sábado, 26 de fevereiro de 2011

Entenda o que é a pielonefrite, uma infecção urinária grave que pode levar a sepse.

Chamamos de infecção urinária aquelas que acometem uma ou mais partes do trato urinário, ou seja, rins, ureteres, bexiga ou uretra. As infecções urinárias baixas são aquelas que acometem a bexiga e uretra. As infecções urinárias altas ocorrem quando há comprometimento de pelo menos um rim. As infecções da bexiga recebem o nome de cistite. As infecções da uretra são as uretrites. A infecções renais são chamadas de pielonefrite.

A cistite já foi abordada no texto: INFECÇÃO URINÁRIA (CISTITE). As uretrites são normalmente causadas por DSTs como a gonorréia (leia: GONORRÉIA E CLAMÍDIA). Neste texto vou falar um pouco mais sobre a pielonefrite.

A infecção dos rins acontece de 2 maneiras. A principal via é a ascendente, quando bactérias da bexiga alcançam os ureteres e conseguem subir até os rins. Isto ocorre normalmente nas cistites não tratadas ou nos casos de colonização assintomática da bexiga por bactérias. Nem todas as pessoas relatam sintomas de cistite antes do surgimento da pielonefrite
.





O segundo modo de infecção dos rins é pelo sangue, quando a bactéria em algum local do corpo, com nos casos de infecção da pele, viaja pela corrente sanguínea e se aloja no rim. Este tipo é bem menos frequente do que pela via ascendente.

A pielonefrite é um caso potencialmente grave, já que estamos falando da infecção de um órgão vital. É um quadro que pode ter gravidade semelhante a uma pneumonia. Se não tratado a tempo e corretamente, pode levar a sepse e morte (leia: O QUE É SEPSE E CHOQUE SÉPTICO?).

Além da cistite, que é o principal fator de risco, existem outros fatores que facilitam a infecção dos rins. Podemos citar o uso de cateteres vesicais (algália), cirurgias urológicas, anormalidades anatômicas do trato urinário e doenças da próstata que causam obstrução do fluxo da urina (leia: CÂNCER DE PRÓSTATA E HIPERPLASIA BENIGNA DA PRÓSTATA).

O diagnóstico da pielonefrite é feito através dos sinais e sintomas clínicos e dos exames de sangue e urina. Através da cultura de urina (urocultura) é possível identificar a bactéria responsável pela infecção e indicar o melhor antibiótico (leia mais em : EXAME UROCULTURA Indicações e como colher).

Não se deve pedir exames de urina para procurar bactérias se não houver sintomas de infecção urinária.

A presença de bactéria na urina é chamada de bacteriúria e não significa necessariamente alguma doença. Temos bactérias que colonizam várias partes do nosso corpo como boca, pele e intestino e não causam doença. O mais comum é termos uma urina estéril, ou seja, sem bactérias, porém, a simples presença destas, sem sintomas, não faz diagnóstico de infecção.

Não há como saber de antemão quais pessoas com bactéria na urina vão desenvolver cistite ou pielonefrite. Como a recolonização é muito comum, se formos tratar com antibióticos toda vez que houver bactérias na urina, estaremos facilitando o desenvolvimento de bactérias resistentes.

Portanto, NÃO SE TRATA BACTERIÚRIA ASSINTOMÁTICA, uma vez que a mesma não indica doença. O correto é tratar o paciente e não um resultado laboratorial.

Existem 3 exceções a esta regra, onde a bacteriúria assintomática está associada a um maior risco de pielonefrite:

- Mulheres grávidas: A presença de bactérias nas urinoculturas aumenta o risco de pielonefrite, parto prematuro e recém-nascidos com baixo peso.

- Antes de procedimentos urológicos: Pacientes que serão submetidos a cirurgias ou procedimentos urológicos, devem tratar sua bacteriúria, uma vez que esta conduta reduz o risco de bacteremia e sepse pós-operatória.

- Pacientes imunossuprimidos.


Sintomas da pielonefrite

Os sintomas típicos da pielonefrite são febre, dor lombar, náuseas e vômitos. Podem haver também sintomas de cistite como dor ao urinar e vontade de ir ao banheiro com frequência, mesmo quando a bexiga está vazia. Outro sinal comum é a presença de sangue na urina (hematúria), que se apresenta normalmente como uma urina cor de Coca-Cola (leia: HEMATÚRIA - URINA COM SANGUE).

