonte:http://www.altamente.org/estes-sintomas-surgem-quando-o-seu-figado-esta-sobrecarregado-de-toxinas/

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Médico de Família “Diabetes”

"A Albina é gulosa"

A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crónica, cada vez mais frequente na nossa sociedade, e a sua prevalência aumenta muito com a idade, atingindo ambos os sexos e todas as idades.
Segundo o Observatório da Diabetes, em Portugal, 38,4% da população tem Diabetes ou Hiperglicemia Intermédia (Pré-Diabetes), sendo que, a Diabetes tem assumido, ao logo da década de 2000, um papel preponderante nas causas de morte.
Existem várias manifestações desta doença, que surgem em períodos distintos da vida dos indivíduos – Diabetes tipo 1, tipo 2, Hiperglicémia, Diabetes Gestacional.
As pessoas com Diabetes podem vir a desenvolver uma série de complicações, necessitando, por isso, de desenvolver um método de prevenção, através de um controlo rigoroso da hiperglicemia, da hipertensão arterial, entre outros, bem como de uma vigilância periódica aos órgãos mais sensíveis, como a retina, os nervos, os rins e o coração.

O que é a diabetes?
A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.

Quem está em risco de ser diabético?
A diabetes é uma doença silenciosa que se pode desenvolver sem sintomas durante muitos anos. É uma doença em crescimento, que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo e em idades mais jovens. No entanto, há grupos de risco com fortes probabilidades de se tornarem diabéticos:
  • Pessoas com familiares diretos com diabetes;
  • Homens e mulheres obesos;
  • Homens e mulheres com tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue;
  • Mulheres que contraíram a diabetes gestacional na gravidez;
  • Crianças com peso igual ou superior a quatro quilogramas à nascença;
  • Doentes com problemas no pâncreas ou com doenças endócrinas.
  • Quais são os sintomas típicos da diabetes?

Todas as pessoas em risco devem fazer análises. Quando já tem valores muito elevados, manifesta-se:
Nos adultos – A diabetes é, geralmente, do tipo 2 e manifesta-se através dos seguintes sintomas:
  • Urinar em grande quantidade e muitas mais vezes, especialmente durante a noite (poliúria);
  • Sede constante e intensa (polidipsia) e secura na boca;
  • Fome constante e difícil de saciar (polifagia);
  • Fadiga;
  • Comichão (prurido) no corpo, designadamente nos órgãos genitais;
  • Visão turva.

Nas crianças e jovens – A diabetes é quase sempre do tipo 1 e aparece de maneira súbita, sendo os sintomas muito nítidos. Entre eles encontram-se:
  • Urinar muito, podendo voltar a urinar na cama;
  • Ter muita sede;
  • Emagrecer rapidamente;
  • Grande fadiga, associada a dores musculares intensas;
  • Comer muito sem nada aproveitar;
  • Dores de cabeça, náuseas e vómitos.
  • Feridas de cura lenta;
  • Infeções recorrentes;
  • É importante ter presente que os sintomas da diabetes nas crianças e nos jovens são muito nítidos. Nos adultos, a diabetes não se manifesta tão claramente, sobretudo no início, motivo pelo qual pode passar despercebida durante alguns anos.
Os sintomas surgem com maior intensidade quando a glicemia está muito elevada. E, nestes casos, podem já existir complicações (na visão, por exemplo) quando se deteta a doença.

Como se diagnostica a diabetes?
Se sentir alguns ou vários dos sintomas deve consultar o médico do centro de saúde da sua área de residência, o qual lhe pedirá para realizar análises ao sangue e à urina.

Pode ser diabético…
– Se tiver uma glicemia ocasional de 200 miligramas por decilitro ou superior com sintomas;
– Se tiver uma glicemia em jejum (oito horas) de 126 miligramas por decilitro ou superior em duas ocasiões separadas de curto espaço de tempo.

