segunda-feira, 11 de julho de 2011

Infecção pélvica aguda

Uma inflamação no baixo abdómen é provocada por um alastramento de uma infecção vaginal, que se transmite através da uretra e que chega às trompas de falópio e ovários. Normalmente, o colo do útero forma uma barreira efectiva contra infecções, mas durante a menstruação, o parto e operações cirúrgicas, os microorganismos podem passar.

A maioria das infecções são provocadas pela bactéria chlamydia, mas também pode ser causada pela bactéria da gonorreia ou ainda por outros tipos pertencentes à flora intestinal.

Sintomas

O ovário direito encontra-se próximo do apêndice, por isso existe um grave risco de cometer um erro diagnóstico.

O estado actual é normalmente precedido por sintomas de infecções na vagina e/ou na uretra.

Existem dores na parte inferior do abdómen, tanto no lado direito como no esquerdo, ou como é habitual em ambos os lados. Pode também existir dor sob o osso púbico e dificuldades em urinar, devido à inflamação da bexiga.

Da vagina, poderá haver hemorragias pontuais, as quais não são tão intensas ou constantes como na menstruação.

A paciente tem febre entre os 39º e os 40ºC.

Observações

É vital excluir a possibilidade de uma gravidez ectópica. Isto pode ser feito efectuando um interrogatório à paciente e fazendo os testes de gravidez à urina.

É igualmente importante excluir a possibilidade de apendicite. Se a dor estiver localizada no lado direito do abdómen, não se pode excluir a possibilidade de apendicite a não ser que a paciente já tenha sido operada ao apêndice.

Outros tipos de teste à urina podem revelar a presença de uma infecção bacteriana. As fitas de teste detectam em parte a presença de glóbulos brancos (teste aos leucócitos) e em parte a presença de nitritos, os quais são produzidos por certas bactérias. O teste de nitritos não é fiável, pois em 30% dos casos não revela a infecção.

Tratamento

A observação e o tratamento devem ser efectuados em colaboração com o médico. Escolha, em colaboração com o médico, qual o antibiótico a utilizar.

Prognóstico

As infecções abdominais não são perigosas, quando são ministrados os tratamentos adequados, mas podem tornar difícil engravidar.

O risco que se corre com as infecções abdominais é o de haver possibilidades de se confundir com casos em que existe mesmo uma gravidez ectópica ou uma apendicite
Fonte:
http://portal.ua.pt/projectos/mermaid/infeccoes.htm#uretite%20aguda

Sem comentários:

Enviar um comentário