quinta-feira, 28 de julho de 2011

Café é o alimento mais consumido no Brasil, revela IBGE

O brasileiro combina o tradicional binômio feijão com arroz com carne e uma seleção de alimentos de alto índice calórico, mas de baixo teor nutritivo. E ainda abusa do sal e do açúcar. É o que revela a Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil, estudo realizado pela primeira vez pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir de uma subamostra de domicílios da última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), de 2008 a 2009.

Leia também:
Zona urbana consome mais alimento processado


O alimento mais ingerido no País é o café, que lidera o ranking da média de consumo diário per capita de itens avaliados pelo IBGE. Em média, cada pessoa bebe todos os dias 215,1 mililitros do cafezinho tão brasileiro. O feijão é o segundo da lista, com um consumo diário médio de 182,9 gramas. A pesquisa mostra que os brasileiros consomem um pouco menos quantidade de arroz, cerca de 160,3 gramas, mas recorrem ao alimento com maior frequência em relação ao feijão.


Para realizar a pesquisa, o IBGE pediu a 34 mil moradores de 13,5 mil domicílios selecionados em todo o País que registrassem o seu consumo diário de alimentos em dois dias não consecutivos. O consumo de arroz foi reportado por 84% dos entrevistados em pelo menos um dos dias avaliados, enquanto o de feijão apareceu em 72,8% das comunicações. Já o consumo de carne bovina foi relatado por 48,7%.


Sal e açúcar


O abuso do açúcar está no cotidiano dos 61% da população que ultrapassam a recomendação de ter nesse item a fonte de no máximo 10% da ingestão calórica total diária. A média brasileira é 14%. Esse limite é ultrapassado pela média de todas as faixas etárias. No caso dos adolescentes de 10 a 13 anos, o açúcar chega a representar 21,3% do consumo calórico total. Por outro lado, são eles os que menos consomem salada crua: 8,8 gramas por dia contra 16,4 gramas dos adultos e 15,4 gramas dos idosos.


Essa alta inadequação do brasileiro em relação ao açúcar pode ser expressa na grande ingestão de refrigerantes e sucos e refrescos em pó. Os brasileiros bebem, em média, 94,7 ml de refrigerantes por dia. Já o consumo diário de sucos e refrescos, outra fonte de açúcar, chega a 145 ml em média. Tendo em vista que o consumo dos dois grupos só foi reportado por 23% e 40% da amostra, respectivamente, a ingestão de quem tem esses produtos no cotidiano é bem maior. Óleos e gorduras aparecem na comunicação de 37,8% da amostra.


O trabalho mostrou ainda que o brasileiro também abusa do sal. A média populacional de ingestão de sódio no Brasil ultrapassa 3.200 mg. O Ministério da Saúde recomenda que esse teor fique em 2.300 mg diários. A causa está no elevado consumo de itens processados, especialmente entre as classes mais altas. Já o consumo de fibras fica abaixo do recomendado, principalmente entre os que reportam consumo de salgados, refrigerantes, biscoitos e pizza.


Essas e outras inadequações alimentares foram detectadas pela pesquisa em todas as regiões do País, o que ajuda a estimar a proporção da população que pode estar prejudicando a saúde alimentando-se fora dos padrões recomendados.


Quantidade e calorias


O levantamento também mostrou que, em quantidade, o brasileiro está comendo mais carne do que pão. O consumo médio per capita de carne bovina é de 63,2 gramas por dia, enquanto que o de pão de sal (francês) é de 53,0 gramas. O alto consumo de proteína é um aspecto aparentemente positivo, se não for considerado que é uma média. Há uma parcela da população comendo mais carne do que outras. Curiosamente, o maior consumo de carne não está entre os 25% mais ricos, mas na fração intermediária da população com rendimento per capita entre R$ 571 e R$ 1.089: quase 71 gramas por dia.


O consumo de pão integral, mais saudável do que o francês, é de menos de um grama diário. A pesquisa mostra que os alimentos mais ricos em fibras, nutrientes e livres de elementos como gorduras saturadas têm consumo baixo entre os brasileiros, sobretudo os adolescentes, que preferem sanduíches, biscoitos e pizzas.


O consumo calórico diário médio do brasileiro determinado pela pesquisa é de 2.044 Kcal. Os homens são os que mais ingerem calorias (2.289 Kcal na faixa dos 14 a 18 anos) e colesterol (231,1 mg a 282,1mg em todas as faixas etárias). O consumo energético dos idosos é o mais baixo, em ambos os sexos: entre 1.490 kcal e 1.796 kcal/dia. Pouco mais de 40% dos entrevistados reportou comer pelo menos uma vez no dia fora de casa, mas essa fonte de alimentação representa, em média, 16,2% do consumo energético total diário do indivíduo.


Menos de 10% da população atingem as recomendações do Ministério da Saúde de ingerir pelo menos 400 gramas diárias de frutas, verduras e legumes. Apenas 16% dos entrevistados reportaram ter comido salada crua em pelo menos um dos dois dias avaliados.
Fonte:
http://br.noticias.yahoo.com/caf%C3%A9-%C3%A9-alimento-consumido-brasil-revela-ibge-130000083.html

Queridos visitantes li o artigo acima e fiquei preocupada tenham muito cuidados com o que comem.

Saúde - Trombose venosa profunda - Praça da Alegria


Saúde - Infecção urinária - Praça da Alegria


O sangue na urina é sempre sintoma de outra doença? Se sim, quais?


Como se reconhece que o rim está doente?

O rim pode ser atingido por doença de origem imunológica, inflamatória, infecciosa, neoplásica, degenerativa, congênita e hereditária.
A primeira atitude da pessoa é observar a urina, seu volume, sua cor, seu cheiro e a maneira como é eliminada (jato). O volume de urina pode estar aumentado ou diminuído. Grandes volumes diários de três a quatro litros ocorrem na diabete e podem ser a manifestação inicial de outras doenças renais. A cor pode se manifestar turva, esbranquiçada ou sanguinolenta.
O ato de urinar pode ter alterações como dor, ardência, urgência, ou urinar em pequenas quantidades em inúmeras micções diurnas ou noturnas. Pode ocorrer também a presença de inchaço nos pés, mãos e olhos. Quando o rim está inflamado, infectado ou aumentado por tumor ou obstrução ocorre dor nas costas ou flancos. Um dos sintomas iniciais de doença renal pode ser a presença freqüente de micção noturna, ou seja, a pessoa é acordada durante a noite porque está com vontade de urinar.
Quando há cálculos a dor é aguda, intensa e em cólica. Os principais fatores de risco para doença renal são: hipertensão (pressão alta), diabetes, idade acima de 60 anos, estória de doença renal na família e presença de doença cardíaca ou cardiovascular. Outros sintomas que não são específicos de doença renal, mas que podem aparecer em estágios mais avançados da doença renal crônica, quando já ocorre redução importante da função renal são: cansaço e fraqueza por anemia, falta de apetite, náuseas e vômitos.
Outros sinais que podem aparecer são a pele pálida e seca, sinais de anemia, e aumento da pressão arterial.
Caso haja suspeita que a pessoa tenha doença renal os exames iniciais são o exame de urina e a dosagem da creatinina no sangue. O exame de urina pode evidenciar perda de proteína, glicose, sangue, pus e bactérias. A creatinina é uma substância que existe no sangue e constitui um produto do metabolismo muscular, sendo razoavelmente constante. Suas taxas variam de acordo com a massa muscular do indivíduo. Quando ocorre aumento nas taxas de creatinina significa que há uma diminuição da capacidade de filtração dos rins. Outro exame simpels que pode ser realizado é a ecografia dos rins ou do abdome que pode demonstrar a presença de cálculos, sinais de obstrução das vias urinárias, alterações na forma e tamanho do rim.
Fonte:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?270

