domingo, 8 de setembro de 2013

NUTRIÇÃO EM HEMODIÁLISE

Uma alimentação correta é fundamental para a saúde. Para o doente que faz Hemodiálise (HD), Diálise Peritoneal ou Transplantado, uma alimentação equilibrada irá melhorar a sua qualidade de vida.
Uma dieta especial é parte integrante do seu tratamento.
A Hemodiálise consiste num tratamento de substituição do rim (rim artificial) que realiza o processo de filtração do sangue, ou seja, remove substâncias tóxicas e os excessos de líquido no sangue.
As principais preocupações para o doente em HD dizem respeito à quantidade de energia, proteína, potássio, fósforo, sódio e água que devem ingerir.
De uma forma geral, para doentes clinicamente estáveis em HD, as recomendações energéticas são as mesmas que o individuo saudável terá que ter para manutenção de peso.
Doentes com idade acima dos 60 anos apresentam um gasto energético mais baixo, mas também é recomendado um aporte calórico mais baixo em doentes nos quais seja benéfico uma perda de peso.

Proteínas

Uma das principais preocupações é evitar que os doentes em HD desnutram, pois muitas vezes estes mantêm a dieta pré-diálise, que consiste numa dieta baixa em proteínas, com o objectivo de preservar o mais possível a função renal.
Quando o doente inicia o tratamento de substituição (HD), a dieta torna-se mais liberal, sendo necessário aumentar a ingestão diária de proteínas para compensar as perdas para o líquido dialisador.
Nestes casos recomenda-se a ingestão diária de 1,2g/Kg/dia de proteínas. Torna-se então necessário, aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas como: carne, peixe, ovos, leite e derivados.

Potássio

O Potássio é um mineral existente em muitos alimentos, e que desempenha funções muito importantes no organismo, como a regulação das contrações musculares, incluindo as contrações cardíacas.
Na Insuficiência Renal Crónica (IRC), os rins reduzem a capacidade de excreção de potássio. A concentração de potássio deve variar entre 3,5 a 5,5 mEq/L. Concentrações elevadas deste mineral (hipercalémia), podem ser perigosas para o doente, podendo provocar diminuição da força muscular bem como problemas cardíacos graves.

Para evitar elevadas concentrações de potássio no sangue, o doente deve conhecer os alimentos com maior teor de potássio, assim como algumas técnicas de redução do teor de potássio nos alimentos.

 


Dieta saudável





Sem comentários:

Enviar um comentário