quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Determinações

A análise de urina consiste na sua observação à vista desarmada e na determinação do seu conteúdo através de técnicas físico-químicas e biológicas. Embora apenas se possa efectuar uma análise completa no laboratório, pois é preciso contar com determinados reagentes e instrumentos especiais, existem algumas determinações que podem ser efectuadas pelo paciente na sua própria casa através de fitas reactivas adquiridas na farmácia.

Densidade. Determina-se através do cálculo do peso específico de água na urina, que normalmente se situa nos 1 100. Costuma ser medida através da amostra de uma determinada quantidade de urina recolhida ao longo das 24 horas, de modo a eliminar as variações produzidas durante o dia.

Medição do pH. Corresponde à determinação do grau de acidez da urina. Normalmente, a urina é mais ácida quando está. fresca (pH entre 5,5 e 6,2), embora possa tornar-se alcalina quando conservada durante algumas horas.

Glicose. Em condições normais, a urina não contém glicose; porém, pode-se produzir uma glicosúria (presença de glicose na urina) quando existem níveis elevados de glicemia (concentração de glicose no sangue).

Proteínas. A eliminação de proteínas pela urina (proteinúria) é mínima, inferior a 40 mg/24 horas, embora possa ser mais elevada perante determinadas doenças.

Ureia. Como a ureia é um dos principais resíduos eliminados pela urina, proveniente do metabolismo das proteínas, a sua taxa de eliminação, normalmente entre os 20 e os 30 g/24 horas, é um bom indicador do funcionamento renal.

Creatinina. A medição da creatinina urinária realiza-se com frequência, pois permite comprovar se a recolha de urina foi correcta, o que fornece indicações precisas sobre o funcionamento renal. Para medir a densidade de creatinina, reflexo do funcionamento da depuração renal, necessária uma amostra recolhida ao longo de 3 horas. O valor normal é de 150 mg ou 1,3 mmol em 24 horas.

Ionograma urinário. Consiste na determinação do conteúdo de diversos iões (como o sódio, o potássio e o cloro) na urina, o que fornece dados úteis para o estudo de doenças do equilíbrio hidrossalino e de diversas doenças renais ou cardíacas.

Sedimento urinário. Corresponde à observação microscópica do resíduo sólido obtido após se deixar a urina em repouso ou ao centrifugá-la. Em condições normais, é possível encontrar uma quantidade limitada de glóbulos vermelhos, de glóbulos brancos, de algumas células libertadas pelo epitélio das vias urinárias e uma reduzida quantidade de cristais de urato de sódio. Considera-se anómala a detecção de um número elevado de glóbulos vermelhos (hematúria), de glóbulos brancos (leucocitúria) e de cristais de diversos tipos.
Fonte:http
://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=278

Sem comentários:

Enviar um comentário