terça-feira, 30 de julho de 2013

Estenose de JUP

O QUE É ESTENOSE DA JUNÇÃO URETERO-PIÉLICA (ESTENOSE DE JUP)?
A urina formada pelos rins é drenada para os cálices renais que, por sua vez, se confluem e formam a pelve renal. A pelve renal é caracterizada por ser como um funil, drenando a urina provinda dos cálices renais para o ureter (tubo que leva urina do rim até a bexiga).
A Estenose da Junção Uretero-Piélica (Estenose de JUP) é um estreitamento congênito no local onde ocorre a junção entre a pelve renal e o ureter.
Esse estreitamento (Estenose da JUP) impede com que aja uma drenagem apropriada da urina do rim para o ureter, fazendo com que essa urina se acumule no rim, causando a uma condição conhecida com hidronefrose (dilatação sistema coletor renal).
A Estenose de JUP ocorre em cerca de 1 a cada 1000 a 1500 recém-nascidos, sendo 2 vezes mais comuns no sexo masculino e podendo ser bilatral em 5 a 15% dos casos.
O grau de obstrução varia de caso para caso, por isso algumas crianças precisam de cirurgia e outras não.
COMO SE FAZ O DIAGNÓSTICO DE ESTENOSE DE JUP?
Até pouco tempo atrás os diagnóstico era feito depois do paciente apresentar algum sintoma como dor abdominal, infecção urinária, hematúria (sangue na urina) ou massa palpável no abdome. Hoje em dia, o diagnóstico geralmente é feito ainda durante a gravidez, através do ultrassom.A Estenose de JUP é principal causa de dilatação renal fetal diagnosticada durante a gestação.Após o nascimento, o recém-nascido deve ser investigado com uma série de exames:
· Ultrassom renal (US) – Serve para visualizar os rins e todo sistema urinário, é um exame simples e pouco invasivo para criança;
· Uretrocistografia Miccional (UCGM) – Um pequeno cateter é colocado na bexiga através da uretra. Um líquido com contraste é infundido por esse cateter. Rx são feitos com a bexiga cheia e durante a micção. Este exame serve para avaliar se não há também refluxo vésico-ureteral.
· Cintilografia renal com MAG3 – Um líquido é injetado através de uma veia e imagens são obtidas com uso de uma câmara especial. Esse exame serve para ver se os rins estão funcionando bem e, através de um gráfico, mostra se existe obstrução no rim com suspeita de Estenose de JUP.
COMO TRATAR A ESTENOSE DE JUP?
O tratamento da Estenose de JUP pode ser feito basicamente de duas maneiras, ou através da cirurgia (Pieloplastia) ou da observação clínica (acompanhamento da criança periodiacamente através da repetição dos exames).
A escolha do melhor tratamento irá depender do resultado dos exames citados acima. Antes de definirmos qual tratamento será mais apropriado para seu filho, precisamos avaliar vários fatores, como:
· Grau de dilatação e obstrução renal;
· Função do rim afetado;
· Se há possibilidade de melhora com a cirurgia ou, pelo menos, estabilazação da função renal;
· Se, optando pelo tratamento clínico, o rim não irá apresentar piora da sua função;
· Se a criança tem dor ou infecção urinária de repetição;
· TRATAMENTO CIRÚRGICO: O tratamento cirúrgico está indicado em cerca de 1/3 dos casos e visa retirar a região de estenose, fazendo uma plástica na pelve renal. A cirurgia é feita sob anestesia geral e através de uma pequena incisão feita nas costas ou do lado, abaixo das costelas. Através desta incisão, retira-se a aréa de estenose e realiza-se uma plástica na pelve renal, imendando-a novamente com ureter. Deixa-se um pequeno dreno comunicando a região operada com o lado externo.
Imediatamente após a cirurgia, a criança receberá soro, que será retirado tão logo ela comece a se alimentar O tempo de médio de permanência no hospital é de 2 a 3 dias.
· TRATAMENTO CLÍNICO: O tratamento clínico é feito através da observação permanente, repetindo-se os exames de US e Cintilografia periodicamente e comparando-os com os exames anteriores, com o objetivo de acompanhar a função renal e o grau de dilatação e obstrução do rim. Caso durante essa observação for notado piora, a cirurgia estará indicado.