Que tipos de diabetes existem?
  • Diabetes Tipo 2 (Diabetes não Insulinodependente) – É a mais frequente (90 por cento dos casos).
O pâncreas produz insulina, mas as células do organismo oferecem resistência à ação da insulina. O pâncreas vê-se, assim, obrigado a trabalhar cada vez mais, até que a insulina produzida se torna insuficiente e o organismo tem cada vez mais dificuldade em absorver o açúcar proveniente dos alimentos.
Este tipo de diabetes aparece normalmente na idade adulta e o seu tratamento, na maioria dos casos, consiste na adoção de uma dieta alimentar, por forma a normalizar os níveis de açúcar no sangue. Recomenda-se também a atividade física regular.
Caso não consiga controlar a diabetes através de dieta e atividade física regular, o doente deve recorrer a medicação específica e, em certos casos, ao uso da insulina. Neste caso deve consultar sempre o seu médico.

  • Diabetes Tipo 1 (Diabetes Insulinodependente) – É mais rara.
O pâncreas produz insulina em quantidade insuficiente ou em qualidade deficiente ou ambas as situações. Como resultado, as células do organismo não conseguem absorver, do sangue, o açúcar necessário, ainda que o seu nível se mantenha elevado e seja expelido para a urina.
Contrariamente à diabetes tipo 2, a diabetes tipo 1 aparece com maior frequência nas crianças e nos jovens, podendo também aparecer em adultos e até em idosos.
Não está diretamente relacionada, como no caso da diabetes tipo 2, com hábitos de vida ou de alimentação errados, mas sim com a manifesta falta de insulina. Os doentes necessitam de uma terapêutica com insulina para toda a vida, porque o pâncreas deixa de a produzir, devendo ser acompanhados em permanência pelo médico e outros profissionais de saúde.

  • Diabetes Gestacional – Surge durante a gravidez e desaparece, habitualmente, quando concluído o período de gestação. No entanto, é fundamental que as grávidas diabéticas tomem medidas de precaução para evitar que a diabetes do tipo 2 se instale mais tarde no seu organismo.
A diabetes gestacional requer muita atenção, sendo fundamental que, depois de detetada a hiperglicemia, seja corrigida com a adoção duma dieta apropriada. Quando esta não é suficiente, há que recorrer, com a ajuda do médico, ao uso da insulina, para que a gravidez decorra sem problemas para a mãe e para o bebé.
Uma em cada 20 grávidas pode sofrer desta forma de diabetes.

Outras complicações associadas à diabetes:
Retinopatia – lesão da retina;
Nefropatia – lesão renal;
Neuropatia – lesão nos nervos do organismo;
Macroangiopatia – doença coronária, cerebral e dos membros inferiores;
Hipertensão arterial;
Hipoglicemia – baixa do açúcar no sangue;
Hiperglicemia – nível elevado de açúcar no sangue;
Lípidos no sangue – gorduras no sangue;
Pé diabético – arteriopatia, neuropatia;
Doenças cardiovasculares – angina de peito, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais;
Obstrução arterial periférica – perturbação da circulação, por exemplo nas pernas e nos pés;
Disfunção e impotência sexual – a primeira manifesta-se de diferentes formas em ambos os sexos;
Infeções diversas e persistentes – boca e gengivas, infeções urinárias, infeções das cicatrizes depois das cirurgias.

O que é a insulina?
A insulina é uma hormonal hipoglicemiante segregada pelas células beta dos ilhéus de Langerhans do pâncreas, que é usada no tratamento dos doentes diabéticos. Pode ser obtida a partir do pâncreas do porco ou feita quimicamente e de forma idêntica à insulina humana através do uso de tecnologia do DNA recombinante ou da modificação química da insulina do porco.
Em Portugal só é comercializada insulina igual à insulina humana, produzida com recurso a técnicas de engenharia genética, sendo as reações alérgicas muito raras em virtude da sua grande pureza. No mercado estão disponíveis diversas concentrações de insulina. No nosso país, só se encontra disponível a concentração U-100 (1ml=100 unidades).

