segunda-feira, 11 de julho de 2011

Sepsis (infecções do sangue)

A sepsis é uma infecção que pode ser mortal. É uma situação em que uma grande quantidade de bactérias entrou no sangue. A infecção começa quase sempre num outro ponto do corpo. A primeira infecção pode ser, por exemplo, na raiz de uma unha, num abcesso, numa ferida, uretrite, pneumonia ou meningite. Isto é, a infecção começou localmente e espalhou-se pelo corpo.

Como regra, as bactérias invadem o sangue em ondas. O estado do paciente varia, por isso, de acordo com o melhoramento ou deterioração da invasão.

Esta doença pode ser confundida com a malária, devido às variações da febre. À parte disto, existem muitas possibilidades de confusão, dependendo do ponto inicial da infecção.

Sintomas

Durante os ataques, o paciente fica muito doente com arrepios e febre crescente. A febre pode chegar até aos 40ºC e pode variar muito durante as 24 horas do dia. A consciência pode ficar afectada. A respiração e a pulsação são rápidas. A pressão sanguínea pode descer e o paciente pode ficar em choque.

Observações

O paciente deve ser mantido sobre uma constante vigilância. A febre, o nível de consciência, o ritmo de respiração, a pulsação e a pressão sanguínea devem ser verificadas várias vezes por dia. Deve ser efectuado um balanço entre a urina e os fluidos ingeridos.

Tratamento

O tratamento e a observação devem ser efectuadas em colaboração com o médico.

Ao paciente deve ser dada, através de drip, uma solução isotónica de cloreto de sódio. Faça com que seja dada uma quantidade de líquidos que permita ter 2 litros de urina por dia. Os antibióticos são dados, de preferência, intravenosamente, ou não sendo possível, intramuscularmente.

Prognóstico

Mesmo com tratamento hospitalar, a taxa de mortalidade é elevada.

Fonte:
http://portal.ua.pt/projectos/mermaid/infeccoes.htm#sepsis

Sem comentários:

Enviar um comentário