68 comentários:

  1. Aos 16 anos descobriram que eu tinha a estenose. Sofri muito, muita dor. Sinto até hoje, mesmo depois da cirurgia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa madrugada. por favor me informe o nome da cirurgia que voce fez. pois fiz uma cirurgia e infelizmente o outro rim está afetado. Desde já agradeço. Cro.

      Eliminar
  2. Bom Dia...meu filho de quinze anos foi diagnosticado com estenose em junho e em julho fez a cirurgia as pressas pois as dores eram muito forte a ponto de os médicos entrarem com morfina,mas ontem ele começou a sentir dores,cólicas é normal isso acontecer pois ele está com medo e eu também,ele está se preparando pra fazer outra cirurgia agora de hérnia umbilical me ajude a tirar está dúvida Obrigado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Noite...venho depois de 11 meses que meu filho fez a cirurgia de estenose de jup foram longos meses vendo o meu filho hoje com 16 anos sentindo cólicas fortes amanhã mue filho vai ser internado para o médico dele vai colocar outro cateter por 4 meses pra ver se vai ser necessário refazer a cirurgia não sei mas o que fazer...

      Eliminar
    2. Boa noite
      Bia vou esta aqui a rezar para que corra tudo bem e que seu filho fique bom logo bejio

      Eliminar
    3. Tenho estenose de JUP
      Quem puder conversar comigo
      31 985898955

      Eliminar
    4. Eu tbm fiz a cirurgia de estenose de jup quando tinha 16 anos, hoje tô com 25 anos e vou ter que refazer a cirugia, .

      Eliminar
  3. Resposta ao comentário da Bia
    Boa tarde li atentamente o seu comentário, mas infelizmente não posso ajudar pois nunca tive dores ou cólicas.
    Só lhe posso aconselhar a falar como o médico dele ou pedir apenião a outro médico. ~
    Espero que me di noticias do estado de saude do seu filho e espero que melhor logo.
    Doente Renal (Fátima)

    ResponderEliminar
  4. Boa noite
    Meu filho de 3 anos tem estenose no rim direito na ultima semana ele fez uma urografia excretora e o rim direito demorou mais de 3 horas para eliminar o contraste será necessário fazer cirurgia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde li atentamente o seu comentário.
      Pois mas não posso ajudar pois não estou dentro desse assunto.
      Desejo as melhoras do seu filho.

      Eliminar
    2. Gostaria de saber eu tenho dor parece uma bola no lado esquerdo o medico disse que estenose de jup se e assim a sua dor obrigado


      Eliminar
  5. Boa tarde!!Descobri a estenose no ano passado,com 43 anos, fiz a cintilografia e o rim funciona normalmente, a estenose é leve no ureter.Gostaria de saber quais cuidados deve ter? Como alimentação,etc.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde,faz anos que sofria com os rim direito,essa semana recebi diagnóstico de estenose de jup, estou com muita dor, o médico me encaminhou para um cirurgião especialista, mora em cajazeiras sertão da Paraíba, não sei onde encontrar um hospital,me ajude por favor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vitória eu não moro no seu país, mas vou publicar um pedido de ajuda, preciso é que me envie o seu e-mail para eu dar a que a possa ajudar, desejo-lhe as suas melhoras e vá dando noticias.

      Eliminar
    2. Vitória fique em paz, é uma cirurgia de "correção", fiz ela quando tinha 13 meses de vida e hoje tenho 16 anos e vivo bem, só sinto um encomodo quando bebo mt liquido rapido demais, seu uru ou nefro te explicara melhor, eu sou de SP fui operada num hospital bom daqui. Vai dar tudo certo!! Deus abençoe!!

      Eliminar
    3. Oi Vitória, faz um mês que fiz minha cirurgia de estenose de jup, com um uro muito bom no hospital português, Recife/PE, qualquer dúvida envie seu e-mail, melhoras e vai da tudo certo.

      Eliminar
    4. Dr. Luís Otávio Torres. Hospital do Servidor Público, Belo Horizonte. Lá informam onde mais ele atende. É ótimo. Atende planos de saúde. Cirurgião urologista.

      Eliminar
    5. Boa tarde .Alguém pode indicar um cirurgião de estenose de JUP em Recife-pe?

      Eliminar
    6. Também estou em Recife procurando cirurgião p/ estenose JUP. Já vi alguns. Caso alguém daqui queira trocar ideias sobre meu email é edugvm@hotmail.com . Fico à disposição.

      Eduardo

      Eliminar
  7. Tenho estenose de jup bilateral foi diagnosticado com 12 anos so que os médicos falava que era rins policisticos e fui tratando com sulfa profilático ai com 25anos decobri que era estenose de jup fiz a cirurgia e graças a Deus estou bem mais não consigo fazer muito esforços físicos meus rins dilataram muito o cirurgião disse que já tinha visto rin do tamanho do meu mais funcionando nenhum tem 3anos que fiz a cirugia de uma so vez fez os 2 ele disse que já ia sair da mesa pra dialise graças a Deus nunca precisou e espero que não so que estava encostado pelo inss 2,8meses me liberou de novo e não consigo voltar as minhas funções será que tenho direito apesar que sinto muitos sintomas pressão descontrolada cólicas e eles falam que a gente já perde função com o passar do tempo e o meu mostra mais e nos exames de imagens cintilografia e muito grande os meus rins. Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  8. Tenho estenose de jup bilateral

    ResponderEliminar
  9. Olá me chamo Elaine tenho um bebê de 10 meses desde que eu descobri que ele vinha a ter uma dilatação quando ainda estava grávida corri atrás de tudo tive na gestação diabetes gestacional miomatose uterina útero bicorne e várias outras coisa meu filho nasceu com 38 semana e 4 dias magrinho pesava 2.260 fiz todos esses exames a longo desse período us dpta dmsa e o do cateter na uretra tbm uma resonancia magnética com sedação só que é muito sofrimento pra um bebê ele desde dos 4 meses toma cefalexina todo dia a médica cirugia agora que opera ele que opera em maio justo mês que ele completa 1 ano estou morta de medo ela que por uma nefrostomia é uma sonda acho q vc deve sabe talvez ele precise ou nau o corte vai se nas costas ela vai reconstitui o rim esquerdo dele ele só tem de função renal 23 porcento ela que preserva isso mas nau sei morro de medo até porque tem nestecia geral e talz toda cirugia tem riscos me ajudem faço ou nau é o que entende sobre isso agradecida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elaine não sei o que lhe dizer a não ser que desejo que corra tudo bem e que seu bebé fique curado logo.
      Nunca ouvi falar do tratamento para a doença dele e neste momento não tenho com que me aconselhar.
      Dei noticia sim força

      Eliminar
    2. Obg ele vai si interna dia 14 e vai fazer a cirugia pieloplastia aberta com nefroctomia Obg por tudo

      Eliminar
    3. Faça estou passando pela mesma situação meu filho fez a cirurgia e ate agots esta bem. Graças a deus

      Eliminar
  10. MEU FILHO DE 7 ANOS FOI DIAGNOSTICADO COM ESTENOSE DE JUP, MAS ELE SÓ TEM UM RIN
    ELE TEM QUE FAZER CIRURGIA
    ALGUÉM QUE JÁ FEZ PODERIA ME INFORMAR SE DEPOIS DA CRURGIA TUDO FICOU NORMAL
    A DLATAÇÃO FOI CONTROLADA DEPOIS DA CIRURGIA
    PRECISO DE UMA PALAVRA DE ALGUEM QUE JÁ PASSOU POR ISTO
    OBRIGADA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o médico dele optou pela Pieloplastia com certeza é porque a cirurgia resolveria o problema dele. Fica confiante, tu só dará certo ❤

      Eliminar
    2. Olá, seu filho já fez a cirurgia? Minha filha tbm tem apenas um rim e vai fazer essa semana uma pieloplastia pra corrigir a hidronefrose.

      Eliminar
    3. Gostaria de saber....como seus filhos estão hoje ???

      Meu filho tem 2 anos, ele também tem rim único com discreta dilatação ...