A pielonefrite é clinicamente dividida em 3 categorias:

- Pielonefrite aguda não complicada
- Pielonefrite aguda complicada
- Pielonefrite crônica

1) Pielonefrite aguda não complicada

Ocorre normalmente em mulheres jovens, sem antecedentes de doenças ou alterações na anatomia urológica.

O quadro clínico é de febre alta, calafrios, náuseas, vômitos e dor lombar. Os sintomas de cistite como ardência ao urinar podem ou não estar presentes.

Assim como nas cistites, a principal bactéria causadora de pielonefrite é a Escherichia coli.

Só há necessidade de internação em casos mais graves. Se o paciente tiver bom estado geral e for capaz de tomar antibióticos por via oral, o tratamento pode ser feito em casa.

2) Pielonefrite aguda complicada

A pielonefrite complicada é aquela que evolui com abscesso renal ou peri-renal, ou ainda necrose da papila renal.

Normalmente ocorre em pessoas com obstrução do trato urinário, bactérias resistentes aos antibióticos e em diabéticos.

O quadro clínico é igual ao da pielonefrite não complicada, porém apresenta pouca resposta aos antibióticos. Outra possibilidade é uma resposta apenas parcial com melhora do quadro mas com fadiga, mal estar e náuseas que duram por vários dias.

Pielonefrite que não melhora após antibioticoterapia apropriada deve ser estudadas com exames de imagens como tomografia computadorizada e ultra-som (ecografia).

3) Pielonefrite crônica

A pielonefrite crônica é um quadro de infecção urinária recorrente associada a má-formações urinárias, obstruções por cálculo renal ou refluxo vesicoureteral (refluxo da urina da bexiga de volta para o ureter e rins). Costuma levar a insuficiência renal crônica, principalmente em crianças com refluxo urinário.

Qualquer quadro de infecção urinária deve ser sempre tratado com antibióticos. Medicamentos ditos "naturais" podem proporcionar alívio temporário, porém, apenas postergam o tratamento correto do problema.

Complicações da pielonefrite

Como já referido, se a pielonefrite não for tratada corretamente com antibióticos, existe um risco grande de evolução para sepse grave e óbito.

Outro problema da pielonefrite, principalmente se recorrente, é a lesão permanente do rim. Pacientes com pielonefrite crônica podem evoluir com insuficiência renal terminal e necessitar de hemodiálise (leia: O QUE É HEMODIÁLISE? COMO ELA FUNCIONA?)



Leia mais: http://www.mdsaude.com/2009/01/pielonefrite-infeccao-dos-rins.html#ixzz1F6RDCW3R
Fonte:http:
//www.mdsaude.com/2009/01/pielonefrite-infeccao-dos-rins.html

42 comentários:

  1. Ótimo blog, parabéns. Que Deus Lhe abençoe.

    ResponderEliminar
  2. Oi meu ex-marido fazia uso de anabolizantes e agora ta com insuficiência renal e tendo que fazer hemodialise (ele tem 24 anos). Desde que o conheci ele sempre teve a urina escura e com espuma, isso ja era um sintoma de problema nos rins? Eu posso ser doadora de um rim para ele?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, a presença de espuma na urina ja era um sinal de que algo estava errado.Como a doença renal crônica é silenciosa, qnd se da por conta não da pra faser muita coisa.. È mais o tratamento através de hemodiálise mesmo. Você poderá doar um rim ao seu marido, desde q haja compatibilidade sanguínea e renal.A doação pode ser feita com membros familiares até o quarto grau de parentesco.Você tem q ter a mesma tipagem sanguínea dele, para serem feitos os primeiros procedimentos. E depois será feita a compatibilidade dos rins quando se tem a porcentagem de quanto o seu orgão e compatível com o dele. Tambem sou receptora de um rim quem me doou foi minha tia e a compatibilidade foi de 25%ja fasem 2 anos e eu vivo muito bem graças á DEUS..Boa sorte pra vcs dois viu...

      Eliminar
  3. Gostei muito se saber com detalhes sobre pielonefrite, pois eu tenho pielonefrite cronica e sofro muito com isso, inclusive tenho muito medo de morrer pois tenho 2 filhas pequenas para criar. Tem dias que estou mais animada mais em outros fico depressiva. Mas tenho muita fé em Deus e sei que ele pode e vai me curar. Fica com Deus

    ResponderEliminar
  4. Estou com pielonefrite pela segunda vez neste ano. O médico informou que, provavelmente a bactéria estáinstalada em meu rim e não se pode fazer nada. Apenas esperar a infecção e tratá-la. Isto é verdade? Não existe nenuhm tratamento para tirar esta "bendita" bacttérias de meu rim?

