sexta-feira, 9 de maio de 2014

Como diminuir os níveis de creatinina no sangue

A creatinina é na verdade um subproduto da creatina, que é um catalisador produzido pelo corpo para liberar lojas de energia dentro das células musculares. A clínica Mayo diz que creatinina não é absorvida pelo organismo, mas é filtrada fora de sua corrente sanguínea através dos rins para ser eliminada na urina. Níveis de creatinina elevados podem indicar trauma muscular porque o material que é normalmente dentro de células saudáveis está sendo lançado, devido a danos, ou que seus rins não estão funcionando adequadamente para filtrar resíduos. Tome as medidas adequadas para levar uma vida saudável e consequentemente, gerenciar os níveis de creatinina. 

Coisas que você precisa

  • Exame físico
  • Dieta equilibrada
  • Academia

    Exame físico

  1. Agende uma consulta com um profissional de saúde licenciado de tirar sangue e realizar análises laboratoriais em sua composição do sangue.
  2. Informe o seu médico antes de quaisquer casos de cardiovascular, neuromuscular, ou doença renal dentro de sua história familiar.
  3. Evite o exercício extenuante antes do teste de sangue, para que suas leituras de creatinina não sejam falseadas.
  4. O médico irá ajudá-lo a interpretar os resultados e pode realizar testes adicionais para chegar a um diagnóstico.
  5. Creatinina e exercício

  6. Evite o esforço excessivo no ginásio. O National Institutes of Health, realizado um 2002 estudar provas documentos de jogadores de futebol, relatórios de níveis elevados de creatina durante práticas rigorosas de dois-a-dia.
  7. Utilize o formulário apropriado de acordo com sua rotina de exercícios para evitar acidentes e lesões. Complete uma rotina de alongamento e uma luz movimentando-se regimes antes da atividade física. Lágrimas de músculo e puxa lançamento suplementar creatina e seu subproduto de creatinina para a corrente sanguínea.
  8. Se você está em risco de insuficiência renal, evite suplementos de creatina e proteína. Estes suplementos fazem seus rins a trabalhar mais para remover resíduos.
  9. Continue com o exercício moderado. Não pare de se exercitar completamente simplesmente para reduzir os níveis de creatinina. Mantenha-se hidratado por beber muita água durante o treino.
  10. Prevenção

  11. Comprometa-se a mudanças de estilo de vida saudável que eliminam os riscos de obesidade e gerenciar a saúde cardiovascular. Fazendo assim diminui os riscos de complicações do diabetes, insuficiência renal e ataques de coração, que estão associados com níveis de creatinina alta.
  12. Reduza a exposição ao álcool, tabaco, gorduras saturadas, colesterol e açúcares refinados. Estas substâncias reduzem a tolerância do seu corpo para o exercício, metabolismo lento e levam a problemas cardiovasculares.
  13. Coma alimentos saudáveis, tais como peixes, frutas, legumes, grãos integrais, feijões e peitos de frango que são ricos em nutrientes, em relação ao teor de carboidratos simples e gordura.
  14. Exercício com musculação e aeróbica para soltar o excesso de peso e melhorar o fluxo sanguíneo. Problemas renais e os níveis de creatinina alta às vezes ocorrem por causa da má circulação.
  15. Tratamento

  16. Se as condições de mérito, revisitar seu médico depois de seis meses a um ano, após as alterações de estilo de vida para realizar outro exame físico.
  17. O médico irá coordenar uma série de testes antes de chegar ao outro diagnóstico, que irá determinar a causa de seus níveis de creatinina alta.
  18. Seu médico requisitará medicação ou mesmo a cirurgia, no caso em que problemas cardiovasculares não podem ser corrigidos com dieta e exercício sozinho. Excesso de peso e o fluxo de sangue pobre podem causar diabetes e rim doença se não tratada.
  19. Terapia e procedimentos especiais são colocados no local para lidar com a doença crônica. Insuficiência renal e doenças musculares degenerativas, como esclerose múltipla, causam níveis de creatinina elevada e exigem extensas regimes médicas a serem gerenciados.