Por que é que a insulina é necessária para o tratamento da diabetes tipo 1?
Porque, nos doentes com a diabetes tipo 1, as células do pâncreas que produzem insulina foram destruídas, motivo pelo qual este produz muito pouca ou nenhuma insulina. Como sem insulina não se pode viver, a administração de insulina produzida laboratorialmente é um tratamento imprescindível de substituição.

Como se usa a insulina?
O tratamento com insulina é feito através de injeção na gordura por baixo da pele ou através da utilização da bomba de perfusão subcutânea de insulina.
Até à data o desenvolvimento científico ainda não conseguiu produzir nenhuma forma de insulina que possa ser tomada por via oral, uma vez que o estômago a destrói automaticamente.

Onde se injeta a insulina?
A insulina pode ser injetada na região abdominal, nas coxas, nos braços e nas nádegas. A parede abdominal é o local de eleição para uma mais breve absorção da insulina de ação rápida. Deve ser usada para as injeções realizadas durante o dia. A coxa utiliza-se preferencialmente para as injeções de insulina de ação intermédia, sendo a região das nádegas uma boa alternativa.
Deve proceder-se à rotação dos locais onde se administra a injeção, de forma a evitar a formação de nódulos, porque estes podem interferir na absorção da insulina.

O que significa ter a diabetes controlada?
Significa que os níveis de açúcar no sangue se encontram dentro dos parâmetros definidos pelos especialistas. É o médico que, de acordo com fatores como a idade, tipo de vida, atividade e existência de outras doenças, define quais os valores de glicemia que o doente deve ter em jejum e depois das refeições.
Convém lembrar-se de que os valores do açúcar no sangue variam ao longo do dia, motivo pelo qual se fala em limites mínimos e limites máximos.

Como se sabe se a diabetes está controlada?
Diariamente, é o doente que se analisa e vigia a si próprio, quer através do seguimento da alimentação correta e da prática de exercício, quer da realização de testes ao sangue e à urina em sua casa.
Consequentemente, a melhor forma de saber se a diabetes se encontra ou não controlada é realizando testes de glicemia capilar (picada no dedo) diariamente e várias vezes ao dia.
Se os valores estiverem dentro dos limites indicados pelo médico, a diabetes está controlada. Se não, o doente deve consultar o médico assistente.

Como prevenir a diabetes?
  • Controlo rigoroso da glicemia, da tensão arterial e dos lípidos;
  • Vigilância dos órgãos mais sensíveis, como a retina, rim, coração, nervos periféricos, entre outros;
  • Bons hábitos alimentares;
  • Prática de exercício físico;
  • Não fumar;
  • Cuidar da higiene e vigilância dos pés.

O que é a Hiperglicemia intermédia?
A hiperglicemia intermédia é o termo que substitui a expressão pré-diabetes. A hiperglicemia intermédia corresponde a um estado em que a glicemia está elevada (acima de 110 mg/dl) mas não o suficiente para diagnosticar Diabetes (acima de 200 mg/dl em qualquer altura do dia).
Em 2011 a hiperglicemia intermédia foi detetada em 26,5% da população portuguesa com idades entre os 20 e os 79 anos, não devemos esquecer que este valor não contempla os indivíduos que não fizeram qualquer teste de glicemia capilar.
A hiperglicemia intermédia é um grande fator de risco para o desenvolvimento de Diabetes. Nesta fase a alteração de estilos de vida através de uma alimentação saudável e prática regular de exercício físico pode ser suficiente para reverter a situação.
Se tem frequentemente a glicemia acima de 110 mg/dl consulte o seu médico assistente e peça um acompanhamento nutricional.
Deixo aqui o link onde podem ver o video: http://media.rtp.pt/agoranos/medico-de-familia/medico-de-familia-diabetes

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Infarmed suspende quatro medicamentos: Se os toma, terá de parar

Mais informações copie o link a baixo.
Já tomei um medicamento de um desses labratórios e quase que fique sem ar pos o medicamento fez com que oa pescoço inchas-se e dificultava a respiração com a ajuda da Saúde 24 consegui resolver sem tter que ir ao hospital.
http://www.infarmed.pt/web/infarmed/infarmed/-/journal_content/56/15786/1885521

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

JN presta homenagem às vítimas da queda do avião da Chapecoense

Não conseguido espessar em palavras o que sinto, ao ver este video está lá todo o sentimento que sinto.