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Comentário sobre a publicação Prazer sexual

Ola dna fatima, é a carla vieira, só hoje é q pude passar no seu blog e vi la uma sugestão relacionada com o prazer sexual sendo doente renal. Bom na minha opinião eu penso q deve se sentir na mesma prazer, mas n tenho a certeza. Mas você ou a quem pediu-lhe fez bem por esta sugestão. Porquê haverá muitas pessoas com intresse, e é sempre bom nós puder ajudar os outros, pode publicar o que eu referi neste e-mail. Sem mais nada a dizer resta-me desejar-lhe uma continuação d uma boa semana...

sábado, 23 de julho de 2011

Receita de Curggete


Ingredientes
1 curgete
1 lata atum em agua
1 lata cogumelos
1 tomate maduro
alho cebola



Preparaçao.
Corte finamente a cebola e o alho e coloque num wook com uma colher sobremesa azeite deixe aquecer junte tomate cortado as rodelas muito finas e os cogumelos deixe refogar 3mt junte atum escorrido misture bem desligue e reserve.
Corte a curgete muito fina e frite em azeite até dourar.

Montagem:
Coloque rodelas de curgete frita disponha por cima uma parte do recehio repita ate acabar o receheio sendo que a ultima camada deve ser curgete polvilhe com oregans e sirva...
fonte:
http://viver100gluten.blogspot.com/

Sorvete ananas


Ingredientes

1 copo agua de sumo de ananas
200gr açucar (fale com o seu medico par ver se pode substituir o açucar por adoçante)
2 limoes
1 lata ananas

Preparação

Descasque o ananas e triture com o sumo do mesmo o sumo dos limoes e o açucar coloque no cogelador at+e solidificar sirva com folhas de hortel~e que eu não consegui arranjar:(
Fonte:
http://viver100gluten.blogspot.com/

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Especialmente, para você, amigo(a)...

Amigo é quem lhe dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme quevocê precisa, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que lhe faz falta.Amigo é mais que ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coraçãopulsante, costas largas.É quem tentou e fez, e não tem o egoísmo de não querer compartilhar oque aprendeu. É aquele que cede e não espera retorno, porque sabe queo ato de compartilhar um instante qualquer consigo, já o realimenta,satisfaz. É quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que você. É acompreensão para o seu cansaço e a insatisfação para a sua reticência.É aquele que entende seu desejo de voar, de sumir devagar, a angústiapela compreensão dos acontecimentos, a sede pelo "por vir". É, aomesmo tempo, espelho que lhe reflete, e óleo derramado sobre suaságuas agitadas. É quem fica enfurecido por enxergar seu erro, querertanto o seu bem e saber que a perfeição é utopia. É o Sol que secasuas lágrimas, é a polpa que adocica ainda mais seu sorriso.Amigo é aquele que toca na sua ferida numa mesa de chopp, acompanhasuas vitórias, faz piada (como eu faço) amenizando problemas. É quemtem medo, dor, náusea, cólica, gozo, igualzinho a você. É quem sabeque viver é ter história para contar. É quem sorri para você, semmotivo aparente, é quem sofre com seu sofrimento, é o padrinhofilosófico dos seus filhos. É o achar daquilo que você nem sabia quebuscava.Amigo é aquele que lê você em cartas esperadas ou não, pequenosbilhetes em sala de aula (lembra ?), mensagens eletrônicasemocionadas. É aquele que ouve você ao telefone, mesmo quando aligaçao é caótica (essa Telefonica...), com o mesmo prazer e atençãoque teria se tivesse olhando em seus olhos. Amigo é multimídia. Éaquele que não esquece você, apesar da distância.Amigo é quem fala e ouve com o olhar, o seu e o dele em sintoniatelepática. É aquele que percebe em seus olhos seus desejos, seusdisfarces, alegria, medo. É aquele que aguarda pacientemente e seentusiasma quando vê surgir aquele tão esperado brilho no seu olhar, eé quem tem uma palavra sob medida quando estes mesmos olhos estãoamplificando tristeza interior. É Lua nova, é a Estrela maisbrilhante, é luz que se renova a cada instante, com múltiplas einesperadas cores que cabem todas na sua íris.Amigo é aquele que lhe diz "amo você", sem qualquer medo de máinterpretação, afinal "viado" ou "enamorado" é quem é/esteja e nãoquem pensamos que seja/esteja... Amigo é quem ama você "e ponto". (Nãovai duvidar, n´é ?) Amigo, é verdade e razão, sonho e sentimento.(Reflita !)Amigo é aquele que compreende seus erros olhando os próprios... éaquele que perdoa você, sabendo que você também pode perdoá-lo. Éaquele que, não impondo sua frágil hipótese, respeita sua forte tese,por saber quem realmente você é.Amigo é aquele que sabe que "SER" é mais importante que "TER".Amigo é aquele que, acreditando que até um louco sabe contar assementes de uma maçã, sabe que somente Deus sabe quantas maçãs existemem uma semente.Amigo é para sempre, mesmo que o sempre não exista.Amigo é VOCÊ, a quem abraço, especialmente, hoje, 20.07.2011, Dia do Amigo.Obrigado, por você existir.Toninho

Olá a todos os visitantes este lindo texto foi me enviado por uma amiga que conheci atraves deste blog, obrigada amiga, sei quando ler este texto saberas que vc que me enviou beijos.

domingo, 17 de julho de 2011

Sortido de Legumes


Ingredientes:
1 cebola (em meias luas)
1 pimento verde (metade verde e outra metade vermelho)
200g de favas (sem pele e usei as favas congelada)
200g de abobora (eu usei a abobora congelada)
alho francês
tomilho
2 folhas manjaricão
óregãos
polpa de tomate (consentrado de tomate)
8 azeitonas
azeite
sal

Modo de preparação: leve um tacho ao lume com um fio de azeite,depois do azeite estar quente deite a cebola e deixe a tem a cebola ficar mole, junte-lhe a abobora, as favas, o pimento e o alho francês, mexa bem e deixe cozer ao pouco ponha água só se for preciso, quando a abobora e as favas estiverem quase cozida junte-lhe o tomilho, o manjaricão, os óregãos, a polpa de tomate, sal e as 4 azeitonas e deixe cozelhar mais um pouco. E depois retire do lume e junte-lhe as azeitonas que restaram sirva com peixe ou carne.

Atenção só deve por sal que poder comer com sal, porque afinal o sal nesta receita na faz muita falta porque a receita tem muitas ervas aromáticas que dam saber e nem se nota a falta de sal, esta receita pode-se comer quente ou fria, foi eu que a enventou e já comi quente e fria e o sabor é o mesmo como tambem já comi sem sal e fica muito boa. A ideia é que peguem nos restos de legumes que tenham em casa e junte-os e faças um prato agradavel.
Espero que goste depis diga algum.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Sopa fria de tomate (com tártaro de bacalhau)

Ingredientes

. 2 (cortados em tiras) pimento
. 1 1/2 (cortada em juliana) Cebola
. 2 (cortados em gomos) Tomate
. 1/2 l de sumo de Tomate
. 1 (erva príncipe aberta em quatr Ervas Aromáticas
. 1 molho de Coentros
. 2 colheres de sopa de Gengibre
. q.b. Azeite
. q.b. Sal
. q.b. Pimenta
. a gosto Salsa
. 1 lombo de Bacalhau
. 1/2 Limão
. 1/2 Lima
. 1/2 colher de chá de (ralado) Gengibre
. 1 dente picado de Alho
. q.b. (frescos) Coentros
. q.b. Azeite
Modo de preparação

[Para 2 pessoas]

Corte os pimentos, o gengibre e a erva príncipe às tiras, pique a cebola e o tomate fresco. Numa frigideira, deite um fio de azeite e refogue o pimento e a cebola, adicionando a erva príncipe e o gengibre.