    ResponderEliminar
  5. olá meu nome é Flavia,minha mãe já vem há 2 anos sofrendo com fortes infecçoes urinarias que evoluiram para uma cistite cronica,o ano passado esteve internada com sintomas de pielonefrite,e depois disso continou tendo ITU(infecçao trato urinário),esse ano em Setembro foi internada novamente com os mesmos sintomas,e depois que saiu do hospital continuou tendo febre não todos os dias,mas tendo e ITU,sem necessidade de internaçao segundo os médicos,só com uso de antibiotico oral,mas de 2 semanas pra cá vem tendo febre quase todos os dias e mal estar,na urografia excretora e no ultrassom deu tudo normal,isso é o que mais nos deixa intrigados,até o nefrologista acha que não é no rim,mas eu como farmaceutica,não sendo tão leiga nesses assuntos acho que é uma pielonefrite mal curada,alguém teria alguma opinião a dar? obrigada

    ResponderEliminar
  6. Olá pessoal , meu nome e Maria tenho apenas 19 anos , e tenho problemas com a minha bexiga desde os 15 anos , primeira vez que fui diagnosticada o médico disse que era apenas Bactéria , tomei todos os remédios certinhos nas horas certas , melhorei !!! Depois de um tempo no mesmo ano sai as pressas estava na escola estudando , sai da sala de aula e fui ao banheiro e de repente do nada comecei a sentir fortes dores no pé da barriga , na região do canal urinário , ardia bastante , queimava o local onde o xixi passa , refiz exames de sangue , de urina e não deu nada , depois de mais um ano fui em uma outra medica e fiz novos exames , nos resultados dos exames também não acusou nenhum tipo de Bactéria , ela me disse que era cistite , já faz quase um ano , ou mais , por um período fiquei bem não senti dores , mas depois voltou totalmente mais fortes as dores , pesquisei bastante sobre esses sintomas e os nomes das Infecções , e acho realmente meu problema evoluiu de cistite passou para " Pielonefrite " to preucupadissima acho que se der positivo no exame então ... " Tô super ferrada !!! Dizem que pra curar e apenas cirurgia . " Então até agora tomei trauma de ir ao banheiro quando sinto vontade de urinar , as vezes eu choro até antes e durante de medo , porque se o local da bexiga não estiver anestesiado com remédio , - Eu jurooo !!! e uma tortura , queria saber se tem como curar sem ser feita a cirurgia ?! Se alguém souber por favor responde aqui valew e boa sorte pra quem tem o mesmo problema que eu , porque eu sei !!! Não e fácil :(

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho Pielonefrite devido a cálculo renal, faz 1 ano q tenho sofrido devido ao cálculo e a infecção. Não sei mais o q fazer! Obg pelo espaço e Deus proteja à todos nós

    ResponderEliminar
  8. Maria te falaram que para curar é só com cirurgia? acho que não! estou com pielonefrite, estou fazendo tratamento com antibiótico, repouso, muita água - 4 litros por dia, e com uma alimentação mais saudável- frutas, legumes, carne magra, fibras, gelatina etc e estou bem melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lena, espero que esteja curada.
      Em seu relato a questão da ingestão de água parece que foi um grande aliado na resolução do problema. Sou advogado e tenho uma cliente com esse mal e a empresa a impede de sair do posto de serviço para ir ao banheiro em período pequenos, e para ingerir todo esse volume de água ela necessitaria poder esvaziar a bexiga inúmeras vezes. Gostaria de saber se sua conduta foi orientação médica, e se possível gostaria de mais detalhes para poder intentar medida judicial para a moça poder se curar a contento. Se puder mandar email, agradeço em nome da saúde da pessoa. (einslook@gmail.com). Nossa gratidão, tanto a você, bem como ao blog que realiza esse serviço humanitário de grande importância. Deus ilumine a todas!

