quarta-feira, 28 de março de 2012

A higiene íntima no trabalho

A falta de tempo prejudica diversas áreas da vida. As mulheres que passam o dia todo no trabalho, por exemplo, não têm tempo de dar a atenção merecida aos cuidados básicos com o corpo, como a higiene íntima. A médica Flávia Fairbanks, especializada em ginecologia e obstetrícia e sexualidade humana pela Universidade de São Paulo (USP), alerta que as consequências disso são sérias.


“A falta de cuidados pode aumentar a predisposição a corrimentos e infecções vaginais. Isso pode, a princípio, desencadear problemas como desconforto e infecções urinárias. Posteriormente, pode surgir algo mais grave e crônico, como a candidíase de repetição”, exemplifica a médica.


Flávia diz que há um detalhe que deve ser lembrado todas as vezes que a mulher usar o banheiro. “A higiene deve ser sempre feita com movimentos que vão de frente para trás, para que não haja contato das bactérias intestinais com a vagina”, explica ela – lembrando que, após evacuar, o ideal é lavar a região genital.


Paulo Veinert, ginecologista, obstetra e professor da Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo, reitera que a limpeza retrógrada, como é chamada, é essencial, e concorda que o ideal seria poder lavar-se. Mas, além disso, ele faz um alerta importante: jamais evite usar o banheiro por acreditar que, assim, estará se preservando, já que os sanitários públicos nem sempre são bem-limpos.


“Muitas mulheres têm o hábito de reter a urina para usar o banheiro de casa. Algumas até evitam tomar água, para não sentir vontade. Porém, isso é ainda mais perigoso”, avisa. “O que protege a bexiga é a urina fluida e a circulação frequente dela. A uretra feminina é muito curta, e isso facilita a entrada de bactérias. Se ela bebe bastante água e vai frequentemente ao banheiro, limpa esse canal e previne problemas.”


Veja cinco dicas listadas por Paulo Veinert para as mulheres que trabalham fora cuidarem da higiene íntima:


1. Escolha roupas íntimas com tecidos que permitam boa ventilação, como o algodão. Os sintéticos, principalmente, não deixam que a pele respire;


2. Evite roupas justas demais e tecidos muito grossos, como o jeans, principalmente no verão;


3. Se você sabe que vai passar muitas horas fora de casa, leve uma calcinha na bolsa para trocá-la durante o dia;


4. Como é difícil lavar a região íntima fora de casa, tenha na bolsa algodão prensado, daqueles de retirar maquiagem. Sabonetes íntimos, em forma de lencinhos, também são ideais para os dias do ciclo menstrual;


5. Leve na bolsa, também, forros descartáveis para revestir o assento do vaso sanitário. Como é inevitável usar banheiros públicos, é bom que você esteja prevenida.


Para saber mais acesse: www.dermacyd.com.br


Acesse: Orientações sobre higiene íntima feminina - Febrasgo Fonte:http://www.atmosferafeminina.com.br/Higiene_Intima/Mulher/Cuidados/A_higiene_intima_no_trabalho

Sem comentários:

Enviar um comentário