segunda-feira, 4 de julho de 2011

Rastreio do Cancro da Mama entre 29 de Abril e 22 de Setembro Redação em Terça, Abril 26, 2011 - 16:51

O concelho de Torres Novas recebe, a partir do próximo dia 29 de Abril e até ao dia 22 de Setembro de 2011, uma unidade móvel do núcleo regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, destinada a efectuar a 5ª volta do Rastreio do Cancro da Mama.

O rastreio é destinado às mulheres com idade compreendida entre os 45 e os 69 anos. Estas mulheres serão convidadas a participar através de carta personalizada. A data de comparência é flexível e pode ser alterada mediante solicitação. Para o efeito devem utilizar os contactos indicados nas cartas, 245 330 989 ou 915 999 892.

Tendo obtido uma taxa de participação de 40,03 % na volta anterior (2009), temos por objectivo atingir os 70 % de comparência ao rastreio no presente ano. Para o efeito, serão convocadas cerca de 90 mulheres por dia, num total de 6525 cidadãs.

O rastreio no concelho de Torres Novas, em estreita colaboração e com o apoio da Câmara Municipal, juntas de freguesia e autoridades de saúde pública, decorrerá, salvo alguma contrariedade, de segunda a quinta-feira entre as 9h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h30 e sexta-feira entre as 9h00 e as 13h00:

§ De 29 de Abril a 06 de Maio junto ao Pavilhão Gimnodesportivo da Brogueira;
§ De 10 a 24 de Maio junto ao Centro de Saúde de Riachos;
§ De 26 a 31 de Maio junto ao Centro de Saúde de Lamarosa;
§ De 02 a 15 de Junho junto à Junta de Freguesia de Assentis;
§ De 17 de Junho a 05 de Julho junto à Junta de Freguesia de Pedrógão;
§ De 07 de Julho a 22 de Setembro no Centro de Saúde de Torres Novas.

Esta acção, totalmente gratuita para as utentes, insere-se na intervenção do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, integrado no Plano Oncológico Nacional e no Programa Europeu Contra o Cancro que tem como objectivos primordiais, a redução da letalidade da doença.

Através do diagnóstico atempado é possível encontrar formas adequadas de tratamento, bem como, melhorar a qualidade de vida das pacientes. A detecção precoce da doença permite encontrar meios menos agressivos para a debelar, trazendo claros benefícios para pacientes e familiares.

Para a consecução deste Programa de Rastreio são utilizadas unidades móveis e uma unidade fixa, guarnecidas por técnicas credenciadas em radiologia, que executam os respectivos exames às mulheres. Para exercer de forma consistente o referido rastreio, na sua área de influência, o Núcleo Regional do Sul dispõe dos seguintes meios:

§ 7 Unidades móveis e uma Unidade fixa em Santarém, apetrechadas com equipamentos de mamografia, digitalizador de imagens mamográficas, técnicas de radiologia e pessoal administrativo, que se deslocam nos concelhos dos distritos de Beja, Évora, Leiria, Portalegre, Santarém, Setúbal e Lisboa;
§ Um Centro de Leituras e Aferições (CLA), sito em Lisboa, “coração” do rastreio, equipado com aparelhos de leitura de radiografias (mamografias), ecógrafo, mamógrafo e outros equipamentos médicos que permitem acurar o diagnóstico.
§ Uma equipa constituída por cinco médicos radiologistas que asseguram a leituras dos exames (segundo o método da dupla leitura cega) e, nos casos em que o exame radiológico não é conclusivo, efectuam outros exames complementares de diagnóstico.
Fonte:
http://www.entroncamentoonline.pt/portal/artigo/rastreio-do-cancro-da-mama-entre-29-de-abril-e-22-de-setembro

Sem comentários:

Enviar um comentário