terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Hipertensão arterial sistêmica (pressão alta)Por Simone Biacchi Prass. Visualizada 10943 vezes

A Hipertensão é uma doença multifatorial que causa lesão dos chamados órgãos-alvo (coração, cérebro, vasos, rins e retina) e é causada pela insuficiência cardíaca e má circulação do sangue (devido à aterosclerose). Ela pode ser provocada e/ou acelerada por fatores como alto consumo de sal na alimentação e fatores emocionais (estresse, nervosismo), entre outros. Seu diagnóstico é difícil por ser uma doença que não exterioriza os sintomas. Apenas sintomas relacionados podem ser identificados como dor de cabeça geralmente pela manhã, tonturas, palpitações e ansiedade.


A pessoa apresenta pressão alta quando sua pressão sistólica está acima de 140 mm Hg e/ou quando sua pressão diastólica encontra-se acima de 90 mm Hg ou, em outras palavras, acima de 14 por 9.


Para complementar, a pressão sistólica é sempre o maior valor (pressão que o coração faz para se contrair a fim de bombear o sangue para os vasos) e a diastólica é sempre o menor valor (pressão que o coração faz para se dilatar para receber o sangue dos vasos).
Fonte:http://www.nutricaoativa.com.br/conteudo.php?id=69

Sem comentários:

Enviar um comentário