      Eliminar
  9. Parabéns pelo blog
    Jesus já levou sobre si na cruz do calvário todas as nossas doenças, acredite sem duvidar no coração.
    Nunca deixe de procurar os médicos nem de fazer os tratamentos indicados pelos médicos, Deus nos cura de diversas formas, usando os médicos ( foi Ele que os constitui na terra para nos ajudar), ou por cura milagrosa. Devemos declarar a palavra de Deus, pois ela não volta vazia. Recebamos a cura que Jesus já nos deu.
    "Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades. Salmos 103:3
    “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
    Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Isaías 53:4-5
    "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16"

    ResponderEliminar
  10. Olá, tenho 21 anos e há quatro anos trato infecções urinárias de repetição. Já tive pielonefrite 15 vezes, a última tem nove dias. Todas as vezes é necessária a internação, às vezes até UTI. Não tive mais saúde desde que tive a primeira pielonefrite, Faço tratamento com nefrologista e urologista. Meu quadro clínico só tem se agravado, pois me acarretou várias outras doenças, como hipertensão, resistência à insulina, Síndrome de cushing e agora descobri recentemente que tenho um tumor pequeno (mas que está me causando sérios problemas) na supra-renal esquerda. Faço tratamento profilático com antibióticos mas nem sempre conseguem prevenir uma nova infecção. E mais, neste exato momento em que descrevo tudo isso, estou novamente com sintomas, dores fortes nas costas, náuseas, enfim, tudo leva a crer que estou tendo novamente uma nova pielonefrite, mas não posso ir ao hospital porque trabalho com decoração de eventos e tenho um evento na sexta-feira, e sei que se eu for no hospital vou ficar internada novamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Deus.. que vc se cure deste mal horroroso!
      Minha filha teve Pielonefrite saiu ontem do hospital ,fiquei muito preocupada pois sei que é muito grave!
      Saúde pra vc!fique com Deus..

      Eliminar
  11. obrigada pelas informações,pretentendo ajudar meu tio q.acaba de descobrir q.tem esta doença....valéu..kelen

    ResponderEliminar
  12. Tive pielonefrite, ou melhor estou com ...não sei . Já tomei remédio- 7 dias - antibiótico e agora estou com dor intensa na barriga , na parte inferior . Ainda é a pielonefrite ou é outra coisa . Não tenho febre e as dores nas costas passou. O que pode ser esta dor na barriga?

    ResponderEliminar
  13. Tive pielonefrite por duas vezes, e nenhum sintoma acentuado antes da conclusão dos exames. Na primeira, uma pequena dor na lateral direita, lado do rim afetado, mas nada intenso. Podia ser confundida com pequena dor muscular. Na segunda vez...nenhuma dor e apenas uma gotícula de sangue uma vez só, após urinar...mas nada que percebesse, se não estivesse atenta. Nas duas vezes tive que ficar internada por 7 dias para tratamento intravenoso. A pielonefrite, qdo apresenta sintomas acentuados, é sinal de comprometimento maior, ou pode ocorrer falta dos sintomas em alguns casos?

    ResponderEliminar
  14. Olá, tenho 35 anos, há 5 anos tenho passado por várias cirurgias, pielonefrite não sei nem dizer quantas tive, sei que é ruim, minha vida é sofrer com fortes dores, fiz várias sessões de litotripsia, 3 percutâneas, 01 aberta e 5 ureteros, meu rim direito tem perda de 80% de função, o esquerdo depois de 4 sessões de litotripsia apareceu uns cistos que o médico disse ser comum., com tantas cirurgias ainda continuo com cálculos enormes no rim direito, vez ou outra coloco uma pedrinha.

    ResponderEliminar
  15. boa tarde, tenho 26 anos de idade,sou mineira, moro em montes claros/MG fui diagnosticada com pielonefrite aguda aos 20 ou 21anos não me lembro ao certo, e hoje aos 26 anos tive um novo diagnóstico, tenho pielonefrite crônica em processo de necropatia aguda, sou hipertensa e hipoglicêmica, não tenho ninguém com o mesmo quadro clínico que o meu que eu conheça para falar sobre a doença, ou msm trocar informações sobre tratamentos, dietas, alimentação, essas coisas, que bom que agora achei vc e esse blog incrível onde podemos trocar nossas experiências. Obrigada

    ResponderEliminar
  16. Olá povo de Deus!
    Estou a cinco dias com insonia. Antes de quatro dias fui a consulta e pediram exame de urina II, logo, o resultado recaiu em infecção urinária, conforme afirmou a médica que me estava consultando. Por esta causa, receitou para tomar ciproflaxicilina de 500mg, durante 14 dias, e estou tomando. Estou preocupado, com a insonia que estou tendo, será que algum irmão pode dar uma opinião?Aproveito para dizer, que estou bebendo muita água, que me faz urinar bastante. Será que é normal?Caros irmãos, a insonia está me deixando com a cabeça atoalada..., que me faz desconfiar que a infecção está numa faze avançada, e está perturbando o metabolismo do sono, o que acham vocês?