      Quarta-feira ele tem consulta, para médica ver a urografia que ele fez para definir o que fazer....

      Eliminar
  11. Olá. fui diagnosticada com estenose de JUP. Mas li no exame que aparece algo como, leve. Tenho dores, pedras no mesmo rim da estenose e infecção de repetição. Alguém pode me dizer, se mesmo sendo considerado leve é necessário a cirurgia? Obrigada...

    ResponderEliminar
  12. Olá Fátima! Me chamo Gabriela e tenho 17 anos. Em março de 2014 quando eu estava grávida de 3 meses, senti dores e fui para o ps. Fiquei internada e descobri uma estenose de jup no rim direito e vários cálculos no rim esquerdo. Fiz duas cirurgias no canal da urina pra retirada de pedras que desceram no canal, detalhe, fiz essas duas cirurgias grávida.. Essa estenose do rim direito é de nascença, e infelizmente descobri ela tarde demais. A Pieloplastia resolve em rins até com 15% de função, e essa função é detectada através da Cintilografia, fiz a mesma duas vezes, e nas duas deu 8% de função, ou seja, a pieloplastia não iria adiantar. Então eu tive meu filho, me recuperei da cesárea, se passaram 10 meses... Então, continuava lá meu rim esquerdo cheio de pedras, eu sentindo cólicas renais, e meu rim direito com a estenose de junção. Então fui ao hospital pra quebrar 7 pedras na máquina. Se passou um mês e já tinha se formado mais 4 pedras no rim esquerdo, então meu médico me receitou o Magnem B6 para dissolver as pedras, faço uso contínuo do mesmo, e terei que tomar durante 6meses/1anos. Então fomos para o rim direito com a estenose de jup, meu médico optou pela remoção do rim direito, porque se ele ficar aqui pode dar infecção generalizada ou até tumor. Irei fazer uma Nefrectomia simples essa semana. Meu único medo é a dor do pós operatório, que o médico mesmo me disse que é forte.. Mais se Deus quiser dará tudo certo pra mim, pra você, pra todos nós. Fique com Deus ❤

    ResponderEliminar
  13. Olá Fátima! Me chamo Gabriela e tenho 17 anos. Em março de 2014 quando eu estava grávida de 3 meses, senti dores e fui para o ps. Fiquei internada e descobri uma estenose de jup no rim direito e vários cálculos no rim esquerdo. Fiz duas cirurgias no canal da urina pra retirada de pedras que desceram no canal, detalhe, fiz essas duas cirurgias grávida.. Essa estenose do rim direito é de nascença, e infelizmente descobri ela tarde demais. A Pieloplastia resolve em rins até com 15% de função, e essa função é detectada através da Cintilografia, fiz a mesma duas vezes, e nas duas deu 8% de função, ou seja, a pieloplastia não iria adiantar. Então eu tive meu filho, me recuperei da cesárea, se passaram 10 meses... Então, continuava lá meu rim esquerdo cheio de pedras, eu sentindo cólicas renais, e meu rim direito com a estenose de junção. Então fui ao hospital pra quebrar 7 pedras na máquina. Se passou um mês e já tinha se formado mais 4 pedras no rim esquerdo, então meu médico me receitou o Magnem B6 para dissolver as pedras, faço uso contínuo do mesmo, e terei que tomar durante 6meses/1anos. Então fomos para o rim direito com a estenose de jup, meu médico optou pela remoção do rim direito, porque se ele ficar aqui pode dar infecção generalizada ou até tumor. Irei fazer uma Nefrectomia simples essa semana. Meu único medo é a dor do pós operatório, que o médico mesmo me disse que é forte.. Mais se Deus quiser dará tudo certo pra mim, pra você, pra todos nós. Fique com Deus ❤

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde me chamo Adriana e tenho um filho de 11anos que foi diagnosticado ano passado com estenose de JUP, ele realizou varios exames e até então estava tratando no ambulatório porém ele começou sentir muitas dores e pedras no rim, o urologista que o estava tratando recomendou a cirurgia porém ele não faz em crianças e me recomendou outro profissional, dia 20/08/2015 ele tem consulta com o cirurgião agora é só esperar no que dá confiando em Deus!!!