Que todas as vítimas da queda do avião da Chapecoense descansem em paz.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

informação

Informo ao visitantes deste blog que estou sem computadr e por isso todos os comentário que possa enviar para o blogo possa demorar a serem publicados peço a vossa compreenção.
Obrigada

domingo, 29 de maio de 2016

Biscoitos salgados

Ingredientes:

60g de farinha de trigo ou aveia
1 Clara ovo
1 Colher de café de sal (opcional)
1 Colher de sobremesa de orégãos (mais ou menos 1 grama)

Preparação:

Junta-se em um recipiente a farinha com a clara do ovo, o sal e os orégãos.

Mexe-se com uma colher (claro para que não tem um boa bateira para o 

fazer que é meu caso) até se formar numa bola a descolar do recipiente.

Depois abre-se a massa com a ajuda de um rolo, até ficar na espessura pretendida (a espessura de pede do gosto de que vai fazer eu fiz o mais 

fino que pode) depois corta-se no tamanho que queremos.

Leva-se ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal durante 10 a 15 
minutos dependendo do forno que já deve estar pré-aquecido.

Sirva como aperitivo


Obs: Pode ser feito com farinha de grão-de-bico em vez de farinha de aveia, eu pôs sal porque foi a primeira vez que fiz e também juntei 1 colher se alho moído por isso para a próxima vez vou experimentar sem sal pois devem ficar em boas na mesma e também vou experimentar substituir a clara do ovo por um pouco de água morna, quando o fizer digo-vos alguma coisa. Atenção esta quantidade da para pouca por isso se quiserem fazer muitas dobre o tripliquem os ingredientes.
Mas por agora vou deixar aqui a foto dos biscoitos.
Receita tirada do youtube logo que achar o link do video deixo aqui no blog, foi uma manhã atarefada mas valeu apena

sábado, 21 de maio de 2016

Informação

Olá a todos.
Desde já peço desculpas, mas estou com problemas no blog e apagou-se dois comentários quando estava a tentar publicar.


  1. Era na publicação do molho de alho
  2. Era na publicação de Estenose de JUP peço a que me enviou que me envie de novo pois se não conseguir publicar nos comentários publicarei por postagem como estou a fazer agora 
Mais uma vez d peço desculpas

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Exame de papanicolau ou citologia

O exame de papanicolau/ citologia é um teste que permite recolha das células do colo do útero, para posterior observação em laboratório. Este procedimento é simples e indolor.

Qual a importância da citologia?

Permite o diagnóstico precoce de alterações ainda em fase sub-clinica. Tem como objetivo reduzir a mortalidade provocada pelo cancro do colo do útero.

Citologia vaginal

Exame que detecta cerca de 95% dos casos de cancro do colo do útero em estadios precoces. A colheita é feita durante o exame ginecológico e consiste num esfregaço de células do colo do útero que posteriormente é colocado numa lâmina para avaliação microscópica. Um resultado negativo revela que o colo do útero é normal.

Onde realizar uma citologia?

Poderá fazer a citologia no seu médico ou ginecologista.

Como prevenir o cancro do colo do útero?
  • Evitar o início da atividade sexual precoce;
  • Evitar fumar;
  • Evitar ter mais que um parceiro sexual; 
  • Se já teve uma infeção sexualmente transmissível, deve recorrer ao uso de preservativo durante as relações sexuais;
  • Deve ter uma alimentação saudável e praticar exercício;
  • Vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (VPH) carlosedgar.com

Perguntas frequentes sobre citologias

O que é a citologia?