Retire do lume, junte o tomate fresco e o sumo de tomate. Tempere com sal, pimenta, umas folhas de coentros e reserve no frigorífico. [Sugestão do Chef] Idealmente deve cozinhar a sopa de tomate 24 horas antes de servir, para o sabor apurar. Retire a erva príncipe e coloque os ingredientes na misturadora e triture na potência máxima.

Corte o lombo de bacalhau demolhado aos cubos, junte meia cebola picada muito fininha, sumo de meio limão e meia lima, meia colher de chá de gengibre e meio dente de alho ralados, coentros frescos e azeite. Misture bem o bacalhau com todas as especiarias e ervas.

Para servir, coloque um pastel de bacalhau no centro do prato e deite a sopa à volta, com um fio de azeite no topo.
Fonte:
http://www.ingredientesecreto.tv/

Bolo sem Ovos e sem Açúcar

Ingredientes:

200 gr de farinha de trigo
4 colher(es) (chá) de fermento químico em pó Royal
4 colher(es) (sopa) de óleo de girassol
2 colher(es) (sopa) de iogurte natural
150 gr de uva passa branca


Modo de preparação:

Bata bem todos os ingredientes no liqüidificador . Coloque em uma fôrma untada e enfarinhada. Asse em forno pré-aquecido, à 180ºC (médio).
Obs: este bolo é menos fofo que os outros pães-de-ló, porém, é uma ótima receita para pessoas que fazem dietas especiais, inclusive para diabéticos
Fonte:
http://cybercook.terra.com.br/receita-de-bolo-sem-ovos-e-sem-acucar.html?codigo=8412

Biscoito de Chocolate

Ingredientes

1 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de café de fermento em pó
¾ xícara de chá de açúcar
2 colheres de sopa de margarina sem leite
¼ de xícara de chá de óleo
½ xícara de chá de chocolate em pó sem leite

Modo de preparar

Misturar todos os ingredientes numa vasilha. Se necessário, acrescentar água na massa (umas duas colheres de sopa) até dar liga. Fazer bolinhas e colocá-las numa assadeira untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo. Amassar as bolinhas apertando com um copo de fundo liso (passar óleo no fundo do copo). Assar em forno com temperatura de 220 graus (entre 8 e 15 minutos, dependendo do forno). Assim que retirar do forno, transferir os biscoitos imediatamente para outra forma, apertando-os com uma espátula.
Fonte:
http://receitasemleite.blogspot.com/2007/07/biscoito-de-chocolate.html

Quadro de Massimo Espósito

Este é o quadro que está como fundo deste blog, este quadro realça a beleza de uma linda flor esta por acaso e uma orquidia mas podeia ser qual quer outra flor.
O pintor deu um toque especial neste quadro para realzar mais sua beleza e ao mesmo tempo dando-lhe umtoque natural.
Espero que gostem deste quadro.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Sondagem, Tem prazer na relação sexual com o seu companheiro/a sendo Doente Renal

Olá a todos os visitantes.
Venho por estes meio informar que a sondagem que publiquei sobre relação sexual de doentes renais foi a pedido de um visitante deste blog, ele tambem pergunta o que acham deste temas, e se querem dar a vossa opinião se assim for podem mandar um e-mail, para o e-mail indicado na pagina principal deste blog não se esqueça de dizer se querem anonimato.
Obrigada a todos.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Infecção pélvica aguda

Uma inflamação no baixo abdómen é provocada por um alastramento de uma infecção vaginal, que se transmite através da uretra e que chega às trompas de falópio e ovários. Normalmente, o colo do útero forma uma barreira efectiva contra infecções, mas durante a menstruação, o parto e operações cirúrgicas, os microorganismos podem passar.

A maioria das infecções são provocadas pela bactéria chlamydia, mas também pode ser causada pela bactéria da gonorreia ou ainda por outros tipos pertencentes à flora intestinal.

Sintomas

O ovário direito encontra-se próximo do apêndice, por isso existe um grave risco de cometer um erro diagnóstico.

O estado actual é normalmente precedido por sintomas de infecções na vagina e/ou na uretra.

Existem dores na parte inferior do abdómen, tanto no lado direito como no esquerdo, ou como é habitual em ambos os lados. Pode também existir dor sob o osso púbico e dificuldades em urinar, devido à inflamação da bexiga.

Da vagina, poderá haver hemorragias pontuais, as quais não são tão intensas ou constantes como na menstruação.

A paciente tem febre entre os 39º e os 40ºC.

Observações

É vital excluir a possibilidade de uma gravidez ectópica. Isto pode ser feito efectuando um interrogatório à paciente e fazendo os testes de gravidez à urina.

É igualmente importante excluir a possibilidade de apendicite. Se a dor estiver localizada no lado direito do abdómen, não se pode excluir a possibilidade de apendicite a não ser que a paciente já tenha sido operada ao apêndice.

Outros tipos de teste à urina podem revelar a presença de uma infecção bacteriana. As fitas de teste detectam em parte a presença de glóbulos brancos (teste aos leucócitos) e em parte a presença de nitritos, os quais são produzidos por certas bactérias. O teste de nitritos não é fiável, pois em 30% dos casos não revela a infecção.

Tratamento

A observação e o tratamento devem ser efectuados em colaboração com o médico. Escolha, em colaboração com o médico, qual o antibiótico a utilizar.

Prognóstico

As infecções abdominais não são perigosas, quando são ministrados os tratamentos adequados, mas podem tornar difícil engravidar.

O risco que se corre com as infecções abdominais é o de haver possibilidades de se confundir com casos em que existe mesmo uma gravidez ectópica ou uma apendicite
Fonte:
http://portal.ua.pt/projectos/mermaid/infeccoes.htm#uretite%20aguda

Pielonefrite aguda

A inflamação dos tecidos dos rins é rara, e muitas vezes resulta de um alastramento de uma cistite, e mais raramente como o resultado de uma infecção do sangue por bactérias.

Sintomas

O paciente fica extremamente doente, com arrepios e febre (39º-40ºC). Existem normalmente náuseas, vómitos, dores abdominais, dores nas costas, dores na zona púbica e frequentemente existe uma grande dificuldade em urinar, com dores e com a sensação de que não se conseguiu esvaziar a bexiga. A dor nas costas está localizada no lado do rim infectado.

Observações

Os níveis de febre, consciência, respiração, pulsação e pressão sanguínea deverão ser verificados várias vezes por dia.

Verifique a urina da mesma forma que foi descrita para a cistite.

Verifique o balanço de fluidos registando os que dá e a quantidade de urina que é produzida.

Tratamento

A observação e o tratamento devem ser efectuados em colaboração com o médico.

Deixe o paciente beber o que ele quiser, para que a uretra possa ser molhada intensamente.

Prognóstico

Com um tratamento correcto, a taxa de mortalidade é quase zero
Fonte:
http://portal.ua.pt/projectos/mermaid/infeccoes.htm#uretite%20aguda

Cistite aguda

A infecção da bexiga é muitas vezes provocada por uma bactéria proveniente do exterior, que sobe pela uretra até à bexiga. A infecção é combatida em parte com a expulsão da urina, que expulsa também a bactéria, e em parte por substâncias presentes na urina e na bexiga que são maléficas para a bactéria.

Na mulher, a cistite aguda é relativamente muito comum, provavelmente por causa da uretra mais curta. A infecção é quase sempre provocada por uma bactéria proveniente do intestino.

