terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Doentes renais crônicos sem diálise também devem se preocupar com cálcio



Estudo publicado em revista científica alerta pacientes renais para alto e baixo nível de cálcio no sangue

Controlar os níveis de cálcio no sangue em doentes renais crônicos é muito importante, mesmo que eles não necessitem de diálise. É o que sustenta um estudo publicado na revista 'Clinical Journal of the American Society of Nephrology', que mostra que a maior mortalidade nos pacientes com níveis baixos ou altos dessa substância.

Embora as anomalias na quantidade de cálcio no sangue tem sido identificadas como fator de risco de morte nas pessoas com doenças renais crônicas submetidas diálise, ainda não foram encontradas as mesmas evidências nos pacientes que não precisam do procedimento.

Para esclarecer este ponto, os pesquisadores do Veterans Affairs Medical Center Salem, nos Estados Unidos, contaram com a colaboração de 1.243 homens que sofriam de doença renal crônica moderada e avançada, que não precisavam de diálise. Os pacientes foram avaliados entre 1990 e 2007 e submetidos a acompanhamento até 2009.

Os resultados obtidos refletiram que os altos níveis de cálcio no sangue aumentaram a mortalidade entre os doentes, especialmente quando as quantidades elevadas se mantinham durante longos períodos. Em particular, os doentes que apresentaram níveis elevados, aumentaram em 31% o risco de morte, se comparados a pacientes com taxas normais. Por outro lado, uma exposição durante um curto período de tempo a níveis baixos, também aumentou o risco de morte em cerca de 21%.

Tendo em vista esses fatores, os cientistas concluíram que os níveis elevados de cálcio se associam com o aumento da mortalidade a longo prazo, já que poderiam intervir em processos que requerem um maior espaço de tempo para causar danos como a calcificação dos vasos sanguíneos e dos tecidos moles. Enquanto isso, as taxas de cálcio abaixo do normal aumentariam a mortalidade a curto prazo, já que seriam responsáveis por danos notórios em pouco tempo, como as anomalias do ritmo cardíaco.

Os autores explicam que "a hipercalcemia e hipocalcemia aguda estão associadas a um aumento da mortalidade em pacientes do sexo masculino com doença renal crônica independentemente da diálise. Portanto, manter os níveis de cálcio no sangue normais pode ser benéfico para estes pacientes, mas é preciso estudos prospectivos para determinar quais são os níveis séricos de cálcio e como podem atingir esses fatores para se chegar ao melhor potencial terapêutico.

Por fim, os pesquisadores advertem que os tratamentos médicos para induzir a hipercalcemia ou hipocalcemia devem ser avaliados para quaisquer efeitos adversos em ensaios clínicos adequadamente concebidos.
Fonte:
http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/4238/ciencia-e-tecnologia/doentes-renais-cronicos-sem-dialise-tambem-devem-se-preocupar-com-calcio

1 comentário:

  1. Oi!! Tudo bem eu sou tec. em enfermagem e em agosto me formei em Nutrição,trab. na clinica de rins a 8 anos como tec. e agora estou tendo a chance de trab. como Nutri adoro trab. com pacientes renais e aqui na clinica todos fazem parte da nossa família, foi um prazer te conhecer, abraços....

    ResponderEliminar