A citologia é um exame ginecológico que permite recolher das células do colo do útero, para posterior observação em laboratório.

O papanicolau é o mesmo que uma citologia?

Sim é o mesmo exame, o papanicolau ou citologia cervical é um exame ginecológico realizado para prevenir o cancro do colo do útero.

Posso prevenir o cancro do colo do útero com as citologias?

Sim, as citologias permitem identificar a presença de células pré-cancerígenas.

Quando devemos fazer uma citologia? Quando se deve fazer a primeira citologia?

A citologia deve ser feita anualmente por rotina ou sempre que a mulher apresente alterações vaginais (corrimento, infeções recorrentes, entre outras). Se a mulher tiver duas citologias, em anos seguidos, normais pode passar a fazer de 3 em 3 anos, se não tiver sintomas. Deve começar a fazer as citologias assim que inicia a vida sexual.

O que pretendemos saber com uma citologia?

A realização de uma citologia pretende identificar precocemente lesões cancerígenas, prevenindo o número de casos de cancro do colo do útero.

Como se faz uma citologia?

O exame é efetuado pelo médico, numa marquesa ginecológica, a mulher deverá estar de pernas abertas para facilitar a introdução de um espéculo e o médico efetua a observação e o esfregaço de células do colo do útero (prefira os espéculos descartáveis). As células removidas são colocadas numa lâmina e é identificada a presença de células alteradas. Todas as mulheres com vida sexual ativa devem fazer citologia.

Onde posso fazer a citologia?

Poderá fazer a citologia no seu médico ou ginecologista.

No dia anterior à realização da citologia posso ter relações sexuais?

Não é aconselhável, a mulher não deverá ter relações sexuais (penetração) 3 dias antes da realização da citologia para não alterar o resultado (inflamações).

Fazer uma citologia dói muito?

Não, a realização de uma citologia é um procedimento indolor, embora seja incomodo pela posição que a mulher tem que adotar para permitir a realização. A mulher deve permanecer calma com os braços estendidos ao longo do tronco para permitir a introdução do espéculo.

Quanto tempo demora o resultado de uma citologia?

Cerca de 1 a 2 semanas.

Como sei se a minha citologia está normal?

Se o resultado der negativo para lesão intraepitelial ou neoplasia maligna (NILM). NILM - Negative for Intraepithelial Lesion and Malignancy

Se a sua citologia estiver alterada pode dar uma lesão de baixo grau (LSIL - lesão escamosa intraepitelial de baixo grau) ou lesão de alto grau (HSIL - lesão escamosa intraepitelial de alto grau).

A citologia pode dar um resultado falso negativo?

Sim pode, o resultado da citologia pode vir alterado se a mulher tiver relações sexuais 3 dias antes da realização, fizer duches vaginais ou se aplicar comprimidos vaginais sem receita médica.
Fonte:http://www.procuromaissaude.com/2013/03/o-que-e-o-exame-de-papanicolau-ou.html

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Salada de macarrão parafuso com atum




Ingredientes:

300 g de macarrão do tipo parafuso
1 xícara(chá) de ervilha
1 xícara(chá) de milho
1 lata de atum
2 tomates picadinhos
1 dente de alho amassado
2 colheres(sopa) de manjericão picadinho
sal e pimenta a gosto
15 azeitonas pretas sem caroço
suco de 1/2 limão
2 colheres(sopa) de azeite de oliva
salsinha a gosto

Preparação:

Passo 1: Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem deixando al dente.
Passo 2: Prepare o molho misturando a ervilha, milho, tomate, manjericão, alho, sal, pimenta, atum, azeite de oliva e limão
Sirva frio.
Fonte:http://pt.petitchef.com/receitas/entrada/salada-de-macarrao-parafuso-com-atum-fid-1506338#gX9yZzJdcrqUH22Z.99

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Resposta urgente a comentário/pedido de ajuda