Dicas & avisos

Carne vermelha é uma fonte que é rica em gordura saturada, colesterol e creatina. Trabalha para reduzir o consumo de carne vermelha como um meio para diminuir os níveis de creatinina e reduzir os riscos de problemas de saúde cardiovascular.
Não se tornem excessivamente preocupado com o gerenciamento de níveis de creatinina. Em vez disso, seus objetivos devem estar relacionados a fazer escolhas saudáveis e corrigindo as doenças particulares que realmente levam a leituras de creatinina alta. 
Fonte:http://www.writers-centre.org/como-diminuir-os-niveis-de-creatinina-no-sangue.html

9 comentários:

  1. Um doente com alto nivel de creatinina pode ter uma vida longa e normal?

    ResponderEliminar
  2. exmos Srs.

    venho ao vosso contacto desconhecendo diversos fatores e na esperança da vossa ajuda pelo seguinte;

    passo a explicar,

    O meu Pai tem 70 anos, diabético, sofre do coração, tem hipertensão, falta de massa nos joelhos,
    Esta semana foi-lhe diagnosticado a creatinina nos rins demasiada elevada
    ao ponto de o querem por a fazer hemodialise !
    infelizmente,. Isto vem duma incompetência médica ! agora ficou nas ultimas !
    Completamente leigo no assunto e visto que determinadas noticias nos batem á porta de forma radical , ..
    vinha pedir o vosso conselho e se existem chás que ajudem a baixar o valor da creatinina bem como a um melhor funcionamento dos rins !
    Bem como , qual as frutas e legumes q podem ajudar a uma melhor dieta ajudando os rins ?
    tenho o exemplo pratico de 2 médicas no mesmo hospital .....no espaço de 1h30m que uma diz diz deve comer muita laranja e bananas e a outra diz nada de laranjas e bananas .....só melancia !


    Agradeço desde já a vossa atenção pelo assunto !


    cumprimentos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde! Minha mãe está na mesma situação. Nem banana nem laranja foram recomendadas pela nutricionista que a acompanha. As frutas mais indicadas (morango, maçã, melancia, limão, pera, abacaxi) sendo pequenas quantidades, 2 vezes ao dia; no caso dela, cada pessoa é individual e tem necessidades diferenciadas. Ela foi encaminhada para diálise domiciliar pois a creatinina comprometeu o funcionamento dos rins (direito). Está seguindo uma dieta hipoproteica e hipo potássica. Apresentou melhoras nas outras patologias mas a creatinina não diminui. Saúde para o seu pai.

      Eliminar
  3. meus exames consta a creatinina alta apenas nos exames de sangue e não nos de urina , estou preocupada porque uma médica diagnosticou doença renal crônica e fiz a ultrassom das via urinárias não deu problema algum.Estou confusa. Abraço

    ResponderEliminar
  4. O meu marido tem dizem os medicos rins cronicos tem criatinina 3.50 mas tem pavor da dialize e tem medico que so fala na dialize ele faz tudo para nao ir para a dialize o que fazer?

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Como todos os comentários também sofro do aumento da creatinina. Tive um enfarte a 13 Dez. 2013 e desde essa altura que tomo Carvedilol, Fluvastatina, Ezetrol, Aspirina 100 e Zyloric. Neste momento os rins funcionam ambos a 40%. A questão é: Será possível atrasar ao máximo o início da hemodiálise ou faça o que fizer com o passar do tempo acabarei por ter de fazer hemodiálise? Terei de ter coragem e aguentar. Como se preparar para uma mudança radical de vida? À hemodiálise não é fácil. Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Sou transplantado, 4 anos, dialisei 6 anos, durante a diálise e agora transplantado absorvi muitas informações. Baixar creatinina e uréia,,, além de outros procedimentos, alcanilizar o sangue é imprescindível,,, agora o tratamento conservador com medicação importante tipo calcitriol, hemax, vit k2,magnesio, e muito mais, baixam creatinina com reserva alcalina baixa. Etc.....

    ResponderEliminar
  7. Olá! Minha mãe tem mts câimbras, durante a noite, fez exames recente, e a creatinina dela, deu, 0'9 acho que é alta,, será que tem que ir a um nefrologista,, o clínico falou se não tiver cuidado,ela já está com riscos pra fazer dialize"" o que mi. Diz!! Agradeço as orientações,e também é diabética,,

    ResponderEliminar
  8. Possuo uma doença chamada Nefropatia por IGA, também chamada de Berger, que ataca meu rim fazendo minha creatinina subir. É uma doença crônica, causa da minha Insuficiência Renal Crônica. Tenho 35 anos, não faço hemodiálise nem sou transplantado. Descobri os primeiros sintomas há 5 anos, devido a um aumento anormal da minha pressão sanguínea (que sempre foi muito baixa) em um exame de rotina, e no exame de sangue acusou aumento de creatinina, uréia e ácido úrico, além de proteinúria (proteína na urina em níveis anormais). Nesses 5 anos, mesmo que sempre tomando remédios para pressão, perdi mais 20% da minha função renal e caminho para hemodiálise em alguns anos. Segundo os médicos, se nenhum procedimento for descoberto pela medicina, em 5 a 10 +-. Já sofri bastante por isso mas olho pessoas com problemas muito piores e sigo em frente e que seja feita a vontade de Deus.
    Ultimamente tenho cortado o glúten da alimentação, mas não tem feito diferença no meu caso. Bem é isso.

    ResponderEliminar