No homem, a cistite aguda é uma infecção rara, a qual deverá ser examinada por um médico para excluir a possibilidade de existência de uma outra complicação, por exemplo um aumento da próstata.

Depois de esvaziar a bexiga com um cateter, ou depois de uma outra qualquer intervenção na bexiga, existe sempre um risco acrescido de cistite.

Sintomas

A urina pode cheirar mal. Existe dor por cima do osso púbico, e frequentemente, o urinar é doloroso e com a sensação que não se consegue esvaziar a bexiga.

Observações

Na mulher é importante excluir a hipótese de uma gravidez ectópica. Isto pode ser feito fazendo um questionário à paciente e fazendo um teste de gravidez à urina.

Outros tipos de teste à urina podem revelar a presença de uma infecção bacteriana. As fitas de teste detectam em parte a presença de glóbulos brancos (teste aos leucócitos) e em parte a presença de nitritos, os quais são produzidos por certas bactérias. O teste de nitritos não é fiável, pois em 30% dos casos não revela a infecção.

Tratamento

A observação e o tratamento devem ser efectuados em colaboração com o médico.

Deixe o paciente beber o que ele quiser, para que a uretra possa ser molhada intensamente.

Prognóstico

A cistite na mulher normalmente não tem complicações quando tratada com antibióticos. Existe um pequeno risco de pielonefrite, independentemente do sexo
Fonte:
http://portal.ua.pt/projectos/mermaid/infeccoes.htm#uretite%20aguda

Uretrite aguda

A uretrite aguda é normalmente causada ou pela bactéria da gonorreia ou pela chlamydia e é, neste último caso, transmitida através do contacto sexual. A uretrite pode também aparecer depois de se ter esvaziado a bexiga com um cateter.

Sintomas

Os principais sintomas são picadas dolorosas durante a passagem da urina, uma sensação de necessidade de urinar e uma descarga amarelada da uretra. Por vezes podem ocorrer sinais de cistite.

Tratamento

A observação e o tratamento deverão ser efectuados em colaboração com o médico.

Prognóstico

O paciente deve consultar um médico depois do tratamento. O paciente deverá reduzir os riscos de ficar contaminado com o vírus HIV.
Fonte:
http://portal.ua.pt/projectos/mermaid/infeccoes.htm#uretite%20aguda

Sepsis (infecções do sangue)

A sepsis é uma infecção que pode ser mortal. É uma situação em que uma grande quantidade de bactérias entrou no sangue. A infecção começa quase sempre num outro ponto do corpo. A primeira infecção pode ser, por exemplo, na raiz de uma unha, num abcesso, numa ferida, uretrite, pneumonia ou meningite. Isto é, a infecção começou localmente e espalhou-se pelo corpo.

Como regra, as bactérias invadem o sangue em ondas. O estado do paciente varia, por isso, de acordo com o melhoramento ou deterioração da invasão.

Esta doença pode ser confundida com a malária, devido às variações da febre. À parte disto, existem muitas possibilidades de confusão, dependendo do ponto inicial da infecção.

Sintomas

Durante os ataques, o paciente fica muito doente com arrepios e febre crescente. A febre pode chegar até aos 40ºC e pode variar muito durante as 24 horas do dia. A consciência pode ficar afectada. A respiração e a pulsação são rápidas. A pressão sanguínea pode descer e o paciente pode ficar em choque.

Observações

O paciente deve ser mantido sobre uma constante vigilância. A febre, o nível de consciência, o ritmo de respiração, a pulsação e a pressão sanguínea devem ser verificadas várias vezes por dia. Deve ser efectuado um balanço entre a urina e os fluidos ingeridos.

Tratamento

O tratamento e a observação devem ser efectuadas em colaboração com o médico.

Ao paciente deve ser dada, através de drip, uma solução isotónica de cloreto de sódio. Faça com que seja dada uma quantidade de líquidos que permita ter 2 litros de urina por dia. Os antibióticos são dados, de preferência, intravenosamente, ou não sendo possível, intramuscularmente.

Prognóstico

Mesmo com tratamento hospitalar, a taxa de mortalidade é elevada.

Fonte:
http://portal.ua.pt/projectos/mermaid/infeccoes.htm#sepsis

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Recomendo estes Sites

Olá a todos os visitantes.
Hoje venho recomendar-vos um site de pintura, de um pintor muito talentoso que alem de pintar tambem da cursos de pintura, Massimo Espósito de seu nome é muito simpatico deixando todos os que vam tirar cursos com ele muito a vontade, tem um metedo de ensino muito bom, seu trabalho é lindo, não tenho palavras para descrever o seu trabalho e dos seus alunos por isso hoje vou mudar o fundo deste blog que vai ter como fundo um quadro do Massimo Espósito, vou deixar vos aqui tambem os sites dele para que possam apreciar a sua obra que quem sabe comprar um desses quadros maravilhosos ou ser um dos futuros alunos dele.

http://www.atelierdomassimo.com/

http://www.pittoreitaliano.com/arte.html

http://www.facebook.com/esposito57

Homenagem a Maria José Nogueira Pinto

Maria José Nogueira Pinto, merece esta minha homenagem pela sua coragem perante a sua doença, sempre levou até ao fim os projectos em que acreditava mesmo que nem todo concorda-se com ela, Mulher de convicções fortes nunca teve medo de nada.
Sua passagem pela vida deixou marcas boas, entre o seu seio familiar e o seio público, vai deixar muitas saudades aos que ficam, sempre respeito as pessoas que seguiam sua carreira e mesmo no último fio de vida ainda teve tempo para escrever ao povo Português um misto de biografia e de sentimentos descansado os que cá deixou mostrando que partia em Paz, e é com as suas últimas palavras que acabo esta minha homenagem. Descanse em Paz

Seja qual for o desfecho, como o Senhor é meu pastor, nada me faltará.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Agradicimento aos comentários

Olá a todos os visitantes quero agradecer os vossos comentário que deixaram neste meu "nosso" blog, fico feliz por poder ajudar esse e o meu objetivo poder ajudar que precisa.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Sangue (plaquetas)

Definição de Sangue
O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em uma pessoa normal sadia, cerca de 45% do volume de seu sangue são células (a maioria de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas).

O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.

Este movimento circulatório do sangue ocorre devido à atividade coordenada do coração, pulmões e das paredes dos vasos sanguíneos. O sangue transporta ainda muitos sais e substâncias orgânicas dissolvidas.

No interior de muitos ossos, há cavidades preenchidas por um tecido macio, a medula óssea vermelha, onde são produzidas as células do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas.

Respiração


Plaquetas
As plaquetas são pequenas massas protoplásticas anucleares, que aderem à superfície interna da parede dos vasos sanguíneos no lugar de uma lesão e fecham o defeito da parede vascular. Tem cerca de 200.000 a 300.000 plaquetas, denominadas trombócitos, no sangue.

Glóbulos Brancos
No sangue, temos de 5.000 a 10.000 corpúsculos ou glóbulos brancos (células brancas do sangue), que recebem o nome de leucócitos. De 4.000 a 11.000 glóbulos brancos por mm3. São de vários tipos principais:

Neutrófilos - Que fagocitam e destroem bactérias;
Eosinófilos - Que aumentam seu número e se ativam na presença de certas infecções e alergias;
Basófilos - Que segregam substâncias como a heparina, de propriedades anticoagulantes, e a histamina;
Linfócitos - Que desempenham um papel importante na produção de anticorpos e na imunidade celular;
Monócitos - Que digerem substâncias estranhas não bacterianas.
Doenças Sanguíneas
As doenças do sangue resultam mudanças anormais em sua composição. A redução anômala do conteúdo de hemoglobina ou do número de glóbulos vermelhos é conhecida como anemia. A formação de hemoglobina anômala é característica da anemia falciforme e da talassemia. A leucemia é acompanhada por uma proliferação desordenada de leucócitos.

A deficiência de qualquer dos fatores necessários à coagulação do sangue provoca hemorragias. Diversas doenças hemorrágicas, como a hemofilia, são hereditárias.

Anemia
Introdução
"Anemia", palavra que do grego significa "privação de sangue". É caracterizada por uma diminuição da quantidade total do número de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina do sangue (concentração de hemoglobina inferior a 0,13g/ml no homem e a 0,12g/ml na mulher).

Hemoglobina
A hemoglobina é constituída por um pigmento vermelho chamado heme, que dá a cor vermelha característica do sangue. É um pigmento especial predominante no sangue, cuja função é transportar o oxigênio. Transporta o oxigênio dos pulmões até os tecidos do corpo. Depois, inverte sua função e recolhe o dióxido de carbono, transportando-o até os pulmões para ser expirado.

A deficiência de hemoglobina provoca a anemia. As alterações da estrutura da hemoglobina podem causar a anemia falciforme.

Anemia das células falciformes
A anemia falciforme é um processo hereditário em que a hemoglobina apresenta-se alterada. Conhecida também como anemia drepanocítica, é causada pela existência de hemoglobina anômala ou hemoglobina S, que muda de forma quando a quantidade de oxigênio no sangue se reduz por qualquer motivo. As hemácias que contêm a hemoglobina também mudam, adotando a forma de foice (falciforme).

Hemácias Falciforme


Outros tipos de anemia
Pode-se verificar a anemia em diversos casos patológicos: hemólise, doenças malignas, saturnismo, talassemia, hemorragia, deficiência de vitamina B12, deficiência de ferro, afecções inflamatórias crônicas, etc.

A mais comum é a anemia ferropênica provocada por um déficit de ferro, elemento essencial para a fabricação de glóbulos vermelhos. A anemia perniciosa é provocada por um déficit de vitamina B12, fundamental para a produção de hemácias.

Análise de sangue
Através da análise de sangue, verifica-se a definição das diferentes formas de anemia e determina a sua causa. Destinguem-se:

Segundo o volume globular médio (hemácias), as anemias microcíticas, normocíticas, macrocíticas e megalocíticas;
Segundo a concentração corpuscular média de hemoglobina (cromia), anemias hipocrônicas ou normocrônicas;
Segundo a concentração sérica de ferro e de siderofilina, as anemias hipo, normo ou hipersiderêmicas com siderofilina baixa, normal ou aumentada;
Segundo o aspecto da medula óssea, as formas megaloblásticas;
Número de reticulócitos do sangue circulante, as anemias arregenerativas ou regenerativas;
Localização do fator responsável pela hemólise, as anemias hemolíticas corpusculares ou extracorpusculares.
Fonte:
http://www.webciencia.com/11_20sangue.htm

A inportancia da Água

A água do nosso organismo é eliminada 90 % pelos rins e 10% pela respiração, pele e fezes. Assim, quem não urina e bebe água, vai acumulá-la, aumentando o peso.


O que fazer então? Equilibrar a entrada e saída de água, ou seja, se a quantidade de urina é de 500 ml, o paciente só pode beber 500 ml de líquidos. Mas atenção, todos os alimentos têm água. Alguns, praticamente, só têm água, como as frutas. Outros têm 50% de água quando cozidos, como feijão, arroz, legumes, grãos e massas.


Esta água deve ser somada também.


A água é um grande risco para quem não urina, pois cria muitas complicações e alguns pacientes podem perder a vida nestas complicações.


Algumas das complicações do excesso de água são: tremores, tonturas, náuseas, dores de cabeça, hipertensão, falta de ar, edema generalizado, insuficiência cardíaca e edema agudo de pulmão. Se o doente renal crônico urinar menos de 500 mililitros por dia, deve abandonar os copos grandes, usar aqueles para vinhos ou mesmo os pequenos copos para licor.


As frutas podem ser consideradas como água pura ingerida.


Quando, no verão, a sede é muito grande, chupar pequenos cubos de gelo feitos com água pura: a água pura gelada "mata" mais a sede do que qualquer outro tipo de líquido.


Se gostar de água mineral com gás, também pode tomar.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Rastreio do Cancro da Mama entre 29 de Abril e 22 de Setembro Redação em Terça, Abril 26, 2011 - 16:51

O concelho de Torres Novas recebe, a partir do próximo dia 29 de Abril e até ao dia 22 de Setembro de 2011, uma unidade móvel do núcleo regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, destinada a efectuar a 5ª volta do Rastreio do Cancro da Mama.

O rastreio é destinado às mulheres com idade compreendida entre os 45 e os 69 anos. Estas mulheres serão convidadas a participar através de carta personalizada. A data de comparência é flexível e pode ser alterada mediante solicitação. Para o efeito devem utilizar os contactos indicados nas cartas, 245 330 989 ou 915 999 892.

Tendo obtido uma taxa de participação de 40,03 % na volta anterior (2009), temos por objectivo atingir os 70 % de comparência ao rastreio no presente ano. Para o efeito, serão convocadas cerca de 90 mulheres por dia, num total de 6525 cidadãs.

O rastreio no concelho de Torres Novas, em estreita colaboração e com o apoio da Câmara Municipal, juntas de freguesia e autoridades de saúde pública, decorrerá, salvo alguma contrariedade, de segunda a quinta-feira entre as 9h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h30 e sexta-feira entre as 9h00 e as 13h00:

§ De 29 de Abril a 06 de Maio junto ao Pavilhão Gimnodesportivo da Brogueira;
§ De 10 a 24 de Maio junto ao Centro de Saúde de Riachos;
§ De 26 a 31 de Maio junto ao Centro de Saúde de Lamarosa;
§ De 02 a 15 de Junho junto à Junta de Freguesia de Assentis;
§ De 17 de Junho a 05 de Julho junto à Junta de Freguesia de Pedrógão;
§ De 07 de Julho a 22 de Setembro no Centro de Saúde de Torres Novas.

Esta acção, totalmente gratuita para as utentes, insere-se na intervenção do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, integrado no Plano Oncológico Nacional e no Programa Europeu Contra o Cancro que tem como objectivos primordiais, a redução da letalidade da doença.

Através do diagnóstico atempado é possível encontrar formas adequadas de tratamento, bem como, melhorar a qualidade de vida das pacientes. A detecção precoce da doença permite encontrar meios menos agressivos para a debelar, trazendo claros benefícios para pacientes e familiares.

Para a consecução deste Programa de Rastreio são utilizadas unidades móveis e uma unidade fixa, guarnecidas por técnicas credenciadas em radiologia, que executam os respectivos exames às mulheres. Para exercer de forma consistente o referido rastreio, na sua área de influência, o Núcleo Regional do Sul dispõe dos seguintes meios:

§ 7 Unidades móveis e uma Unidade fixa em Santarém, apetrechadas com equipamentos de mamografia, digitalizador de imagens mamográficas, técnicas de radiologia e pessoal administrativo, que se deslocam nos concelhos dos distritos de Beja, Évora, Leiria, Portalegre, Santarém, Setúbal e Lisboa;
§ Um Centro de Leituras e Aferições (CLA), sito em Lisboa, “coração” do rastreio, equipado com aparelhos de leitura de radiografias (mamografias), ecógrafo, mamógrafo e outros equipamentos médicos que permitem acurar o diagnóstico.
§ Uma equipa constituída por cinco médicos radiologistas que asseguram a leituras dos exames (segundo o método da dupla leitura cega) e, nos casos em que o exame radiológico não é conclusivo, efectuam outros exames complementares de diagnóstico.
Fonte:
http://www.entroncamentoonline.pt/portal/artigo/rastreio-do-cancro-da-mama-entre-29-de-abril-e-22-de-setembro