    ResponderEliminar
  15. Boa noite, tenho estenose de jup já operei 3 vezes do lado esquerdo e agora depois de 20anos voltou só que foi no rins direito fui submetida a uma obstrução da ureta fiquei com Catete, um mês voltei ao médico falei de quero fazer uma urografia excretora para ver como ficou fiz para minha supressa meu Rins esquerdo não está drenado dr falou meu Deus não entendi tem um mês que VC operou do direito, vamos fazer uma cintilografia para ver a função do Rins É agora o que fazer sou de Marabá Pará. Me chamo Habia santos.

    ResponderEliminar
  16. Gostaria de saber como é feito o diagnóstico, pois o médico disse q posso estar com estenose de Jup ou cálculo rádiotransparente, pois fiz uma tomografia e apareceu hidrofenose e nenhum cálculo obstruindo o ureter. Agora ele indicou uma ressonância, porém o resultado não parece ser 100%. Estou desesperado pois não tenho condições de fazer a cirurgia que está em torno de 11 mil reais e se eu esperar pelo SUS posso perder meu rim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caso foi parecido com o seu, o médico optou por fazer uma urografia,e o resultado foi bom, descobriram oque era . Já fazem 60 dias que operei e o valor da cirurgia foi de 3500.
      Assim o risco de se perder o rim segundo meu médico. .

      Eliminar
  17. Gabriel Juno
    Olá Boa Tarde.
    Fui diagnosticado com Estenose de JUP bilateral, sentia uma dor aguda no pé da barriga, quando o Clinico Geral me pediu um ressonância e constou que eu tinha o canal do ureter dilatado. Me encaminhou para o Urologista que solicitou o exame com cintilografia. Foi diagnosticado que o meu rim esta com um retardo de funcionamento de 80% e que não era necessário operar, também pediu para que eu fizesse dois estudos dinâmicos dos rins mais o meu convenio não cobria, agora que passou a carência estou aguardando a consulta para solicitar novamente os exames de estudo dinâmico. Gostaria de saber pela experiência de alguém por qual grau de risco que passo, não sinto mais dores agudas, mas de vez em quando sinto pontadas nos rins e o médico disse que eu iria sentir isso.

    ResponderEliminar
  18. Elane me diga o resultado, meu filho TB está doente

    ResponderEliminar
  19. Olá Boa noite
    Operei meu rim dia 24 de Julho de 2015 sinto todo mês infecção urinária
    Vou ao médico e ele fala que a cirurgia deu tudo certo e porque tanta infecção e também sinto dores que até hj não passa vivo através de dipirina hj estou com infecção urinária amanhã vou ao médico e ele me receita ciproflaxino
    Eu tinha estenose de jul rim esquerdo

    ResponderEliminar
  20. Descobri q tenho estenose aos 20 anos, e queria saber se depois q eu fizer a cirurgia se eu ficaria com algum tudo amostra na minha barriga? Ou se só ficaria por um período ou pro resto da vida?

    ResponderEliminar
  21. oi Descobri que estou com estenose tenho 23 anos fiz a cintilografia deu 10% só de funcionamento, o medico falo que teria que faz uma cirurgia para colocar um cateter para liberar a urina, pois na outra semana descobrir que estava gravida estou com muito medo pq sinto muito dor na barriga na lombar, gostaria de saber se alguém sabe se pode prejudicar a saúde do meu bebe? se tem algum tratamento ?

    ResponderEliminar
  22. Olá
    O que aconselho a fazer ter a tensão arterial controlada não pegar em pesos e muito descanso.
    Mais importante a qual quer dor, ou sangramento . ou tensão arterial elevada vai imediatamente ao médico.
    Não sou médica mas sei do que estou a falar, não a quero a sustar só quero que se previna que foi coisa que eu não fiz.
    peço que vá dando novidades sou a criadora do blog.

    ResponderEliminar
  23. Olá,
    Tenho um bebê de 05 meses que fará pieloplastia no inicio do mês de novembro. No momento da operação o médico vai decidir se vai manter o rim ou se fará a retirada total (se estiver abaixo de 15% de função renal), visto que no exame a função renal está em 27%. Alguma mãe já passou por situação semelhante, para me contar como foi o pós operatório?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem? Seu bebê já fez a cirurgia? O meu vai fazer nesta sexta-feira...

      Eliminar
    2. Ola seu filho fez a cirurgia?

      Eliminar
  24. Boa tarde! Na próxima segunda vou fazer a cintilografia dinamica para ter a certeza de q tenho a estenose de JUP , minha pergunta é...se o médico optar pela cirurgia deixando claro q tenho hidronefrose e calculo renal consigo o auxílio doença pela previdencia? Vc sabe me informar? Vc fez a cirurgia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,já pegou o resultado da sua cintilografia?

      Eliminar
  25. em abril desse ano fui dianosticado com estenose de jup.meu medico mim indicou a cirugia,mais fiquei com muito medo.agora resolvir fazer a cirugia,estou fazendo os exames de tomografia e cintilografia,começei a sentir dores no rin .agora estou decidido fazer a cirugia.

    ResponderEliminar
  26. ei boa noite, amanhã farei as 7:00 horas da manhã a colocação do duplo J e retirada de cistos, no rim esquerdo eu tem uma anomalia é virado e o ano de 2011 retirei um adenoma de supra renal no direito, senti dores o tempo todo e cólicas, mas não sabia que era, agora quero deixar que farei e postarei aqui o meu passo a passo, até fiquem com Deus e rezem por mim. bjus

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde, Sou Lucas e tenho 28 anos, descobri que tenho Estenose no rim direito, fiz a cirurgia e fiquei 1 mes com duplo j, mas fazem 2 meses da cirurgia, mas as vezes sinto umas dores pequenas, penso que pode ser psicologico. Alguem já sentiu isso ? é Normal ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho 35 anos, fiz a cirurgia aos 33, ainda sinto pontadas nos rins, creio que seja normal, espero que sim, rs

      Eliminar
  28. Prezado, boa noite!

    Tenho estenose de JUP no rin esquerdo, ainda tenho que operar. A pouco tempo doeu pesado por 2 dias, e agora a urina escureceu e as vezes sanguinolenta. To afim de operar. Poderia falar mais da cirurgia e pós-operatório?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  29. Oie meu nome é Liliane Tenho 21 anos deco todo na gravidez que tinha estenose de jup Deise de nascencia preciso que me ajude pois já tem um ano que eu fiz a cirurgia e tenho trinta pedras no rins esquerdo onde eu fiz a cirurgia da estenose e no rim direito já encontrou alguns cálculos na vesícula biliar também tem uma filha de 2 anos sofreu muito de dor e onde eu fiz a cirurgia às vezes fica inchada tenho muitas infecções urinárias repetindo preciso que me ajudem o que pode ser

    ResponderEliminar
  30. Alguém sabe me informar qual o valor da cirurgia para a correção da estenose de jup? Meu filho tem q fazer. Ele tem apenas 6anos. Me passem o valor. Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde quando fiz a minha em 2014 em cascavel no Paraná na epoca era 18,000.00 mil aqui

      Eliminar
  31. Você sabe me dizer se a estenose de JUP é considerado uma deficiência no caso de concurso público?

    ResponderEliminar
  32. Você sabe me dizer se a estenose de jup é considerada uma deficiência no caso de concurso público?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que no caso, apesar das dores, não cabe a desculpa.

      Eliminar
  33. Olá, descobri no início desse ano que tenho estenose de JUP Bilateral e cálculo no rim direito. Os dois rins estão dilatados, porém o rim direito é o que está mais delicado. Minha cirurgia já está agendada para o fim desse mês de Junho /2017 (pelo convênio), sendo realizada primeiramente apenas no rim direito, e depois iremos marcar nova cirurgia para o rim esquerdo. Como eu descobri? Quando eu era pequena tinha muita infecção urinária repetitiva mas nunca detectaram, e recentemente quando eu casei, passei a ter infecção urinária repetitiva novamente, passei com a ginecologista e ela me pediu um USG das vias urinarias, a médica que fez meu exame me indicou procurar um nefrologista pois eu tinha suspeita de RIM POLICISTICO, procurei uma nefro e descobri que na verdade era a Estenose de JUP e o cálculo. Tenho 22 anos quase não sinto dores, é muito raro, e há um bom tempo tbm não tenho mais infecção de urina. Enfim, a médica me recomendou o Urologista Dr. Pedro Cortado, que me atende no Hospital Beneficência Portuguesa de SP e ele é quem fará minha cirurgia. O Urologista me informou que a cirurgia será a laser e por laparoscopia, tranquilizando-me por não ser tão invasiva e não ser necessário cortes no corpo. Até aqui não tive restrições alimentares e tenho um gato o qual ele disse que não há problema de proximidade no processo pos operatório. Tbm disse que a recuperação geralmente é rápida, podendo voltar as atividades com 1 semana de operada. Outro detalhe, tbm tenho traço de anemia falsiforme e não havera

    ResponderEliminar
  34. Como é qual medicamentos podemos tomar para amenizar a dor? Ou há algum procedimento há ser feito em casa?

    ResponderEliminar
  35. Olá boa noite. Faz 5 meses que descobre que tenho estenose de jup e pedras no rim esquerdo . Quem pode me dizer quanto tempo ficar com este problema eu corro o risco de ter complicações por demorar de fazer a cirurgia ?

    ResponderEliminar
  36. Maravilhoso encontrar esse blog e ver os relatos aqui,saber que não está sozinha nessa. Tenho cálculo renal de repetição desde 12 anos de idade. Hoje com 35 anos, descobri que tenho estenose de Jup,essa semana farei uma Cintilografia e Uroressonância para confirmar. Mas infelizmente não tenho plano de saúde e estou passando pela consulta particular. Não sei como fazer se for operar realmente. Alguém do Rio de Janeiro,que tenha passado pela cirurgia e saiba me informar valores?

    ResponderEliminar
  37. olá meu nome é Deyse , minha filha foi diagnosticada desde da gestação com HIDRONEFROSE COM ESTENOSE DA JUP ... operou com um ano de vida fez a pileoplatica renal hje estar com 5 anos e depois de 4 anos operada ela voltou a ter infecção urinaria deu baixa porem estou muito preocupada de ter alguma coisa relacionada ao rins . ela tem uma vida normal ativa . mais estou aflita .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha filha operou com 1ano de idade e Agora 9meses após cirurgia voltou a fazer infecção de repetição

      Eliminar
  38. Boa tarde Amigos, tenho estenose de jup bilateral de nascença,desde então tenho tido milhares de infecções urinárias, até que aos 32 anos fui diagnosticado com essa patologia, hoje aos 37 anos ainda sofro com infecções urinárias de repetição, porém não fiz cirurgia, não tenho convênio médico, então terei que apelar para o sus, e torcer para que de certo!

    ResponderEliminar
  39. Olá meu nome é Bruno, tenho 22 anos, há cerca de um ano fui diagnosticado com estenose de jup no rim direito, essa semana farei a cintilografia, meu urologista disse que dependendo do resultado talvez tenha que remover o meu rim. O meu medo vem que já vi relatos de outras pessoas que além da remoção de um rim, acabaram tendo insuficiência no outro normal

    ResponderEliminar
  40. Meu nome é Tatiane, tenho um bb que a cerca de um ano foi diagnosticado com hidronefrose com estenose de jup. Gostaria que vc me passasse mais informações

    ResponderEliminar
  41. Boa Noite.
    Eu sempre sofri com cólicas renais constantes, e através de uma USG, uma médica me tratou como cálculo renal. Entretanto, continuei com as constantes cólicas. Certo dia, um médico excelente solicitou uma tomografia onde foi diagnosticado estenose de JUP. Estou em acompanhamento com o urologista, fiz a cintilografia DTPA, estou aguardando o resultado para retornar ao meu urologista e aguardar a cirurgia. Ainda sofro com dores, mas elas têm se tornado tão frequentes que até já me acostumei.
    Detalhe: Tudo está fluindo rapidamente, e é pelo SUS. Ainda teria que fazer a cintilografia DMSA, mas não vou esperar tanto tempo.

    ResponderEliminar