Olá eu quero ajuda por isso passe-e a dieta por e-mail e diga-me em que país está pois de país para outro pode fazer a diferença não prometo que consiga ajudar mas pelo menos vou tentar.
Resposta ao comentário abaixo

exmos Srs. venho ao vosso contacto desconhecendo diversos fatores e na esperança da vossa ajuda pelo seguinte; passo a explicar, O meu Pai tem 70 anos, diabético, sofre do coração, tem hipertensão, falta de massa nos joelhos, Esta semana foi-lhe diagnosticado a creatinina nos rins demasiada elevada ao ponto de o querem por a fazer hemodialise ! infelizmente,. Isto vem duma incompetência médica ! agora ficou nas ultimas ! Completamente leigo no assunto e visto que determinadas noticias nos batem á porta de forma radical , .. vinha pedir o vosso conselho e se existem chás que ajudem a baixar o valor da creatinina bem como a um melhor funcionamento dos rins ! Bem como , qual as frutas e legumes q podem ajudar a uma melhor dieta ajudando os rins ? tenho o exemplo pratico de 2 médicas no mesmo hospital .....no espaço de 1h30m que uma diz diz deve comer muita laranja e bananas e a outra diz nada de laranjas e bananas .....só melancia ! Agradeço desde já a vossa atenção pelo assunto ! 

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

resposta para Thaís

Olá a Thaís Não me esqueci de voc~es so que não tenho internet no celulár por isso ainda não tenho
a aplicação logo que tenha entro em contato com você

Rstaurantes Snack-Bar "O Requinte" em Fátima


Olá a todos os visitantes 

Hoje vou-vos deixar aqui o contacto de um restaurante onde foi almoçar ontem,faço isto porque adorei o almoço.
Em primeiro lugar este restaurante prima pela simpatia e preocupação com o cliente;
Tem uma comida muito boa e um serviço rápido mas sem descurar de que um bom restaurante deve ser;
Preço muito bons a meu ver os preços por ele praticados deve ter em conta todo o tipo de classe económicas.
Recomendo que visitem, e boas refeições.




sábado, 14 de novembro de 2015

Consumo de açúcar


Não é verdade que uma pessoa com Diabetes não pode ingerir açúcar. Por exemplo, numa situação de hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue) moderada, o açúcar é sem dúvida o melhor tratamento, porque sendo rapidamente absorvido pelo organismo, permite que a pessoa tenha uma subida imediata da glicemia (nível de açúcar no sangue), e que atinja com a maior brevidade os valores normais.
O Açúcar dos doces
O açúcar presente nos doces não serve para tratar um hipoglicemia, porque, devido à existência de outros nutrientes - como por exemplo, a gordura - não tem uma absorção rápida, tendo que passar por todo o processo de digestão até chegar ao sangue.
Por este motivo facilmente se conclui que uma pessoa com uma hipoglicemia, não a conseguirá tratar corretamente se ingerir um bolo, um gelado ou um chocolate.
Será melhor reservar estes alimentos para ocasiões especiais, de preferência fazendo  a seguinte compensação: reduzir a quantidade dos outros hidratos de carbono (arroz ou batata ou pão) dessa mesma refeição.
"O açucar dos doces""Como actuar em caso de Hipoglicemia"
Há outras circunstâncias, em que as pessoas podem ingerir os hidratos de carbono “extra” do doce e compensar com a terapêutica, mantendo desta forma as glicemias estáveis. Trata-se de pessoas com diabetes tipo 1 que fazem insulina de ação rápida às refeições. A insulina de ação rápida, como o seu nome indica, atua rapidamente no organismo, permitindo que o açúcar ingerido não se acumule no sangue.
Neste caso a pessoa pode fazer mais insulina a contar com os hidratos de carbono existentes no doce.
No entanto nem todas as pessoas com diabetes tipo 1 administram insulina de ação rápida às refeições e relativamente a quem administra, se este tipo de compensação for feita muitas vezes, acaba por contribuir para um aumento de peso e da gordura corporal, (como acontece com qualquer pessoa que coma doces muitas vezes) que nenhum benefício lhe trará e irá contribuir para um pior controlo da diabetes.
Compensações de Glicemia com insulina rápida, na diabetes tipo 1
O açúcar
Existem vários tipos de açúcares, são exemplo: a sacarose, a glucose, a dextrose, a frutose, a maltose, a maltodextrina, o xarope de glucose, o xarope de milho, a geleia de milho, o açúcar invertido, o melaço e também o mel.
Tipos de açucar
Com exceção da frutose, a maioria dos açúcares, quando ingeridos isoladamente, são rapidamente absorvidos pelo organismo, provocando um aumento dos níveis de açúcar no sangue (hiperglicemia). Quando são utilizados como ingrediente de algum alimento, como um bolo, por exemplo, o açúcar é absorvido mais lentamente, devido à presença de outros nutrientes que necessitam passar pelo processo de digestão, e por isso não servem para tratar uma hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), mas contribuem para aumentar o valor calórico desse produto.