Exclaricimento sobre Angélico Vieira

Olá a todos os visitantes deste blog, estou a por aqui este exclaricimento para informar a todos que não conheço os pais do Angélico nem num familiar do mesmo nem ningum amigo a pena sou um da muitas pessoas que conheceu o sei trabalho como cantor e actor, não quero que fiquem a pensar que conheço essa famila simplemento publiquei as homenagens ao Angélico e aos seus pais como já publiquei de outros artista que merecem o meu respeito numa hora tam triste.
Lamento todo o que aconteceu e acho que está na hora de deixar a familia do mesmo fazer o seu luto em paz.

domingo, 3 de julho de 2011

Mensagem de uma fã para os pais do Angélico Vieira

Boa noite e obrigada. Diga a dona filomena vieira e ao sandro aos pais do angélico que eu lamento muito aquilo que aconteceu ao artista. Era uma fã dele e adorava-o muito. E vou-me recordar sempre dele. Desejo aos pais dele e a toda a família dele muita força e coragem para ultrapassar isto, eu estarei sempre cá para os apoiar. Beijinhos. Força. Publique isto por mim obrigada.

Receita de Salada de Pepino, Rúcula e Couve-Flor

Ingredientes:
45 gr de pepino japonês picado(s)
1/2 xícara(s) (chá) de rúcula picada(s)
50 gr de couve-flor cozida(s) e picada(s)
1 colher(es) (chá) de azeite de oliva
quanto baste de sal
quanto baste de suco de limão
quanto baste de orégano
Preparação:
Misture todos os ingredientes em um prato de sobremesa. Sirva a seguir.
Fonte:
http://www.moo.pt/receitas/receita/entradas/salada_de_pepino_rucula_e_couve_flor/wrvlb1lfiJY3RpyX/

Para quem não possa comer com sal não adecione

sábado, 2 de julho de 2011

Creme de abóbora

Tipo de refeição: Entradas
Alimento principal: Vegetais

Sumário
Dose Dose

Descrição
Excelente para um dia de Outono frio.

Ingredientes
1 kg abóbora
1 L leite
1 dente de alho
1 ramo tomilho fresco
2 pitada canela
q.b. noz-moscada
q.b. sal
q.b. pimenta

Instruções
Coza a abóbora descascada e cortada no leite. Tempere com o alho (inteiro), o tomilho, a canela e o sal. Deixe cozinhar até ferver e, de seguida, mexa regularmente por cerca de 30 minutos até obter um creme espesso. Retire o alho e tomilho. Polvilhe com noz-moscada ralada e a pimenta.
Fonte:http:
//anossavida.pt/receitas/smooth-abobora

Salada de frango, alface e cerejas

Ingredientes
1 / 4 chávena de sumo de limão fresco
3 colheres de sopa de mostarda
3 colheres de sopa de endro fresco picado
2 colheres de sopa de mel
1 dente de alho picado
1 / 4 chávena de azeite extra-virgem
sal e pimenta do reino moída
4 coxas de frango assadas, guarde o azeite de fritar
4 fatias grossas de pão rústico
Cerejas frescas, sem caroço, e levemente esmagadas
Alface cortada em pedaços
4 rabanetes em fatias finas
1 colher de cebolinha picada

Preparação
Bater os 5 primeiros ingredientes numa tigela pequena. Juntar gradualmente o azeite. Tempere a gosto com sal e pimenta. Misture e reserve. Retire a pele de frango crocante e rasge em pedaços. Retire a carne de frango dos ossos e corte em pedaços. Reserva a pele e a carne.
Aqueça a gordura de fritar o frango numa frigideira grande em fogo médio. Adicionar o pão na frigideira e torre, virando-os até ficarem douradas e estaladiças, cerca de 2 minutos. Retire com uma escumadeira e escorra sobre papel absorvente. Tempere com sal e pimenta, enquanto ainda estiverem quentes.
Coloque a carne de frango numa tigela grande. Adicionar as cerejas, alface manteiga, rabanete, cebolinha e regue com o vinagrete e, misture bem. Divida entre os pratos de salada e enfeite com pele de galinha.
Fonte:http:
//www.milreceitas.com/salada-de-frango-alface-e-cerejas/

Salada de Atum e pêra ou maçã

Ingredientes:

1 maçã ou pêra média
1 embalagem de atum
2 colheres de sopa de pimentão verde picado
1 colher de sopa de molho francês ou italiano
2 colheres de chá de sumo de limão
Uma pitada de adoçante artificial
Uma chávena de alface
Preparação:

Corte a pêra em lascas pequenas. Misture com o atum e o pimentão.
Combine o molho com o sumo de limão e o adoçante.
Despeje sobre salada e misture.
Cocar a alface. Mexer e servir
Fonte:http:
//www.milreceitas.com/receita-saudavel-e-facil/

Aqui vou deixar o que está agora a sentir uma fã do Angélico

Olá eu sou a carla vieira e também sou a favor da doação de orgãos. Eu queria que você publica-se no seu blog que eu sinto e lamento muito aquilo que aconteceu ao angélico. Era uma inumera fã dele e tinha muito orgulho e admiração por ele.

Olá a todos os visitantes em especial á Carla Vieira que me contactou para o meu e-mail e me pediu para publicar a mensagem acima.
Como a Carla vai poder ver não publiquei tudo que vinha no e-mail pois tem seu dados confidencias tentei entrar encontato consigo mas não consegui, gostava que me manda-se um e-mail a dizer qual e a sua dificuldade em deixar comentários no meu blog, o que peço a Carla peço a todos os visitantes que tenham dificuldade em deixar comentarios pois pode aver alguma anumalia no sistema e eu posso ver o que é.
Obrigada a todos

Câncer/Oncologia/Tumor

1 O que é câncer?

Câncer é definido como um grupo de doenças que se caracterizam pela perda do controle da divisão celular e pela capacidade de invadir outras estruturas orgânicas.

2 O que causa o câncer?

O câncer pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, irradiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores causais podem agir em conjunto ou em seqüência para iniciar ou promover o processo de carcinogênese. Em geral, dez ou mais anos se passam entre exposições ou mutações e a detecção do câncer.

3 O câncer é hereditário ?

Em geral o câncer não é hereditário. Existem apenas alguns raros casos que são herdados, tal como o retinoblastoma, um tipo de câncer de olho que ocorre em crianças. No entanto, existem alguns fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais sensíveis à ação dos carcinógenos ambientais, o que explica por que algumas delas desenvolvem câncer e outras não, quando expostas a um mesmo carcinógeno.

4 O câncer é contagioso ?

Não. Mesmo os cânceres causados por vírus não são contagiosos como um resfriado, ou seja, não passam de uma pessoa para a outra por contágio. No entanto, alguns vírus oncogênicos, isto é, capazes de produzir câncer, podem ser transmitidos através do contato sexual, de transfusões de sangue ou de seringas contaminadas utilizadas para injetar drogas. Como exemplos de vírus carcinogênicos, tem-se o vírus da hepatite B (câncer de fígado) e vírus HTLV - I / Human T-lymphotropic virus type I (leucemia e linfoma de célula T do adulto).

5 Qual a diferença entre câncer in situ e invasivo?

O carcinoma in situ (câncer não invasivo) é o primeiro estágio em que o câncer não hemapoético pode ser classificado. Nesse estágio, as células cancerosas estão somente na camada da qual elas se desenvolveram e ainda não se espalharam para outras camadas do órgão de origem. A maioria dos cânceres in situ é curável, se for tratada antes que progrida para a fase de câncer invasivo. Nessa fase, o câncer invade outras camadas celulares do órgão e invade e ganha a capacidade de se disseminar para outras partes do corpo.

