quarta-feira, 28 de março de 2012

O que é a Endometriose

O que é a Endometriose
por SusanaFonseca em Qua Maio 12, 2010 9:22 am




A Endometriose é uma doença com tamanha expressão, que é hoje reconhecida como uma doença social. O seu impacto na sociedade é tremendo e é considerada como um grave problema de saúde pública.


Estima-se em aproximadamente oito anos o tempo que medeia entre os sintomas e o diagnóstico. E se após o diagnóstico, não for instituído um tratamento adequado a Endometriose continua a sua progressão. Sobretudo em fase mais avançada da doença, onde a cirurgia é inevitável. Porque a Endometriose é uma doença progressiva


O endométrio é a parte do revestimento interno do útero. Pela acção hormonal no ciclo menstrual, o endométrio sofre um processo cíclico de regeneração e descamação. Esta descamação provoca a menstruação e com ela são recicladas as glândulas e o estroma que compõe o endométrio. Em caso de gravidez, é ao endométrio que cabe a responsabilidade de uma boa implantação do óvulo fertilizado para manutenção da gravidez.


Quando as células que compõem o endométrio se encontram fora da parte interna do útero, implantando-se noutros locais (peritoneu pélvico, ovários, recto, bexiga, apêndice, intestinos, diafragma, etc.), dá-se o processo de Endometriose.


Um caso particular de Endometriose resulta da invasão do miométrio (parte muscular do útero), por endométrio. A isto chama-se Endometriose Interna ou Adenomiose que é também uma forma frequente de Endometriose.


Os casos particulares, mas menos frequentes, estão relacionados com Endometriose à distância em órgãos fora da cavidade abdominal, tal como o pulmão, o nariz ou a pele.


Incidência e prevalência
O número de mulheres que hoje em dia sofrem de Endometriose é de aproximadamente 10% da população. Este número tem aumentado nos últimos anos provavelmente devido a efeitos ambientais (por exemplo, as dioxinas) sobre a génese da doença.


Calcula-se que 25 a 45% das mulheres com infertilidade têm endometriose.


Em mulheres com dor, tantas vezes incapacitante, calcula-se que a endometriose atinja 54% desse grupo de mulheres.


Em mulheres com dor, tantas vezes incapacitante, calcula-se que a endometriose atinja 54% desse grupo de mulheres.


Nos EUA cerca de 4 em cada 1000 mulheres entre os 15 e os 64 anos são hospitalizadas cada ano devido a endometriose, o que representa um número maior do que acontece por exemplo, no cancro da mama.


Por outro lado, algumas mulheres com endometriose são incompreensivelmente assintomáticas.


Etiologia
A origem da endometriose é, ainda hoje um pouco controversa. Várias hipóteses foram formuladas. Porém, pensa-se que diversos tipos de endometriose possam ter origens diferentes.


A teoria de Sampson
A menstruação retrógrada através das trompas, que ocorre em maior ou menor grau em muitas mulheres, leva à implantação de tecido do endométrio na pelve.


Embora datada já de 1927, esta teoria tem a particularidade de simplificar a origem da doença. No entanto, estudos recentes parecem concluir que estes implantes retrógrados necessitaram de estímulos externos para em vez de envolver, progredirem para uma doença autónoma. Entre esses estímulos encontram-se factores genéticos (mães, filhas), hormonais (níveis elevados de estrogéneos com menstruações abundantes), racicos (raça Caucasiana apresenta um risco maior) e ambientais (onde as dioxinas jogam um papel muito importante) ou sociais (stress).


Metaplasia Celónica
Corresponde a uma transformação do epitélio celónico durante a fase do desenvolvimento embrionário.


Isto justifica os casos de endometriose na puberdade, em mulheres que nunca menstruaram, ou em locais distantes já referenciados.


Teoria Tumoral
Apoiada na teoria de Sampson e nas agressões ambientais parece começar a comprovar-se que certas formas de endometriose grave (quistos dos ovários, mas sobretudo tumores endometrióticos do recto, da sigmoideia, e da bexiga) resultam da presença de células endometriais em locais anómalos, que ao serem estimuladas por mecanismos complexos, desenvolveriam (por via de neoangiogénese) os tumores agressivos de endometriose que encontramos a esses níveis.


Classificação da Endometriose
Com vista a uma standarização do diagnóstico e da terapêutica da endometriose, os médicos procuram classificações, as quais, ao se universalizarem facilitam o tratamento e a comparação de resultados.


Muitas são as classificações existentes mas apesar de reconhecida como insuficiente impõe-se ainda aquela que foi desenhada pela AFS (American Fertility Society). Esta classificação subdivide a endometriose em quatro estádios ou em quatro formas. As formas mínimas correspondem ao estádio I da AFS, as formas ligeiras ao estádio II, as formas moderadas ao estádio III e as formas graves ao estádio IV.


Fonte:http://www.endoags.org/
Fonte:http://mulherendo.forumeiros.com/t7-o-que-e-a-endometriose

Sem comentários:

Enviar um comentário