Absorção de açucar
Adoçantes 
Os adoçantes não são todos iguais. Existem essencialmente dois tipos de adoçante: os calóricos e os não calóricos.
Adoçantes 
Adoçantes calóricos
Os polióis são adoçantes com cerca de metade das calorias do açúcar, deste grupo fazem parte o manitol, o xilitol, maltitol, lactitol, o isomalte e o sorbitol.   Este tipo de adoçantes pode ser consumido por pessoas com diabetes, mas quando ingeridos em excesso (mais do que 10 gramas por dia, no adulto) podem provocar cólicas intestinais ou até diarreia.
É importante referir que, no caso das crianças ou de pessoas com uma menor constituição física, as quantidades diárias devem ser menores.
Sabia que a frutose não deve ser utilizada como adoçante?
A frutose é um exemplo de adoçante calórico, ela existe na fruta mas também pode ser comprada nos supermercados para ser utilizada. Este adoçante contém as mesmas calorias que o açúcar e também aumenta a glicemia, no entanto a sua absorção é mais lenta que a do açúcar. Por outro lado, quando consumida em excesso, pode contribuir para o aumento dos níveis de gordura no sangue, nomeadamente dos triglicerídeos, como também pode aumentar a resistência à insulina.
Adoçantes não calóricos
Este tipo de adoçantes tem mais vantagens do que os adoçantes calóricos, já que não aumentam os níveis de glicemia nem de triglicerídeos (gordura existente no sangue) e ajudam a controlar o peso.
Os adoçantes não calóricos são: a sacarina, o aspartame, o acesulfame de potássio, a sucralose, o ciclamato de sódio e o estévia. Estes adoçantes são bons para adoçar alimentos ou bebidas como o chá ou o café, no entanto tenha atenção às quantidades porque estes têm maior poder adoçante que o açúcar.
Por vezes existe a ideia de que a utilização de adoçante é prejudicial para a saúde, no entanto sabe-se que se não for consumido em excesso não há qualquer perigo.
Para garantir que a dosagem ingerida seja sempre bastante inferior aos limites considerados seguros, são utilizados nos produtos alimentares dois ou três destes tipos de adoçante, para que a quantidade de cada um seja reduzida.
É ainda importante referir que o aspartame pode perder o poder adoçante quando é aquecido e é contraindicado em pessoas com a doença fenilcetonúria. A fenilcetonúria é uma doença do foro genético que faz com que os alimentos que contenham uma substância chamada fenilalanina provoquem uma intoxicação do sistema nervoso podendo causar danos irreversíveis. O tratamento destas pessoas passa essencialmente por fazer uma dieta 100% isenta de fenilalanina para toda a vida, uma vez que o aspartame contém fenilalanina ele não pode ser consumido por portadores desta doença.

Nenhum destes adoçantes é aconselhado a crianças com menos de dois anos, e a sacarina e o ciclamato de sódio são desaconselhados para grávidas e lactantes.