6 O câncer tem cura?

Desde o início do século até o momento, a postura da sociedade em geral é de acreditar que o câncer é sempre sinônimo de morte, e que seu tratamento raras vezes leva à cura. Atualmente, muitos tipos de câncer são curados, desde que tratados em estágios iniciais, demonstrando-se a importância do diagnóstico precoce. Mais da metade dos casos de câncer já tem cura.

7 Todo tumor é câncer?

Não. Nem todo tumor é câncer. A palavra tumor corresponde ao aumento de volume observado numa parte qualquer do corpo. Quando o tumor se dá por crescimento do número de células, ele é chamado neoplasia - que pode ser benigna ou maligna. Ao contrário do câncer, que é neoplasia maligna, as neoplasias benignas têm seu crescimento de forma organizada, em geral lento, e o tumor apresenta limites bem nítidos. Elas tampouco invadem os tecidos vizinhos ou desenvolvem metástases. Por exemplo, o lipoma e o mioma são tumores benignos.

8 O câncer pode ser prevenido?

Os cânceres causados pelo tabagismo e pelo uso de bebida alcóolica podem ser prevenidos em sua totalidade. A Sociedade Americana de Cancerologia estimou para 1998 cerca de 175.000 mortes por câncer causadas pelo uso do tabaco e um adicional de 19.000 mortes relacionadas ao uso excessivo de álcool, freqüentemente em associação com o uso do tabaco. Muitos cânceres que estão relacionados à dieta também podem ser prevenidos. Evidências científicas sugerem que aproximadamente um terço das mortes por câncer estão relacionadas a neoplasias malignas causadas por fatores dietéticos. Além disso, muitos cânceres de pele podem ser prevenidos pela proteção contra os raios solares. Exames específicos, conduzidos regularmente por profissionais da saúde podem detetectar o câncer de mama, cólon, reto, colo de útero, próstata, testículo, língua, boca e pele em estádios iniciais, quando o tratamento é mais facilmente bem sucedido. Auto-exames de mama e pele podem também resultar no diagnóstico precoce de tumores nessas localizações.

9 Quais são os progressos na prevenção do câncer?

Recentemente, tem-se observado importantes progressos na prevenção, diagnóstico e terapêutica do câncer. Os efeitos da prevenção primária, como a redução da prevalência do tabagismo, já podem ser observados na população masculina norte-americana, enquanto no Brasil os esforços são contínuos para se aumentar a adesão aos programas de controle do tabagismo. As novas estratégias que ajudam os fumantes a abandonar o cigarro, como o uso dos adesivos de reposição de nicotina e as terapias de apoio psicológico, já vêm apontando para resultados favoráveis em diferentes estudos científicos. O redirecionamento dos padrões dietéticos vem também ganhando adesão crescente em nosso país. No que diz respeito à prevenção o exame de Papanicolaou e a mamografia, respectivamente, na detecção do câncer do colo do útero e de mama, diferentes estudos científicos têm mostrado sua utilidade no diagnóstico precoce desses cânceres, embora o impacto da mamografia, sobre a mortalidade por câncer de mama ainda seja objeto de investigações.

10 Como uma pessoa com câncer pode ser tratada?

O tratamento do câncer requer uma estrutura médico-hospitalar e recursos humanos qualificados, integrando equipes multiprofissionais. O tratamento propiamente dito do câncer pode ser feito pela cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, utilizadas de forma isolada ou combinada, dependendo do tipo celular do órgão de origem e do grau de invasão do tumor.

11 Quem está sob risco de desenvolver câncer?

Qualquer pessoa. Como a ocorrência do câncer aumenta com a idade do indivíduo, a maioria dos casos acontece entre adultos de meia idade ou os mais velhos. O risco relativo mede a relação existente entre os fatores de risco e o câncer. Ele compara o risco de um câncer se desenvolver em pessoas com determinada exposição ou característica ao risco observado naquelas pessoas sem essa exposição ou característica. Por exemplo, os fumantes têm um risco relativo 10 vezes maior de desenvolver câncer de pulmão quando comparados aos não fumantes. A maioria dos riscos relativos não apresentam essa dimensão. Por exemplo, as mulheres com uma história familiar em primeiro grau de câncer de mama (ocorrência da doença em mãe, irmã ou filha) têm cerca de duas vezes mais risco de desenvolver câncer de mama, quando comparadas às mulheres que não apresentam essa história familiar.

12 Quais as fontes de dados de informação em câncer?

Os dados dos Registros de Câncer - Populacionais e Hospitalares - e os dados de Mortalidade constituem-se na base das informações para estudar a magnitude do câncer no Brasil. Os Registros de Câncer se caracterizam como centros sistematizados de coleta, armazenamento e análise da ocorrência e das características de todos os casos novos de câncer, ocorridos em uma população (Registros de Câncer de Base Populacional - RCBP) ou em um hospital (Registros Hospitalares de Câncer - RHC). Os RCBP produzem informações sobre a incidência do câncer em uma população geograficamente definida. Os RHC levantam informações sobre as características dos tumores e a avaliação da sobrevida e assistência prestada ao paciente com neoplasia maligna atendidos nos hospitais. O principal papel dos Registros de Câncer é fornecer subsídio aos profissionais da área da saúde para a avaliação da qualidade da assistência prestada, para a pesquisa sobre o câncer e para o planejamento das ações de saúde. Existem hoje no Brasil cinco Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP) com informações consolidadas e cerca de 15 em diferentes fases de implantação e operacionalização. A expectativa de que em futuro próximo haverá cerca de 20 RCBP produzindo informações de qualidade sobre a incidência do câncer no Brasil é um fato relevante para a garantia de que as próximas estimativas do número de casos novos de câncer aproximem-se cada vez mais da realidade nacional. Estes registros têm sido as fontes que nos permitem a avaliação de dados referentes a incidência de câncer no país. Com relação à mortalidade, a fonte de dados é o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. A maioria dos estudos brasileiros sobre a saúde da população baseia-se na análise de dados sobre a mortalidade por uma determinada causa, porque a morte dá origem a um documento legal, de preenchimento obrigatório - o atestado de óbito. Apesar de apresentar problemas de subnotificação, a qualidade dessa informação é considerada boa para as neoplasias malignas, dada a necessidade de hospitalização da maioria dos pacientes e o conhecimento dos óbitos ocorridos nos hospitais. Os dados dos RCBP e do SIM constituem-se na base de cálculo das estimativas de casos novos e de óbitos por câncer no Brasil.

Fonte: American Cancer Society. Cancer Facts & Figures - 1998.

IMPORTANTE

Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Fonte:http:
//www.drashirleydecampos.com.br/noticias/3001

Biopsia renal

A biopsia renal é uma técnica de diagnóstico que consiste na obtenção de uma amostra de tecido do rim para posteriormente se proceder no laboratório ao seu estudo histológico, de modo a que através da sua observação ao microscópio se consiga determinar as alterações que possa apresentar. Deve-se recorrer a esta técnica apenas quando se suspeita de uma lesão difusa dos rins e não seja possível chegar ao diagnóstico definitivo através de outros meios, para que assim se possa averiguar a sua exacta natureza, estabelecer o seu prognóstico e seleccionar o tratamento mais adequado. Entre as principais indicações da biopsia renal destacam-se a proteinúria (presença de proteínas na urina) persistente, a hematúria (presença de sangue na urina) frequente, a insuficiência renal aguda de causa inexplicável ou prolongada duração, a síndrome nefrótica e as alterações renais produzidas durante determinadas doenças sistémicas. Contudo, como se trata de uma técnica invasiva com várias contra-indicações, apenas é realizada em casos específicos — após a avaliação das vantagens e dos inconvenientes, pode considerar-se a intervenção plenamente justificada.

