quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Mundial do Rim 2012

“Doar – Rins para a Vida – Receber” é o tema Dia Mundial do Rim, que este ano se comemora no dia 8 de Março.
O Dia Mundial do Rim comemora-se, em 2011, no dia 8 de Março, com o tema “Doar – Rins para a Vida – Receber”. Esta campanha internacional visa destacar os resultados positivos do transplante renal e o facto de a doação salvar vidas.


A data comemorativa é uma iniciativa conjunta da Sociedade Internacional de Nefrologia e da Federação Internacional de Fundações do Rim.


Trata-se de uma campanha global que visa salientar a importância dos rins e reduzir a frequência e o impacto das doenças renais e dos problemas a elas associados no mundo inteiro.


Outros objetivos:


Chamar a atenção para os "nossos fantásticos rins";
Realçar que a diabetes e a hipertensão são fatores de risco para a doença renal crónica;
Encorajar o rastreio regular de doentes com diabetes e hipertensão;
Estimular a prevenção;
Sensibilizar os profissionais de saúde para o seu papel na deteção e redução do risco de doença renal crónica, sobretudo na população de elevado risco;
Reforçar a importância do papel das autoridades de saúde nacionais e locais no controlo da epidemia da doença renal crónica;
Incentivar o transplante como a opção com melhor resultado para a insuficiência renal e a doação de órgãos como iniciativa para salvar vidas.
Estudos internacionais recentes estimam que uma em cada 750 pessoas nasce apenas com um rim e que, apesar de ser recomendada a alimentação e estilo de vida saudáveis e análises periódicas ao sangue e urina e medição pressão arterial – como a qualquer pessoa com os dois rins –, estas pessoas vivem de forma normal, sem restrições ou qualquer medida extraordinária de precaução.


Todos os anos surgem mais de dois mil casos de doentes em falência renal. Na fase mais avançada da evolução da doença renal crónica, ou estádio 5, surge o esgotamento total das funções renais, que terão de passar a ser substituídas pela diálise ou por um transplante.


Em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Nefrologia vai alertar para a saúde dos rins, promovendo diversas sessões de esclarecimento pelo país, que pretendem sensibilizar a população para a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença renal, que se estima que afete cerca de 800 mil pessoas, em Portugal.




Para saber mais, consulte:


Dia Mundial do Rim - http://www.worldkidneyday.org/ - em inglês e chinês
Sociedade Portuguesa de Nefrologia - http://www.spnefro.pt/




Data de publicação 07.03.2012
Fonte:http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/rim+2012.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário