sábado, 14 de novembro de 2015

DIA MUNDIAL DA DIABETES

Alimentação

Equivalências de Hidratos de Carbono
A distribuição dos alimentos com HC pelas várias refeições do dia, faz parte do tratamento da diabetes, mas saber quais as quantidades adequadas e mantê-las de dia para dia é igualmente importante.
Para optimizar este aspecto o passo seguinte é aprender a substituir os alimentos ricos em HC uns pelos outros, sem alterar o total recomendado, ou seja aprender as equivalências de HC.
Quando as pessoas tomam  comprimidos para controlar a diabetes, ou fazem doses fixas de insulina, torna-se importante esta consistência em HC nas refeições e ao longo no dia, para que não hajam oscilações na glicemia.
A quantidade total de HC deve ser sempre aconselhada pelo dietista ou nutricionista para cada pessoa, já que depende de vários fatores, entre os quais, a idade, o peso, o género e o nível de atividade física.
Todos estes alimentos nestas quantidades têm os mesmos HC a que chamamos 1 equivalente ou 1 porção de HC.
1 batata pequena tem os mesmos HC do que 2 colheres de  arroz ou massa, ou do que 3 colheres de grão ou feijão, ou do que 6 colheres de ervilhas ou favas.
Isto significa que todos estes alimentos se transformam na mesma quantidade de açúcar tendo o mesmo efeito na subida da glicemia.
Então 2 batatas serão equivalentes ao dobro: a 4 colheres de arroz ou massa, ou a 6 colheres de grão ou feijão ou a 12 colheres de ervilhas ou favas...ou então a 2 colheres de arroz + 3 colheres de feijão...ou a 2 colheres de arroz + 6 colheres de ervilhas.
Observando a tabela a pessoa conclui que pode, por exemplo trocar 2 batatas ou outros alimentos equivalentes a duas batatas por 50 gramas de pão. Ou que pode trocar uma das batatas por 1 peça de fruta.
Uma peça de fruta tem o mesmo total de HC do que uma batata  do tamanho de um ovo ou do que as 25 g de pão, só que os HC da fruta, entre os quais a frutose, têm uma transformação em açúcar mais rápida, por isso, quando se ingere fruta fora das refeições, deve juntar-se  25 gr de pão ou o equivalente em bolachas.
No caso de a fruta ser ingerida à refeição sem que se queira aumentar o total de HC, deve substituir-se um equivalente em HC, por exemplo, uma das batatas por uma peça de fruta. Deste modo o total de HC da refeição permanecerá igual.
Como o pão varia imenso, podendo ser mais ou menos denso, ter mais ou menos fibras, convém ter a certeza do seu peso, para que as trocas sejam bem feitas.
Um copo de leite ou 1 iogurte magro com 0% gordura e 0% açúcar têm também a mesma equivalência em HC e neste caso estamos a falar da lactose - o açúcar do leite.

Não são necessários mais do que 3 copos de leite ou iogurtes por dia.
Fonte:http://www.apdp.pt/a-diabetes/tratamento/alimentacao#equivalências-de-hidratos-de-carbono

Sem comentários:

Enviar um comentário