A amostra de tecido renal pode ser obtida através de duas formas. Uma delas, a mais comum, corresponde a biopsia renal percutânea, que deve ser realizada através de uma punção, com uma agulha oca especialmente composta por um dispositivo cortante, na parede lombar, após se determinar a localização do rim através de técnicas radiológicas ou ecográficas e sob anestesia local. A outra forma corresponde a biopsia cirúrgica aberta, realizada através de uma pequena intervenção na zona lombar que permite aceder directamente ao rim, embora apenas se deva realizar esta técnica quando não for possível recorrer ao método anterior.
Fonte:
http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=288

Obstrução Urinária

Tipos

De acordo com a localização do ponto de obstrução do fluxo de urina, a doença pode ser classificada em dois tipos. Na obstrução urinária supravesical, a obstrução situa-se num segmento anterior a bexiga, ou seja, nos cálices renais, nos bacinetes ou nos uréteres. Nestes casos, a doença pode ser unilateral, caso exista uma obstrução apenas num dos lados das vias urinárias, ou bilaterais, caso exista um obstáculo em ambos os lados. Na obstrução urinária infravesical, a obstrução localiza-se na bexiga ou na uretra, comprometendo o fluxo da urina nos dois lados das vias urinárias superiores. Em ambos os casos, é possível distinguir duas formas da doença, de acordo com o grau de obstrução: obstrução urinária completa, caso o fluxo de urina seja completamente interrompido, e obstrução urinária incompleta, caso a urina consiga fluir, apesar do obstáculo, com maior ou menor dificuldade. Por fim, segundo a sua duração, pode-se falar de obstrução urinária aguda, quando o problema se apresenta bruscamente, embora desapareça geralmente ao fim de alguns dias, ou de uma obstrução urinária crónica, quando se desenvolve de maneira progressiva e se mantém durante um período prolongado, no mínimo durante várias semanas ou indefinidamente.

Causas

A obstrução urinária pode ter origens muito variadas. Uma das causas mais frequentes corresponde a litíase urinária, ou seja, a formação de cálculos no interior das vias urinárias. Estes cálculos podem originar, segundo a sua localização e tamanho, praticamente qualquer tipo de obstrução urinária.

Uma causa igualmente frequente da doença são os processos infecciosos persistentes ou repetidos das vias urinárias, sobretudo da uretra, bexiga e bacinete, pois a sua consequente inflamação pode acabar por estreitar, em maior ou menor medida, a entrada de algum dos canais por onde circula a urina.

Para além disso, os tumores das próprias vias urinárias e os dos órgãos vizinhos (sobretudo os da próstata) podem provocar uma obstrução urinária, devido a obstrução dos canais, no primeiro caso, ou devido a compressão externa dos mesmos, no segundo caso.

Por fim, noutras situações, a obstrução é provocada ou favorecida por razões muito diversas, tais como a existência de alterações na anatomia das vias urinárias ou problemas nos mecanismos nervosos que intervêm na micção (por exemplo, a bexiga neurogénica).

Sintomas e complicações

As manifestações variam bastante conforme o tipo, a duração e a gravidade da obstrução.

Na obstrução urinária supravesical aguda, quase sempre provocada pelo encravamento de um cálculo num dos canais das vias urinárias superiores, a manifestação mais frequente 6 a cólica renal, ou seja, uma dor intensa que surge bruscamente na zona baixa das costas, costumando alastrar para um dos lados ou para a área inguinal do mesmo lado. Estes episódios não costumam dar origem a complicações; no entanto, nos casos mais graves, podem provocar uma insuficiência renal aguda ou infecções nos tecidos vizinhos, tais como perinefrites ou abcessos perirrenais.

A obstrução urinária supravesicular crónica costuma ser provocada por processos infecciosos não tratados ou mal curados, litíase ou tumores. Embora estas doenças costumem originar vários sinais e sintomas, nomeadamente cólicas renais repetidas, em muitos casos, a obstrução em si evolui de forma assintomática, apesar de a urina continuar a acumular-se nos segmentos superiores a obstrução.

As complicações das obstruções supravesiculares aguda e crónica são, obviamente, mais frequentes e graves quando a obstrução é completa, quando afectam uma pessoa que apenas possui um rim em funcionamento e nos casos raros em que compromete, ao mesmo tempo, ambos os lados das vias urinárias superiores.

A obstrução urinária infravesical aguda, normalmente provocada por cálculos que obstruem a uretra, como costuma bloquear por completo a eliminação da urina, provoca uma retenção urinária. Neste caso, as manifestações mais graves são a necessidade de eliminar a urina e a impossibilidade de o fazer, associada a uma dor provocada pela súbita e progressiva dilatação da bexiga. Esta situação pode ser corrigida através do tratamento adequado ou até espontaneamente, por exemplo, caso o cálculo encravado se desloque ou seja finalmente expulso com a urina. De qualquer forma, se a obstrução persistir, a urina vai-se acumulando e dilatando as vias superiores de ambos os lados, acabando por se infiltrar no tecido renal, o que favorece o desenvolvimento de infecções ou até de uma insuficiência renal aguda.

A obstrução urinária infravesical crónica é mais frequente nos homens com mais de 50 anos de idade e costuma ser provocada por doenças da próstata. Durante as primeiras fases, como a obstrução não total, os sintomas mais comuns são a perda de força do jacto urinário, micções pouco volumosas e muito frequentes e uma sensação quase permanente de vontade de urinar. Contudo, nas fases mais avançadas, começa a surgir uma sensação moda ou uma dor durante as micções (disúria), sendo frequentes as complicações infecciosas na uretra, que se manifestam por ardor e pequenas perdas de sangue com a urina. Por fim, caso a obstrução seja total, provoca uma retenção urinária com todas as suas manifestações e eventuais complicações.
Fonte:
http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=292

sexta-feira, 1 de julho de 2011

resposta a um cometário que esta no DN PESSOAS

Carla Castro
01.07.2011/21:10
Responder

Partilhar: Email Facebook Twitter
denunciar este comentário »A sociedade está podre! O angélico assassinou um jovem por negligência e pôs uma jovem nos cuidados intensivos por que lhe apeteceu desrespeitar a lei e conduziu de forma ilegal e perigosa a 200Km/h, e no fim porque cantava uma musiquetas para muidas de 12 anos e aparecia numa telenovela de amadores, é tratado como um herói!!!?? Herói do quê gente burra que o segue!!? Alguém fala ou se preocupa com os inocentes que iam nos carro com esta grandessissima BESTA!!!?? Pena tem as galinhas! Mereceu pagar o último preço! Tinha 29 anos, já não era nenhum miúdo!!!

Fátima
01.07.2011/21:36
Responder

Partilhar: Email Facebook Twitter
denunciar este comentário »Carla Castro não gostei do seu cometário foi muito cruel, ninguem se esqueceu dos outro ocupantes do carro, só por serem seres humanos merecem todo o respeirto respeito esse que vocês não está a ter com a familia e amigos do Angélico a vir a se confirmar as suas acusação referidas no seu comentário só o Angélico será culpado mas até que a policia divulgue o resoltado da pericia ao carro e os exames ao Angélico pedia a todos que respeita-sem a familia e amigos do Angélico que está a sofrer muito respetem os, pois tenho a certeza que se vossem vocês a estarem no lugar dos Pais do Angélico tambem queriam respeito pois eles não tivera nada a ver com o acidente.


Este blog não custuma fazer este tipo de publicações mas este cometário não ficou indifernte com cidada.
Fonte:http://www.dn.pt/inicio/pessoas/interior.aspx?content_id=1894967