quarta-feira, 30 de maio de 2012

Hospital de São João é referência internacional no tratamento da insuficiência renal

23/11/2011 - 09:48


O Serviço de Nefrologia do Hospital de São João (HSJ), no Porto, tem, actualmente, um dos maiores programas europeus de insuficientes renais crónicos em tratamento com Diálise em Casa (DC). São mais de 120 doentes em DC, um número bastante acima da média europeia e claramente superior ao inicialmente previsto no arranque do projecto, que apontava para 60 a 70 doentes, avança o hospital, em comunicado enviado ao RCM Pharma.

A Insuficiência Renal Crónica (IRC) é uma patologia que se caracteriza pela diminuição progressiva da função renal. As causas podem ser várias mas, geralmente, caracteriza-se por uma incapacidade dos rins de proceder à eliminação de certos resíduos produzidos pelo organismo, o que afecta o controlo da composição dos líquidos que constituem o interior do corpo humano. Assim que a função renal perde cerca de 80% da capacidade de funcionamento, deixa de ser possível viver sem um tratamento de substituição. Existem duas opções terapêuticas para a doença: Transplante de Rim (substituição de um órgão doente por um órgão são) e Diálise (substituição da função renal através de meios artificiais). Dentro da diálise, os profissionais de saúde e os doentes têm duas opções: fazer o tratamento em casa (DC) ou num hospital ou clínica privada (Hemodiálise – HD).

“A Hemodiálise e a Diálise em Casa têm exactamente a mesma eficácia terapêutica, no entanto, a segunda é claramente mais vantajosa para o doente e o Serviço Nacional de Saúde: não existe acesso vascular, o que diminui a probabilidade de infecções, o doente faz o tratamento na comodidade do lar e à hora que preferir, o que representa ganhos consideráveis em termos de qualidade de vida, e é muito mais económico para o Estado, uma vez que se poupa em solutos e transporte”, explica o Prof. Manuel Pestana, Director do Serviço de Nefrologia do HSJ.


O responsável do HSJ acredita que o caso de sucesso do seu serviço se deve à boa experiência partilhada entre os doentes e reforça a ideia de que a responsabilização do doente e o direito à opção informada é uma mais-valia na gestão da patologia.

Portugal é um dos países da Europa com maior taxa de doentes com IRC e estima-se que mais de 16 mil portugueses necessitam de uma técnica de substituição da função renal condicionante da vida quotidiana. Apesar de ser uma terapêutica que permite uma maior autonomia e estabilidade na rotina diária dos doentes de IRC, a DC é ainda pouco utilizada em Portugal, não tendo a expressão da realidade europeia. De facto, e de acordo com dados de 2010, dos cerca de 10.800 doentes a fazer terapêutica de diálise, aproximadamente 10.150 realizam tratamento de Hemodiálise em centro (90% dos quais em Clínicas Privadas) e apenas 650 fazem Diálise em Casa.
Fonte:http://www.rcmpharma.com/actualidade/saude/23-11-11/hospital-de-sao-joao-e-referencia-internacional-no-tratamento-da-insufici

Sem comentários:

Enviar um comentário