    ResponderEliminar
  17. Tenho 23 anos e neste exato momento estou internada com pielonefrite aguda, sou hipertensa, tomo remedio de tireoide, vitamina D. Comecei com varias dores de cabeça, nauseas, vomitos, febre e vim parar aqui. Estou preocupada, ja tenho glomerulonefrite cronica e agora mais essa, pelo que entendi essa doença vai e volta?!! Nao tem alguma forma de prevenir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá tudo o que sabia sobre o assunto deixei publicado no blog.
      Vou ver se encontro mais alguma informação mas não prometo nada se encontrar posto no blog, se quiser também pode me mandar seu e-mail e eu contato-a se tiver noticias.

      Eliminar
  18. Boa noite! Meu nome e Luciana, Não sei se o blog ainda esta ativo, mas gostaria de saber mais sobre pielonefrite pois estou sofrendo pela segunda vez com ela.
    Ja me disseram que em alguns casos so a diálise e o transplante resolvem. Estou muito assustada e com medo, pois sou mãe solteira e nao posso me sustentar e criar minha filha fazendo diálise. Sinto muita dor. Estou me tratando em casa pois nao tenho plano de saúde e não tinha com quem deixar minha filha pra ficar internada. Sugestoes serão muito bem vindas pois não sei o que fazer.

    ResponderEliminar
  19. Sou Eloisa tenho31 anos estou pela quinta vez com pielonefrite xixi com espuma esangue t ive alta ontem as21:00 mas estou con fraquesa e vomitei dor de cabeça tbem estou com medo pois tenho 2 filhos fico com medo de voltar ao hospital e ter de fazer dialise ,gostei muito do seu blog tirei muitas duvidas Deus a abençoe...

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá a todos os visitantes
      Eu respeito a opinião de todos que visitam este blog, por isso peço-vos para ter cuidado com o que tomam, falem primeiro como o vosso médico e só depois de ele vos dar autorização e que tomem pois o que podem fazer bem a uns pode não fazer bem a outro.

      Eliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Maria
      respeito o seu comentário como acima já referi mas peço-lhe que não fale muito sobre este assunto no meu blog pois eu também já tive alguém que me sugeriu um suplemento e o resultado é que perguntei á minha médica se o podia tomar ao que me disse que não pois a minha doença não era compatível com alguns ingredientes que o suplemento tinha, agradeço que me compreenda pois se não o fizer no futuro vou ter que barrar os seu cometário relacionados com esta matéria. como todo o meu respeito para com a sua pessoa mas este blog isiste para ajudar quem precisa e eu não quero ficar com peso na consciência se acontecer alguma coisa a algum visitante por causa das publicações ou comentários nele deixado espero que não fique zangada comigo.

      Eliminar
    2. Ja exclui o meu comentario. Compreendo perfeitamente.

      Eliminar
  22. Olá pessoal, estou grávida de seis meses e nos últimos dois meses ja tive por três vezes a pieronefrite, fico seis ou sete dias internada e dez em casa e volto a ser internada. ja não sei mais o que fazer. por favor me digam algo, estou muito preocupada com a minha bebê.

    ResponderEliminar
  23. Tenho infecção urinária repetitivas, não sinto nenhum sistomas, agora estou sentindo dor no rim, sera que pode ser pilonefrite?

    ResponderEliminar
  24. a perda de peso pode ser o único sintoma de uma pilonefrite cronica ?

    ResponderEliminar
  25. a perda de peso, pode ser um sinal de pielonefrite ?
    a pielonefrite pode ser causada por uma gonorreia não tratada ?
    pielonefrite cronica pode acontecer mesmo sem nunca ter tido uma pielonefrite aguda ?

    ResponderEliminar
  26. Mi nombre es Cynthia y yo basar en Reino Unido ... "Mi vida
    ¡¡¡está de vuelta!!! Después de 14 años de matrimonio roto,
    mi marido me dejó y nuestros dos
    Gemelos . Sentí que mi vida estaba a punto de terminar i
    casi se suicidó, yo estaba emocionalmente
    abajo por un tiempo muy largo.
    Gracias a un hechicero llamado Dr. okunta que conocí en línea. Por un fiel
    día, mientras estaba navegando a través de la
    Internet, que estaba buscando un buen hechizo
    lanzador que puede resolver mis problemas. yo vine
    a través de una gran cantidad de testimonios sobre este
    particular, lanzador de hechizos. Algunas personas testificaron
    que trajo a su amante ex, algunos
    testificó que restaura
    útero, cáncer de la curación, y otra enfermedad, algunos
    testificó que él puede lanzar un hechizo para detener
    divorcio y así sucesivamente. yo también me encuentro
    un solo testimonio concreto, se trataba de una
    mujer llamada Sonia, ella testificó acerca de cómo
    Dr okunta trajo de vuelta su ex
    amante en menos de 7 días y revertir la
    efecto de su pequeño cáncer de niños, y en el
    final de su testimonio dejó caer
    Dr. okunta dirección de correo electrónico. Después
    leer todo esto, decidí darle Dr. okunta
    un intento. Me contacté con él por correo electrónico y
    explicó mi problema con él. En sólo 3 días,
    mi marido volvió a mí. Resolvimos
    nuestros problemas y que son aún más feliz que
    antes de. Dr okunta es realmente un talento
    hombre y no voy a dejar de publicar
    él, porque él es un hombre maravilloso ... Si
    tienen un problema y que busca un
    real y genuina lanzador hechizo para
    resolver todos sus problemas para usted. Trate Dr. okunta cualquier momento, puede ponerse en contacto con él a través de su correo electrónico drotutuhealinghome@hotmail.com

    ResponderEliminar
  27. Estou com essa infecção, ontem fui no SUS, o médico nem pediu exame de sangue, já passou antibiótico, agora 23:00 já vou tomar o 3° e to sentindo as mesmas coisas, é normal?

    ResponderEliminar
  28. Ola! Meu esposo faz emodialise e agora edta saindo sangue pelo o canal da urina o que pide ser? Me ajude estou muito preocupada

    ResponderEliminar
  29. Meu marido faz emodialise e agora a rle vai ao banheiro e sai sangue no canal da urina o que pode ser ne ajudem descobrir

    ResponderEliminar
  30. Olá, meu nome é Nilce e adorei o blog.
    Tenho cistites recorrentes e ano passado tive pielonefrite. Minha pergunta: por já ter tido uma vez pielonefrite, isto me torna mais vulnerável a ter novamente?

    ResponderEliminar
  31. Meu nome é Má, eu tive um cálculo renal de 3cm, fiz cirurgia para remoção e por conta do cálculo tive vários episódios de infecção.
    Quase dois anos após a cirurgia eu fiz um ultrasson pra checar, no ultrasson consta Pielonefrite crônica, estou desesperada. Mas fiz exame de sangue e urina e não constou NADA de errado. Estou fora do Brasil e minha mãe mandou ontem o resultado. Não consigo imaginar que saudável como aparento, com peso ótimo posso ter insuficiência renal.
    Resumindo, se pielonefrite é uma infecção não deveria consta no meu exame de urina?

    ResponderEliminar
  32. Eu sofro com pielonefrite aguda a anos. Um sofrimento sem fim esse ao ja fui internada 3 vezes, não aguento mais tanta dor é terrivel o sofrimento. Estou em crise agora nao sei mais o que fazer nao aguento mais tanto antibiotico. Já estou ate com anemia, me trato com os melhores nefrologistas passa a crise mais passa 4 ou 5 meses e volta tudo denovo. Nao suporto mais é muita dor só quem já passou sabe.

    ResponderEliminar
  33. Tenho 23 anos direto tenho pionefrite não sei mais o que fazer só Deus mesmo o maior medo e perde o rim e meu marido pois ele não tem mais paciência de ficar comigo no hospital a mãe dele fala que nem um homem vai me querer doente e por causa disso das infecções tenho aborto me ajudem isso tá me deixando doida até depressão eu estava comecando

    ResponderEliminar
  34. Fui diagnosticada há 39 anos com pielonefrite crônica. Será que ainda tenho meu rim?

    ResponderEliminar