quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Estado receberá mais doses da vacina contra a gripe A neste ano. No Brasil


O Ministério da Saúde atendeu o pedido dos Estados do sul do Brasil: a campanha de vacinação contra gripe A vai começar três semanas mais cedo e com aumento no número de doses. Em 2013, a imunização em todo o país irá de 15 a 26 de abril.
Com a decisão, o Rio Grande do Sul abrirá a campanha com 3,135 milhões de doses disponíveis, cerca de 1,2 milhão a mais em relação ao ano passado, quando Estado registrou 67 mortes por gripe A.
O ministério acertou as datas da mobilização e o reforço na vacina em uma reunião realizada em Brasília, nesta terça-feira. Desde novembro os secretários de Saúde do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, Estados mais afetados pela doença, pediam as mudanças na estratégia de combate ao vírus H1N1.
Presente no encontro, o secretário de Saúde gaúcho, Ciro Simoni, comemorou a medida. Em 2012, a campanha teve início no dia 5 de maio, sendo que no mesmo mês o Estado já registrava os primeiros casos da doença.
— A vacina leva cerca de 20 dias para alcançar o ápice da imunização. Com a antecipação, daremos uma cobertura maior. Quando chegar maio, um maior número de pessoas estará vacinado — explica Simoni.
No ano passado, o Rio Grande do Sul abriu a campanha com cerca de 1,9 milhão de doses disponíveis, valor que bateu nos 3 milhões com a alta nos infectados e mortos pelo H1N1. Em 2013, com o reforço no começo da imunização, o número de vacinas ampliará os grupos de riscos.
Simoni informa que doentes crônicos e mulheres até 40 dias após o parto também receberão as primeiras doses, ao lado de pessoas acima de 60 anos, crianças de seis meses e menores de dois anos de idade, gestantes, profissionais da saúde, indígenas e idosos.
Fonte:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/02/estado-recebera-mais-doses-da-vacina-contra-a-gripe-a-neste-ano-4057158.html

Sem comentários:

Enviar um comentário